Postado originalmente por
enasor
Olá, meu prezado amigo Pumba ...
Bom dia.
Meus respeitos pelos seus bons comentários, e também de outros ilustres colegas ... acompanho-os com muito interesse ...
Permita-me explorar mais um pouco do conhecimento do amigo ...
Sou absolutamente leigo em mecânica de autos, porém, apesar de rodar pouco, optei por um veículo movido a diesel ... é um veículo com 3 anos de uso e posso dizer que estou muitíssimo satisfeito com ele ... até agora, não gastei um centavo sequer com manutenção corretiva (nem um parafusinho, sequer!!!!!) ... claro que isso se deve a vários fatores, os quais, na qualidade de leigo, não saberia enumerá-los, porém, vão aqui alguns deles: Veículo de boa qualidade e bem robusto; no dia-a-dia não forço o veículo e dirijo sempre preventivamente e com prudência; tenho muito zelo pelo mesmo quanto aos cuidados mínimos preventivos, muitos deles aprendidos aqui neste fórum com os colegas mais experientes; etc; etc. ... apesar de rodar pouco, não me arrependi da compra, pois sei que, quando resolver revendê-lo, mesmo no curto prazo, recuperarei meu capital para reemprego em outro veículo, bem mais rapidamente e com menos perdas do que se fosse a gasolina, e isso, financeiramente, dentre outros fatores relevantes, pesa muito na balança favoravelmente a um movido a diesel ... já fiz um comentário em outro tópico a respeito desse assunto, e não é este o caso em questão ... porém, um fator que pesa favoravelmente ao veículo movido a gasolina, e que ainda não consegui entender, é o fato de muitos colegas comentarem que a manutenção corretiva de veículo movido a gasolina é mais barata do que dos movidos a diesel ... porém, diante desse quadro que o amigo nos brinda, com ponderações relevantes, essa dúvida ainda prevalece para mim, para não dizer que intensifica ... rsrsrs ... por isso, apreciaria muito saber a respeitável opinião do amigo relativamente a esse fator ... diante dessas ponderações, atualmente, como se justifica a manutenção mecânica de um veículo a diesel ser mais onerosa do que de um veículo movido a gasolina?
Forte abraço.
E.T.:
Meu pedido de desculpas ao criador do tópico, pelo "off-topic" ... e sem querer criar celeuma ...