São as bombas injetoras em linha, como as Band com motor MB 314 e 364 e as F-1000 com MWM-229. Que eu me lembre, todos os outros 4x4 nacionais utilizam bomba rotativa.
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AlisonMT, filtra o que escutas por aí. Motores MWM fizeram a fama pelo modelo 229, o que nada tem a ver com o 4.07 ou 6.07 sprint. De fato os 229 queimam qualquer porcaria que jogar no tanque, mas os sprint não, assim como nenhum sprint dura 1.000.000 de km.
Realmente esse motor não tem como sair do ponto, salvo se afrouxar e correr nos parafusos de fixação. Nesse caso é possível sim, e se ela sair de ponto quando estiver funcionando, perceberias na mesma hora, porém é possível de ter ocorrido sim, mas nunca ter pulado dente.
Edin, não sei o que de fato ocasionou sair do ponto, mas pelo simples fato de ser engrenagem, não quer dizer que não sai do ponto. Já vi S10 2.8 que saiu do ponto nas engrenagens, travou tudo. E esses MWM 4.07 são filhotes do 6.07 e chegam sim fácil fácil a 1 milhão de kms. Só cuidar...
Esses motores diesel eu nunca vi um acabar por acabar. Todas as vezes que vi um detonado, ao abrir era visível que era descuidos na manutenção, aquecimento, etc. Já trabalhei com frota de S10 2.8, Ranger 2.8 e 3.0. Eu dirigi por 5 anos na empresa onde trabalhei uma S10 com quase 1.500.000 (1 milhão e 500 mil kms) no hodômetro e segundo o chefe da oficina que prestava serviço pra empresa, das 15 que a empresa tinha, só 2 tinham batido o motor ou tido problemas mais sérios, e todas com kms bem alta, (uma por aquecimento devido a rompimento de mangueira e outra travou as engrenagens), o resto era só manutenção de óleo e filtros normalmente. Mas, sem dúvida, houveram problemas outros diversos, enguiçando por motor de partida, problemas elétricos, bomba injetora, etc.
Alison, seu mecânico e bombista estão certíssimos. Essas bombas mecânicas rotativas são sensíveis. Inclusive, muito mais suscetíveis a problemas do que a maioria das bombas de alta pressão do common rail, justamente pela menor necessidade de lubrificação das do CR. Você pode parar em qualquer bombista de esquina e encontrará muitas detonadas pela má qualidade do diesel. Recomendo a meus clientes usarem aditivos e filtros especiais como o que você citou, se eles puderem arcar com o gasto extra, pois vale a pena se prevenir.
meu jipe apresentou corte em rotações elevadas (não é o corte do motor normal para evitar sobregiro, mas sim ele "afofa" quando passa de 3000rpm em WoT e com carga - passando em atoleiros, por exemplo) e a luz da injeção acende
passei o scanner e acusou erro "P0092 - solenóide de medição de combustível - curto circuito no positivo". Teoricamente é o sensor que fica no common rail, mas segundo meu mecânico, poderia ser a solenóide da bomba de alta. Atrelado ao fato de que o veículo sempre teve certa dificuldade em pegar, parece que essa peça, além de não estar retendo combust~ivel na linha, ainda está prejudicando a vazão quando exige-se muito do motor
deixei em um "bombista" hoje, ele vai medir pressão de bomba, vazão de bicos, etc... mas se alguém tiver alguma dica, será de grande valia
Código P0092 é falha na válvula PCV que controla a pressão na saída da bomba de alta.
A medição de pressão pode ser feita com o Scanner, inclusive com o carro andando. Em WOT a partir de uns 3.500 RPM, a pressão tem que atingir 1600 BAR.
Muitos mecânicos usam o scanner apenas para ler códigos de falha, mas não sabem que todos os parâmetros do motor, como pressão, tempo de abertura do bico, avanço da injeção, etc... podem ser medidos e usados para um diagnóstico mais preciso.
valeu Walter
o rapaz que encontrou esse erro foi quem remapeou o motor, ele disse que não entende de motor diesel, faz apenas a troca dos mapas de injeção. A pessoa com quem deixei o Troller hoje disse que iria medir tudo, inclusive com o scanner dele, com o veículo em movimento. Andando comigo e pisando fundo, ele mencionou que o motor está um pouco irregular e "quadrado", confesso que não entendo nem tenho experiência com esse tipo de mecânica para compreender o que ele quis dizer, hehehe
no final da tarde eu ligo na oficina pra ver se ele já tem um diagnóstico, mas parece ser essa válvula da bomba de alta mesmo...
Walter é fera nesse motor 3.0...
Colaborando....
Anexo 536086
CODIGO DTC - P0092
Tipo de Falha
Controle de pressão do rail:
• Pressão nominal do rail não alcançada.
• Controlador de pressão do rail (PI) no batente superior / posição final (MÁX.).
Valor substituto da estratégia de limphome (emergência).
O motor pára. A partida não é possível:
• Limitação de FUP e torque.
• Limitação de rotação do motor
• Redução de torque / Limitação de PCV
Condições de apagamento para limphome (emergência)
Fatores novamente dentro das tolerâncias.
Lista completa aqui;....... Oficina Troller | O Site do Seu Troller
feedback: mecânico me ligou, condenou os 4 bicos injetores de uma só vez
custo de cada um: R$1.700,00
tive um acesso de riso ao telefone, pedi para ele montar tudo de volta, falei que pago a MO e o tempo gasto, mas que o jipe vai morrer manco...
O fóda é ficar na mão desses caras.
Hoje ele chuta que o problema está nos bicos e troca.
Amanhã o problema continua e ele chuta que é a bomba de alta. Mais 4.000 vão pro ralo.
Como a bomba nova vem com uma PCV nova, o problema fica resolvido.
Conclusão: Gastou 8.000 para arrumar algo que dava para resolver com 600 (troca da PCV).
Cada vez mais eu me convenço que valeu à pena gastar horas estudando esse tal common-rail e R$ 3500 para comprar meu scanner.