x
Convex Datacenter
Página 1 de 10 12345678910 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 118
  • #1
    Banido Avatar de ojaneri
    Entrada
    01/07/2004
    Idade
    42
    Posts
    1,945
    Agradecimentos: 0

    Eixo entalhado - Pq quebra?




    Pessoal,

    Abri este tópico para tentar diagnosticar e achar soluções para a quebra de eixo entalhado do Cambio do Troller (qq ano).

    Um Troller de um amigo quebrou, mesmo sendo um Troller 2005 (câmbio já com o eixo mais reforçado). Ele estava usando 33" com aro Tala 10. E pelo que eu vi, quase todas as outras quebras foram com 33" e tala 10. Alguém já quebrou sem ser essa configuração? Pelo menos 31" nunca ouvi ou vi quebrar, mas geralmente quem compra Troller pra fazer Trilha troca os pneus por pelo menos 33". Imagina uns 35"...

    Como o pessoal fala, você sobe uma duna de 2a, la em cima, joga uma primeira pra subir aquele restinho de duna, e pouf, quebra o eixo.

    Eu acredito que se trocar a relação do diferencial para um mais reduzido, a possibilidade de ocorrer essa quebra fica bem remota. Mas, qual seria a melhor relação para 33" e 35" (O Alexandre acho que trocou e ficou muito bão, mas não lembro a relação que ele botou).

    Ahh, e fica a dica, quando quebrar o eixo, não tente forçar o carro ou rebocá-lo. Tire a transmissão traseira, deixe as rodas-livres em 4x2, para só então rebocar, sob o risco de perder também a caixa de transferência.

  • #2
    Usuário Avatar de AlemãoRS
    Entrada
    05/04/2005
    Local
    Lajeado/RS
    Idade
    42
    Posts
    1,318
    Agradecimentos: 0
    Vc fala em subir dunas na 2ª reduzida e depois 1ª reduzida?
    Meu irmão tem um troller, antes tinha um 2.8 e agora tem um 3.0, ambos sem nenhuma alteração no motor (agora mandou chipar o 3.0 pra 220cv) e pra subir dunas sempre usou 3ª ou 4ª reduzida entrando embalado e o motor nunca morreu necessitando redução de marcha..
    Essas dunas ai de vcs devem ser muito inclinadas pra pedir uma 1ª reduzida com o motor que tem o troller..
    Abraço
    Leonardo
    Ex-Suzuki Vitara 97 - Kamikaze

  • #3
    Banido Avatar de ojaneri
    Entrada
    01/07/2004
    Idade
    42
    Posts
    1,945
    Agradecimentos: 0
    Reduzida não, 4x4HI mesmo...reduzida aqui se usa muito pouco.

    E sim ,as dunas são bem ingremes...

  • #4
    Citação Postado originalmente por AlemãoRS Ver Post
    Vc fala em subir dunas na 2ª reduzida e depois 1ª reduzida?
    Meu irmão tem um troller, antes tinha um 2.8 e agora tem um 3.0, ambos sem nenhuma alteração no motor (agora mandou chipar o 3.0 pra 220cv) e pra subir dunas sempre usou 3ª ou 4ª reduzida entrando embalado e o motor nunca morreu necessitando redução de marcha..
    Essas dunas ai de vcs devem ser muito inclinadas pra pedir uma 1ª reduzida com o motor que tem o troller..
    Dunas só se sobe com embalo.
    De 1ª reduzida fica dificil subir até o menor morrinho de areia.

    Por que quebra eu não sei.
    Mas aqui andamos muito em dunas tambem.
    Eu prefiro andar sempre reduzido. Porque? Simples.
    A primeira marcha não é uma marcha boa de se engatar em movimento.
    Sem redução vc precisa fazer 1ª, 2ª e 1ª novamente. Sai de primeira, joga a segunda e volta para 1ª no final do morro.

    Reduzido vc faz a mesma coisa, só que 3ª, 4ª e 3ª novamente.
    São marchas mais fáceis de engatar, a troca é mais rapida e etc.

    Abraços.

  • #5
    Usuário
    Entrada
    08/03/2005
    Local
    Londrina/PR
    Idade
    49
    Posts
    1,017
    Agradecimentos: 3
    Já tinha ouvido falar que o pessoal do Ceará não sabe p que serve a reduzida.
    É mais simples usa-la do que trocar as relações dos diferenciais.
    Só p constar, tenho quase 200.000km em T4s com pneus 33' e nunca quebrei peça alguma em razão do uso dos pneus.

  • #6
    Citação Postado originalmente por ojaneri Ver Post
    E pelo que eu vi, quase todas as outras quebras foram com 33" e tala 10. Alguém já quebrou sem ser essa configuração? Pelo menos 31" nunca ouvi ou vi quebrar, mas geralmente quem compra Troller pra fazer Trilha troca os pneus por pelo menos 33". Imagina uns 35"...
    Amigo Ojaneri,

    aqui em Natal teve um de um amigo meu que era 2006 (uns 11.000 km rodados) e quebrou o eixo entalhado e usava pneus originais 255, no raid da meia noite do ano passado ele colocou 4 pneus 31 BF mud (na vespera), e no final do raid, era uma transposição para subir uma duna que nem era tão pesada ele subiu estacionou o carro e quando foi sair mais tarde o eixo quebrou, inclusive travando as rodas traseiras (deu trabalho pra tirá-lo das dunas), ainda estava na garantia e a troller negou-se a dar, pois eles verificam se a trinca é transversal ou diagonal, se não me engano se for transversal foi por excesso de esforço e se for transversal é por falha da peça. Então já temos um caso de eixo quebrado com pneus originais.

    []´s.
    WILLYS CJ2-A 1947 ------ S10 CD 2009
    HONDA FOURTRAX ------ RANGERHINDRA CD 2011 (ex troller 2008)

  • #7
    Citação Postado originalmente por ojaneri Ver Post
    Pessoal,

    Abri este tópico para tentar diagnosticar e achar soluções para a quebra de eixo entalhado do Cambio do Troller (qq ano).

    Um Troller de um amigo quebrou, mesmo sendo um Troller 2005 (câmbio já com o eixo mais reforçado). Ele estava usando 33" com aro Tala 10. E pelo que eu vi, quase todas as outras quebras foram com 33" e tala 10. Alguém já quebrou sem ser essa configuração? Pelo menos 31" nunca ouvi ou vi quebrar, mas geralmente quem compra Troller pra fazer Trilha troca os pneus por pelo menos 33". Imagina uns 35"...

    Como o pessoal fala, você sobe uma duna de 2a, la em cima, joga uma primeira pra subir aquele restinho de duna, e pouf, quebra o eixo.

    Eu acredito que se trocar a relação do diferencial para um mais reduzido, a possibilidade de ocorrer essa quebra fica bem remota. Mas, qual seria a melhor relação para 33" e 35" (O Alexandre acho que trocou e ficou muito bão, mas não lembro a relação que ele botou).

    Ahh, e fica a dica, quando quebrar o eixo, não tente forçar o carro ou rebocá-lo. Tire a transmissão traseira, deixe as rodas-livres em 4x2, para só então rebocar, sob o risco de perder também a caixa de transferência.
    Opa!!! Tô na área!!!

    Digo o seguinte: com pneus 33 a relação perfeita para o Troller é a 4,56. O bugão fica muito bom. Parece que está usando os pneus originais. Acaba aquela sensação de lerdeza nos arranques.

    Porém, agora eu tirei a 4,56 e coloquei a 4,88 para aguentar o tranco dos pneus Mudzilla. Só espero que meus semi-eixos aguentem....

    Um abraço,
    Alexandre K
    T4 "ORIGINAL" com pneu 37 - Clique e conheça!!!
    Quer ver um brinquedo diferente? Clique aqui ou vá em Www.youtube.com/AKPGOMES


  • #8
    Banido Avatar de ojaneri
    Entrada
    01/07/2004
    Idade
    42
    Posts
    1,945
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por srgrande Ver Post
    Já tinha ouvido falar que o pessoal do Ceará não sabe p que serve a reduzida.
    É mais simples usa-la do que trocar as relações dos diferenciais.
    Só p constar, tenho quase 200.000km em T4s com pneus 33' e nunca quebrei peça alguma em razão do uso dos pneus.
    Garanto que na areia qualquer cearense da um baile em você, em Hi ou Low. Por favor, não seja ignorante e não fale o que você não sabe.

    Aqui usamos muito a reduzida sim, mas em diferentes tipos de trilha, com lama, erosão, entre outros. Mas na dunas costumeiras, quase não se usa LOW, devido a alta velocidade que as vezes temos que pegar (até 90km/h) e pelos deslocamentos mais rápidos na beira da praia.

    E fora que na reduzida quebra também, é só jogar uma 3a e depois reduzir para 2a, subindo uma duna, que quebra o eixo. Tanto faz na reduzida ou na high, você acaba forçando o eixo entalhado do mesmo jeito, só trocando o Ring e Pinion para diminuir o perigo.

    O que acontece que aqui no CE tem bastante quebras é pelo universo de amostragem. Aqui tem pelo menos 6x mais Trollers do que o resto do Brasil junto. Então, ouvimos e vemos falar muito mais de Trollers do que em qq canto do mundo.

    Alexandre, tu se desfez dos 4,56? Valeu pela info, depois reporta como ficou com os 4,88!

    JORIS, é geralmente isso que acontece, sobe a duna (ou volta ela de ré, quando não consegue subir), parece que o eixo trinca, e quando você volta a andar, ele quebra. Já até ouvi falar de eixos quebrado no asfalto, voltando da trilha...
    4X4 Brasil

  • #9
    Usuário Avatar de AlemãoRS
    Entrada
    05/04/2005
    Local
    Lajeado/RS
    Idade
    42
    Posts
    1,318
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por AbreU Ver Post
    Dunas só se sobe com embalo.
    De 1ª reduzida fica dificil subir até o menor morrinho de areia.

    Por que quebra eu não sei.
    Mas aqui andamos muito em dunas tambem.
    Eu prefiro andar sempre reduzido. Porque? Simples.
    A primeira marcha não é uma marcha boa de se engatar em movimento.
    Sem redução vc precisa fazer 1ª, 2ª e 1ª novamente. Sai de primeira, joga a segunda e volta para 1ª no final do morro.

    Reduzido vc faz a mesma coisa, só que 3ª, 4ª e 3ª novamente.
    São marchas mais fáceis de engatar, a troca é mais rapida e etc.

    Abraços.
    Concordo com isso, já vi muitos tentando subir duna em 2ª reduzida, simplesmente não anda. Na 3ª ou 4ª reduzida é dificil ter alguma duna que o troller não consiga subir.
    Abraço
    Leonardo
    Ex-Suzuki Vitara 97 - Kamikaze

  • #10
    Citação Postado originalmente por ojaneri Ver Post

    JORIS, é geralmente isso que acontece, sobe a duna (ou volta ela de ré, quando não consegue subir), parece que o eixo trinca, e quando você volta a andar, ele quebra. Já até ouvi falar de eixos quebrado no asfalto, voltando da trilha...

    Ojaneri,
    além do esforço para subir essa duna (que não era nada demais) supeitamos houve algo a mais. Momentos antes ele havia puxado um willys em um de duna com areia muito fofa, sendo que ele puxou de ré (o troller), e ainda por cima teve de dar tranco para fazer o willys vencer a inércia, achamos que esse esforço contribuiu para a quebra (acho que o eixo támbem pode sofrer fadiga e não quebrar imediatamente) e a subida da duna foi somente o cabelinho de sapo que faltava!
    Bom devido a baixa quilometragem e a manutenção, que no caso dessa viatura a qual conheço bem, era muito bem dada, fez as revisões na autorizada, acho que foi mau-uso mesmo, realmente tem uns pezinhos de chumbo que são barra pesada!
    é sempre bom lembrar que não é somente a redução da marcha que gosta de quebrar eixo e diferenciais, os trancos tentando puxar as viaturas támbem não fazem nada bem ao sistema e principalmente se for de ré!

    []´s.
    WILLYS CJ2-A 1947 ------ S10 CD 2009
    HONDA FOURTRAX ------ RANGERHINDRA CD 2011 (ex troller 2008)

  • #11
    agora fico um pouco preocupado com os t4!

    como vai se quebrar tao facil? ... sao d44 FF!! ....

    tem alguma vantagems os 08? vao quebrar tao facil assim??

    valeu
    TavaresAndrés4X4
    www.youtube.com/tavaresandres4x4
    Instagram @tavaresandres4x4



  • #12
    Usuário
    Entrada
    08/03/2005
    Local
    Londrina/PR
    Idade
    49
    Posts
    1,017
    Agradecimentos: 3
    Citação Postado originalmente por ojaneri Ver Post
    Garanto que na areia qualquer cearense da um baile em você, em Hi ou Low. Por favor, não seja ignorante e não fale o que você não sabe.

    Aqui usamos muito a reduzida sim, mas em diferentes tipos de trilha, com lama, erosão, entre outros. Mas na dunas costumeiras, quase não se usa LOW, devido a alta velocidade que as vezes temos que pegar (até 90km/h) e pelos deslocamentos mais rápidos na beira da praia.


    O que acontece que aqui no CE tem bastante quebras é pelo universo de amostragem. Aqui tem pelo menos 6x mais Trollers do que o resto do Brasil junto. Então, ouvimos e vemos falar muito mais de Trollers do que em qq canto do mundo.

    Não sou ignorante, pois ouvi o comentário sobre o uso da reduzida de tecnicos de condução offroad que atuaram em seu estado.
    Na areia já rodei no Rali dos Sertões, tambem em dunas do RJ e de SC, em eventos esportivos e passeios.
    Duvido que tenha 6x mais Troller no CE que no resto do Brasil.

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade