Powered by vBulletin

Luz da injecao acesa e o carro nao funciona

Versão Imprimível

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 2 de 7 PrimeiroPrimeiro Anterior 1234567 Próximo ÚltimoÚltimo
  • 17/08/2009, 21:50
    SAPO-BOMBA
    Honestamente, seria interessante postar umas fotos do tal relé e o local onde ele fica instalado, pq conheço 2 camaradas que estão com suas Ranger paradas por um problema muito parecido com o mencionado ( carro não dá sincronismo e não pega nem a pau ).

Abraços e obrigado pela dica!
  • 19/08/2009, 03:38
    Anthoniusnikos
    Nas Ranger os relés estão numa caixa no cofre, e outra na lateral da porta do motorista(relés, fusíveis e diodos).
  • 19/08/2009, 13:31
    SAPO-BOMBA
    Citação:

Postado originalmente por Anthoniusnikos Ver Post
    Nas Ranger os relés estão numa caixa no cofre, e outra na lateral da porta do motorista(relés, fusíveis e diodos).

Sim, a maioria de nós conhecemos os locais onde ficam as caixas de fusíveis e relés. O que seria interessante é saber ONDE exatamente se encaixa o tal relé DNI-0140 que o amigo comentou anteriormente.

Pelo esquema elétrico que é disponibilizado pela International, o NGD/PSE 3.0 usam 3 relés que são dedicados à bomba de combustível, imobilizador PATS e acionamento da partida.

Resta saber quais desses é que causam a tal falha. E onde eles ficam exatamente.

Valeu!
  • 23/08/2009, 19:19
    SAPO-BOMBA
    Nada do cidadão explicar onde fica o tal relé?
  • 23/08/2009, 21:18
    Edintruder
    Se eu tivesse uma 3.0 até poderia dizer, mas a verdade é que eu nunca toquei em uma 3.0 pra mexer em nada...
    O caso é pegar o manuEl da picape e nas páginas que falam sobre relés e fusíveis e olhar aonde eles estão, pois tem um diagrama que explica o que faz cada relé e fusível. Basta pegar o manual e ler. Em uma ida ao banheiro enquanto passa um "fax" dá para ler o dito cujo e descobrir aonde está o maldito relé.
    Se eu tivesse uma 3.0 eu até pegaria o manuel e procuraria só pra poder dizer aonde está esse maldito relé, mas eu não tenho uma 3.0 e muito menos um manual da 3.0...
    Já adinato que os relés estão todos em um desses dois locais que o Anthonius explicou.
    Vamos lá para tentar ajudar mais um pouco:
    1° - ao abrir a porta do motorista (esquerda e dianteira) olha ao lado do painel, na face que fica fronte com a porta, verás que tem uma tampa encaixada. Pois bem, podes retirar a tampa e verás os fusíveis.
    2° - Abre o capô (esse que esconde o motor), e em frente da picape repara no lado direito uma caixa preta entre a parede corta-fogo e o reservatório da DH. Essa caixa de PVC preta guarda os relés e alguns fusíveis. É provável ue esse tal relé esteja aí, nessa tal caixinha preta. Olha o manual e veja nas descrições qual tem a função que procuras.
    Querem que eu desenhe?
    Desculpem o sarcasmo.
  • 23/08/2009, 22:14
    Aiello
    Citação:

Postado originalmente por SAPO-BOMBA Ver Post
    Nada do cidadão explicar onde fica o tal relé?

Gente é o rele numero VI, bomba de combustível, o meu mecanico apanhou uns dois dias para ter certeza que o problema era só esse. Ele não acreditava que poderia ser só o rele, no meu caso o rele foi pro espaço. O defeito apresentado foi esse mesmo, no início a luz só piscava mas depois ficou aceso direto e nada do motor ligar.
    OBS: O Troller usa pelo menos uns 5 DNI 0140, estou pensando seriamente em fazer estoque dele.
    Já ia esquecendo, o rele fica na caixa de fusíveis lado esquerdo do painel.

Abraços
  • 23/08/2009, 22:20
    Edintruder
    Finalmente! Ahahahha!
  • 29/08/2009, 15:37
    rub
    1 Anexo(s)
    Citação:

Postado originalmente por Aiello Ver Post
    Gente é o rele numero VI, bomba de combustível, o meu mecanico apanhou uns dois dias para ter certeza que o problema era só esse. Ele não acreditava que poderia ser só o rele, no meu caso o rele foi pro espaço. O defeito apresentado foi esse mesmo, no início a luz só piscava mas depois ficou aceso direto e nada do motor ligar.
    OBS: O Troller usa pelo menos uns 5 DNI 0140, estou pensando seriamente em fazer estoque dele.
    Já ia esquecendo, o rele fica na caixa de fusíveis lado esquerdo do painel.

Abraços

Eu tirei foto dos relês que ficam próximo a caixa de fusível do Troller 3.0 (2006).
    O amigo poderia informar qual é o VI relê? Ele é contado da porta do motorista (esquerda) para a porta do passageiro (direita) ou vice versa?
  • 29/08/2009, 16:03
    Anthoniusnikos
    1 Anexo(s)
    Caixa de Distribuição Elétrica do Troller e Ranger diesel 2000.
    Olá Rub. Os relês são esse quadrados pretos, os máxi fusíveis são os "grandes" que podem ser de 20A, 40A e 50A; e os mini fusíveis são os "pequenos" de 5A à 30A; e os diodos são parecidos com os mini fusíveis.
    Então, vai ter que ver no seu Manual a que eles correspodem, pois nos Manuais que tenho das Ranger diesel e gasolina, são diferentes.
    CUÍDADO ! Você só pode mexer nesses relês, fusíveis e diodos aí (de alta corrente) se desconectar o polo positivo da bateria, senão pode haver curto e choque elétrico.
    Nos fusíveis do painel interno da viatura não tem esse problema.
    Os relês são chaves interruptoras de liga e desliga, logo, cada um deles tem um fusível correspondente. Os relê podem apresentar defeito, e qdo. ruim, as vezes ligam, as vezes não ligam, e ficam enganado muito, até pifarem de vez.
    Os diodos também podem apresentar defeito, pois são semicondutores, e qdo. com defeito, as vezez não deixam passar nenhuma corrente, e as vezes deixam passar tudo.
    Também estou aquí penando com a parte elétrica da minha Ranger diesel 2000, porque só tenho Manual das gasolina, que são parecidos, mas não iguais.

Outra coisa: Quando qualquer motorzinho(lipador de para-brisa, ventoinhas, retrovisor, vidros das portas, farol, motorzinho 4WD, etc.) está apresentando defeito, por curto-ciruíto, o primeiro componente que queima é o fusível(é para isso que ele serve: proteção), se não arrumar a peça e colocar um fusível de maior amperagem, aí pode torrar o relê e incendiar o motorzinho, ou componente acionado pelo relê.
    Então, quando algum componente elétrico para de funcionar, a primeira coisa antes de troca o fusível é verificar o estado da peça.

Para efeito de comparação, seque foto da Caixa de Distribuição Elétrica da Ranger diesel CD 2000 4x4.

Abs
    Anthon
  • 29/08/2009, 21:52
    Aiello
    Citação:

Postado originalmente por rub Ver Post
    Eu tirei foto dos relês que ficam próximo a caixa de fusível do Troller 3.0 (2006).
    O amigo poderia informar qual é o VI relê? Ele é contado da porta do motorista (esquerda) para a porta do passageiro (direita) ou vice versa?

Rub, ele é contado da porta do motorista para a porta do passageiro. O primeiro de baixo é o I, o primeiro de cima é o II. Tentando explicar melhor, os reles que ficam na parte de baixo da caixa mas acima dos fusíveis são I, III, V, VII, IX e XI e os reles na fileira acima destes são os II, IV, VI, VIII, X e XII. Assim o rele da bomba é o VI, pela explicação acima, é o terceiro da esquerda para direita da fileira de cima.

OBS: Os tres reles que aparecem abaixo dos fusíveis são os reles de numero XV, XIV e XIII, também contando da porta do motorista para a porta do passageiro.

Abraços
  • 30/08/2009, 00:02
    rub
    Citação:

Postado originalmente por Aiello Ver Post
    Rub, ele é contado da porta do motorista para a porta do passageiro. O primeiro de baixo é o I, o primeiro de cima é o II. Tentando explicar melhor, os reles que ficam na parte de baixo da caixa mas acima dos fusíveis são I, III, V, VII, IX e XI e os reles na fileira acima destes são os II, IV, VI, VIII, X e XII. Assim o rele da bomba é o VI, pela explicação acima, é o terceiro da esquerda para direita da fileira de cima.

OBS: Os tres reles que aparecem abaixo dos fusíveis são os reles de numero XV, XIV e XIII, também contando da porta do motorista para a porta do passageiro.

Abraços

Amigo,

Obrigado pela aula. Agora ficou fácil de identificar.
    Novamente muito obrigado,

Rubens
  • 30/08/2009, 00:04
    rub
    Citação:

Postado originalmente por Anthoniusnikos Ver Post
    Olá Rub. Os relês são esse quadrados pretos, os máxi fusíveis são os "grandes" que podem ser de 20A, 40A e 50A; e os mini fusíveis são os "pequenos" de 5A à 30A; e os diodos são parecidos com os mini fusíveis.
    Então, vai ter que ver no seu Manual a que eles correspodem, pois nos Manuais que tenho das Ranger diesel e gasolina, são diferentes.
    CUÍDADO ! Você só pode mexer nesses relês, fusíveis e diodos aí (de alta corrente) se desconectar o polo positivo da bateria, senão pode haver curto e choque elétrico.
    Nos fusíveis do painel interno da viatura não tem esse problema.
    Os relês são chaves interruptoras de liga e desliga, logo, cada um deles tem um fusível correspondente. Os relê podem apresentar defeito, e qdo. ruim, as vezes ligam, as vezes não ligam, e ficam enganado muito, até pifarem de vez.
    Os diodos também podem apresentar defeito, pois são semicondutores, e qdo. com defeito, as vezez não deixam passar nenhuma corrente, e as vezes deixam passar tudo.
    Também estou aquí penando com a parte elétrica da minha Ranger diesel 2000, porque só tenho Manual das gasolina, que são parecidos, mas não iguais.

Outra coisa: Quando qualquer motorzinho(lipador de para-brisa, ventoinhas, retrovisor, vidros das portas, farol, motorzinho 4WD, etc.) está apresentando defeito, por curto-ciruíto, o primeiro componente que queima é o fusível(é para isso que ele serve: proteção), se não arrumar a peça e colocar um fusível de maior amperagem, aí pode torrar o relê e incendiar o motorzinho, ou componente acionado pelo relê.
    Então, quando algum componente elétrico para de funcionar, a primeira coisa antes de troca o fusível é verificar o estado da peça.

Para efeito de comparação, seque foto da Caixa de Distribuição Elétrica da Ranger diesel CD 2000 4x4.

Abs
    Anthon

Anthon,

Muito obrigado pela informação. Interessante a explicação. Vou guarda-la nos meus favoritos para futura consulta.

Abs,

Rubens
Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 2 de 7 PrimeiroPrimeiro Anterior 1234567 Próximo ÚltimoÚltimo
Todos horários são GMT -3. Hora atual: 15:26.