1 Anexo(s)
Caixa de Distribuição Elétrica do Troller e Ranger diesel 2000.
Olá Rub. Os relês são esse quadrados pretos, os máxi fusíveis são os "grandes" que podem ser de 20A, 40A e 50A; e os mini fusíveis são os "pequenos" de 5A à 30A; e os diodos são parecidos com os mini fusíveis.
Então, vai ter que ver no seu Manual a que eles correspodem, pois nos Manuais que tenho das Ranger diesel e gasolina, são diferentes.
CUÍDADO ! Você só pode mexer nesses relês, fusíveis e diodos aí (de alta corrente) se desconectar o polo positivo da bateria, senão pode haver curto e choque elétrico.
Nos fusíveis do painel interno da viatura não tem esse problema.
Os relês são chaves interruptoras de liga e desliga, logo, cada um deles tem um fusível correspondente. Os relê podem apresentar defeito, e qdo. ruim, as vezes ligam, as vezes não ligam, e ficam enganado muito, até pifarem de vez.
Os diodos também podem apresentar defeito, pois são semicondutores, e qdo. com defeito, as vezez não deixam passar nenhuma corrente, e as vezes deixam passar tudo.
Também estou aquí penando com a parte elétrica da minha Ranger diesel 2000, porque só tenho Manual das gasolina, que são parecidos, mas não iguais.
Outra coisa: Quando qualquer motorzinho(lipador de para-brisa, ventoinhas, retrovisor, vidros das portas, farol, motorzinho 4WD, etc.) está apresentando defeito, por curto-ciruíto, o primeiro componente que queima é o fusível(é para isso que ele serve: proteção), se não arrumar a peça e colocar um fusível de maior amperagem, aí pode torrar o relê e incendiar o motorzinho, ou componente acionado pelo relê.
Então, quando algum componente elétrico para de funcionar, a primeira coisa antes de troca o fusível é verificar o estado da peça.
Para efeito de comparação, seque foto da Caixa de Distribuição Elétrica da Ranger diesel CD 2000 4x4.
Abs
Anthon