
Postado originalmente por
Walter da Camper
É verdade. Nos falta muita informação técnica honesta e confiável.
Enquanto isso, temos que pesquisar e fazer experiências por conta própria para tentar descobrir a verdade.
Essa foi a única maneira de eu acreditar que um filtro de diesel feito de papel é capaz de separar água do combustível.
Recentemente retirei o tanque da Camper para uma limpeza. O carro é de trilha e fica muito tempo parado. Depois de 4 anos e 20.000 Km de uso do S-500, as paredes do tanque estavam revestidas por um pó marrom, parecido com borra de café.
Acredito que isso é resíduo deixado pelo biodiesel ou pela degradação bacteriana.
O S-10 está mais sujeito à degradação bacteriana, mas sua ação detergente deve impedir a formação desses resíduos no tanque.
O problema ocorre quando se coloca o S-10 num tanque que usava S-500. Os resíduos serão removidos das paredes e levados ao filtro. Se o filtro for de boa qualidade, irá entupir-se, mas se for de má qualidade deixará passar uma parte desse pó fino para a bomba e os bicos...
Seguem fotos do fundo do tanque, destacando a diferença de cores entre o metal e o resíduo:
Não é uma borra grudenta. É um pó bem fino que fica levemente aderido às paredes.
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