Pessoal, andei procurando uma solução para o erro do velocímetro do Troller, quando mudamos o tamanho dos pneus ou a relação do diferencial.
Final do ano passado levei uma multa ao passar a 60 KM/h em um radar. A velocidade real aferida foi de 67 KM/h.
Já havia observado essa variação, quando mudei o tamanho dos pneus para 33". Infelizmente a distração me fez esquecer e passei na velocidade que eu achei ser correta e me dei mal.
Semana passada busquei resolver este problema e achei a seguinte solução:
A caixa de redução do Troller é a mesma da Ranger antiga. O sensor do velocímetro é acoplado na parte traseira da caixa de redução e possui o pinhão do velocímetro igual ao da Ranger e F-1000. O bom da Ford é a padronização de certas peças.

Baseado nessas informações fui pesquisar sobre o pinhão do Troller e descobri que ele possui 18 dentes, de posse dessas informações calculei qual seria o pinhão ideal para se usar no sensor do velocímetro, com base no tamanho dos pneus que estou usando.
Segue a fórmula:

Se for mudar a relação do diferencial, basta fazer o seguinte cálculo para saber o número de dentes do novo pinhão do velocímetro:

O pinhão do velocímetro você encontra em auto peças ou no Mercado Livre: http://lista.mercadolivre.com.br/pin...icimetro-f1000
Espero ter ajudado.