Postado originalmente por
abreu
Rubinei, eu não faria a troca.
Sei que a oferta de pneus 17" não anda muito boa no mercado, mas já tem alguma coisa.
A vantagem de usar aro 17" é enorme.
Eu já usei pneus 35" com aro 15 e hoje uso 35" no aro 17.
Se fosse um carro 100% para offroad, eu não ligaria em usar o aro 15, mas em qualquer trecho de estrada que você pegar, a segurança do pneu com aro 17" compensa qualquer detrimento no desempenho off-road.
Pneus 35" com aro 15" tem banda lateral muito alta, o que os deixa muito "moles". Bom para algumas situações off-road, mas péssimo para estabilidade do carro em geral.
No aro 17" o carro ganho mais estabilidade, bem notável quando se está atrás do volante.
Enfim, a BF já disponibiliza pneus 285/70R17 (quase 33") e 305/70R17 (quase 35") e o 37x12.5R17.
Há também os Atturo Trail Blade MT, bons pneus para lama, pedras, erosões... Tem nas medidas 33 e 35" para o aro 17".
Eu já usei ambos modelos da Atturo, tanto o 33 quando o 35 (que uso hoje). A única reclamação é que é um pneu de lateral muito dura, então na areia ele não vai tão bem quanto um BF ou Goodyear. Nos demais terrenos ele é tão bom quanto esses dois.
Abraços.