x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 16
    Usuário Avatar de JORGE DELMANTO
    Entrada
    30/01/2007
    Local
    São Paulo/SP
    Agradecimentos: 2

Solucao quebra de helice 3.0

Srs,
    Apos muitos anos andando de 2.8, e dois anos de JK, voltei para o troller, um 3.0.
    Fiz algumas trilhas e neste fds, numa trilha em Campos, no primeiro atoleiro, as pas da minha helice quebraram, furando o radiador, e obvio, abortando a trilha.
    Pois bem...fiquei sabendo q ese problema, quebra das pas e comum... o q acho um absurdo.
    Fiquei sabendo que teria q esperar a helice desacoplar para entra no atoleiro, fato que nunca imaginei ser preciso, pela experiencia do 2.8.
    Ouvi falar q a helice dos 3.0 tem pas fracas q quebram.....o q e outro fato inadminissvel se for verdade.

Por fim, ouvi "comigo nuca aconteceu".... o que tambem nao ajuda na solucao.

Descobri q varios amigos q fazem trilha ja quebraram as helices, instalando uma tela de protecao interna no radiador, o q vou fazer, mas nao eliminam o problema causador...quebra das pas!

Vi e li dois posts sobre isso, mas ambos sem solucao....bem simplorios.....

Assim, objetivando ACABAR COM A CAUSA E NAO APENAS PARCIALMENTE, PECO AJUDA E DICAS"...SE E PARA FAZER, QUE FAÇAMOS BEM FEITO.
    JORGE DELMANTO
    Cansei de discutir com jipeiros de shopping!
    AGRALE MARRUA AM50

Citação Postado originalmente por JORGE DELMANTO Ver Post
    Srs,
    Apos muitos anos andando de 2.8, e dois anos de JK, voltei para o troller, um 3.0.
    Fiz algumas trilhas e neste fds, numa trilha em Campos, no primeiro atoleiro, as pas da minha helice quebraram, furando o radiador, e obvio, abortando a trilha.
    Pois bem...fiquei sabendo q ese problema, quebra das pas e comum... o q acho um absurdo.
    Fiquei sabendo que teria q esperar a helice desacoplar para entra no atoleiro, fato que nunca imaginei ser preciso, pela experiencia do 2.8.
    Ouvi falar q a helice dos 3.0 tem pas fracas q quebram.....o q e outro fato inadminissvel se for verdade.

Por fim, ouvi "comigo nuca aconteceu".... o que tambem nao ajuda na solucao.

Descobri q varios amigos q fazem trilha ja quebraram as helices, instalando uma tela de protecao interna no radiador, o q vou fazer, mas nao eliminam o problema causador...quebra das pas!

Vi e li dois posts sobre isso, mas ambos sem solucao....bem simplorios.....

Assim, objetivando ACABAR COM A CAUSA E NAO APENAS PARCIALMENTE, PECO AJUDA E DICAS"...SE E PARA FAZER, QUE FAÇAMOS BEM FEITO.
    Fala meu chará! Parabéns pela nova viatura!

Essas quebras de hélices são comuns, mas não tem nada a ver com o motor usado no veículo. Isso acontece, definitivamente, em todos veículos que se aventuraram em água. O certo, é sempre que for atravessar um alagado, esperar o acoplamento viscoso destravar.

Nesse post tem fotos de um Troller 2.8 que estava com o acoplamento viscoso travado e se aventurou em água:

Citação Postado originalmente por RogérioNunes Ver Post
    Um alerta para quem tem acoplamento viscoso travado na sua viatura.
    Em alguns casos mexânicos ou mesmo por ordem dos proprietários travam o acoplamento viscoso na tentativa de resolver aquecimento no motor. Em casos onde o problema é nessa peça o problema se resolve só que não a trocam por conta do custo,porém, isso pode gerar um prejuízo ainda maior que é a quebra da hélice e invariavelmente fura o radiador em vários pontos.
    O que seria uma solução paleativa e de baixo custo se torna um problema maior e muito mais caro pra resolver.
    As fotos são de um Troller 2.8 que ao atrevessar um riacho quebrou a hélice, que estava travada, e furou o radiador em 9 pontos. Estava a 70Km de um reboque.
    Solucao quebra de helice 3.0-459091d1397321433t-acoplamento-viscoso-travado-2014-04-09-16.10.01.jpgSolucao quebra de helice 3.0-459092d1397321433t-acoplamento-viscoso-travado-2014-04-12-13.42.10.jpg

Se o veículo estiver com a manutenção em dia, o acoplamento viscoso dos trollers, tanto 2.8 quanto 3.0, vão destravar bastando ficar em ponto morto. Não há necessidade de se desligar o jipe. Uma técnica que usam para quando o acoplamento não destrava, é colocar algo na frente do radiador para desviar o máximo de água possível.

Abraços e boa sorte com a viatura!

Usuário Avatar de GPBarbosa
    Entrada
    28/10/2012
    Local
    São José dos Campos/SP
    Agradecimentos: 0
    Aprendi mais uma...

e ai Jorge o Henrique te vendeu a peça? Kkkkkkkk
    Barbosa - Troller 3.2 XLT
    Ex.#2 - Troller 3.0 NGD - Espetacular!!!
    Ex.#1 - Troller 3.2 TGV - página virada

Tem outros tópicos aqui sobre o assunto, o que acontece é que ao entrar violentamente na água as hélices são empurradas contra o radiador, e mesmo desligadas elas podem quebrar com a força da água, mesmo não batendo no radiador...

A dica do Jorgao já diminui muito a possibilidade de quebra e furo do radiar, mas o ideal é entrar de leve na água, mas sabemos que nem sempre isso é possível infelizmente....

Lembro que na época falaram em colocar uma barreira, tipo uma chapa de ferro na parte inferior do radiador, evitando que a água que entra por baixo do cofre do motor desloca-se a hélice a ponto de esbarrar no radiador ou quebrar a hélice

[]´s
    Ranger 02 CD 2.8 TGV, 3BL+2SL, 35"
    Ex:
    Troller 07 SFI 230cv+K&N, 3SL, 35" /
    Ex: Explorer 98 4x4 V6, 3BL+2SL, 35" / Ex: Ranger 98 4x2 CS V6, 2SL, 33"

Entrada
    30/01/2007
    Local
    São Paulo/SP
    Citação Postado originalmente por hugocsl Ver Post
    Tem outros tópicos aqui sobre o assunto, o que acontece é que ao entrar violentamente na água as hélices são empurradas contra o radiador, e mesmo desligadas elas podem quebrar com a força da água, mesmo não batendo no radiador...

A dica do Jorgao já diminui muito a possibilidade de quebra e furo do radiar, mas o ideal é entrar de leve na água, mas sabemos que nem sempre isso é possível infelizmente....

Lembro que na época falaram em colocar uma barreira, tipo uma chapa de ferro na parte inferior do radiador, evitando que a água que entra por baixo do cofre do motor desloca-se a hélice a ponto de esbarrar no radiador ou quebrar a hélice

[]´s

Bom,

Inicialmente eu ous uma gradinha na face interna do radiador.

Ou seja se a helice quebrar novamente, pelo menos n perco o radiador.

Mas para mim essa e uma solucao mediana, pq a helice pode voltar a quebrar.

estou estudando substituicao de helice por uma com menos pas e mais robusta, bem como com pas menores, ou seja, mais fortes e de outro material, pois acredito q essa helice preta da borg warner era ford seja de material reciclado.

Por outro lado tb estou vendo se ja existe para o 3.0 um chapao de aco, tipo skid plate, como eu tinha no 2.8, q protegia bem toda parte de baixo....isso acredito q minimiza risco de quebras.
    JORGE DELMANTO
    AGRALE MARRUA AM50

Da uma pesquisada sobre as hélices do Marea e do Astra ou Vectra, acho que o pessoal costuma usa-las em substituição, mas tem que pesquisar direito, mas lembro de ter lido algo a respeito!

Depois posta umas fotos da solução pra gente
    Ranger 02 CD 2.8 TGV, 3BL+2SL, 35"
    Ex:
    Troller 07 SFI 230cv+K&N, 3SL, 35" /
    Ex: Explorer 98 4x4 V6, 3BL+2SL, 35" / Ex: Ranger 98 4x2 CS V6, 2SL, 33"

Usuário Avatar de GPBarbosa
    Entrada
    28/10/2012
    Local
    São José dos Campos/SP
    Agradecimentos: 0
    cuidado ao trocar apenas a hélice...
    existem cálculos envolvendo o fluxo de ar e o número de pás, ângulo, rotação e etc são parte da equação que definem este fluxo e podem influenciar na temperatura ideal do motor.
    Barbosa - Troller 3.2 XLT
    Ex.#2 - Troller 3.0 NGD - Espetacular!!!
    Ex.#1 - Troller 3.2 TGV - página virada

Usuário Avatar de SAPO-BOMBA
    Entrada
    02/06/2008
    Local
    Juazeiro do Norte/CE
    Agradecimentos: 4
    Teve um cara, dono de Troller em Fortaleza, que ficou PUTO de tanto quebrar hélice e rasgar radiadores...

Ele partiu pra seguinte fórmula, se bem me lembro: Eletroventilador do Fusion 1ª geração, adaptando uma chave comutadora e um cebolão. Agora quais as especificações exatas, não faço idéia.

O que sei é que normalmente o cebolão faz o acionamento e desligamento automático em uso normal, e a chave comutadora serve tipo como "by-pass" pra desligar ou ligar quando o cara bem entender.

Eu já vi o eletroventilador do Fusion de perto, e é bem grande, gera um fluxo muito bom... Só sei que o cara está satisfeito!

Se eu descobrir mais detalhes, informo pra galera...
    GALLOPER 1999 2.5TD | TOYO OPEN COUNTRY AT 31 x 10,5 x R15 | SUPER L.D.A

Entrada
    30/01/2007
    Local
    São Paulo/SP
    Citação Postado originalmente por SAPO-BOMBA Ver Post
    Teve um cara, dono de Troller em Fortaleza, que ficou PUTO de tanto quebrar hélice e rasgar radiadores...

Ele partiu pra seguinte fórmula, se bem me lembro: Eletroventilador do Fusion 1ª geração, adaptando uma chave comutadora e um cebolão. Agora quais as especificações exatas, não faço idéia.

O que sei é que normalmente o cebolão faz o acionamento e desligamento automático em uso normal, e a chave comutadora serve tipo como "by-pass" pra desligar ou ligar quando o cara bem entender.

Eu já vi o eletroventilador do Fusion de perto, e é bem grande, gera um fluxo muito bom... Só sei que o cara está satisfeito!

Se eu descobrir mais detalhes, informo pra galera...

Entao, existe uma teoria de que helice eletrica em motor diesel nao é uma boa coisa, pois em alta, nao aguaentaria resfriar o motor....nao sei sobre isso, mas li sobre. Exceto a Amarok, nenhum outro diesel usa....

Sei que existe uma empresa de Curitiba, mastercooler, que. tem pronto essa receita....mas n conheceo ninguem q tenha....

Estou apostando ainda na ma qualidade do material.....mandei fazer uma similar em nylon....vamos ver.

Se nao der certo, penso em adaptar a helice da L200 9 pas, branca, ou seja, nylon. o problema ai seria adaptar pois as pas sao contrarias....mas n deve ser complicado!

vamos trocabdo ideias ate achar a solucao.

abc
    JORGE DELMANTO
    AGRALE MARRUA AM50

Entao, existe uma teoria de que helice eletrica em motor diesel nao é uma boa coisa, pois em alta, nao aguaentaria resfriar o motor....nao sei sobre isso, mas li sobre. Exceto a Amarok, nenhum outro diesel usa....

Sei que existe uma empresa de Curitiba, mastercooler, que. tem pronto essa receita....mas n conheceo ninguem q tenha....

Estou apostando ainda na ma qualidade do material.....mandei fazer uma similar em nylon....vamos ver.

Se nao der certo, penso em adaptar a helice da L200 9 pas, branca, ou seja, nylon. o problema ai seria adaptar pois as pas sao contrarias....mas n deve ser complicado!

abc
    Vou acompanhando o desenrolar das coisas, mas acredito que a "melhor" solução é destravar o acoplamento, entrar devagar e depois de afundar parte do capô, acelerar. Se o acoplamento estiver estragado (travado ligado), aí não tem jeito, a chance de quebrar é grande mesmo.

Nas bandeirantes a solução adotada foi pás de metal e grade. Pode pesquisar no fórum das bandeirantes que tem bons tópicos. Desse jeito as toyotinhas podem entrar rasgando que não acontece nada. Nos trollers, já ouvi falar de várias soluções semelhantes, mas pro meu estilo de pilotagem nas trilhas, não há necessidade. Prefiro me resguardar, entrar devagar e acelerar no meio. Se não der, puxo no guincho.

Exemplificando:

Nesse vídeo, todos são 3.0. Eu entraria igual o último troller, vermelho, que quase atolou porque entrou mais devagar. Talvez eu nem atolasse, pois esses trollers parecem estar com pneus 32" ou 33" e com 35" deve ser bem tranquilo passar aí.
    Se algum desses trollers que entraram mais rápido, tivesse com o acoplamento travado, a chance de quebra seria bem grande.

Usuário Avatar de SAPO-BOMBA
    Entrada
    02/06/2008
    Local
    Juazeiro do Norte/CE
    Agradecimentos: 4

abc

E de onde saiu essa teoria? Hehehehehehe

Não tem nada a ver, até pq em alta, ventoinha NENHUMA vai gerar resfriamento melhor do que a própria resistência e fluxo de ar pela velocidade do carro.

A partir de uma velocidade X, a aerodinâmica ( e o ar passando pelo radiador ) já resfriaria o radiador melhor do que uma hélice em alta rotação.

Na verdade, a Amarok usa, e vários outros veículos a Diesel ( Ducato, Sprinter, e outras vans ) tb utilizam eletroventiladores.

Pra ficar de exemplo:

www.dieselpowermag.com/tech/dodge/1109dp_new_cummins_four_cylinder_diesel_engine/photo_08.html
    GALLOPER 1999 2.5TD | TOYO OPEN COUNTRY AT 31 x 10,5 x R15 | SUPER L.D.A

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. Helice do motor
      Por eder martins no fórum Jeep Willys
      Respostas: 4
      Última resposta: 17/01/2014, 20:21
    2. helice s-10 sprint
      Por rac no fórum Chevrolet - GM
      Respostas: 0
      Última resposta: 08/11/2011, 13:55
    3. Quebra da Helice do radiador !!
      Por leandrosamo no fórum Kia Sportage
      Respostas: 4