Postado originalmente por
Parolin
Não troco esse 3.2 por nenhum outro. A turbina TGV é simplesmente fantástica.
O problema dela era uma mangueira que não aguentava a pressão e a fuligem do escape (porque o carro não regenerava) que acabava travando e quebrando a turbina. Mudaram alguma coisa nela pra isso não acontecer, só que mesmo assim muita gente nunca quebrou e após o recall esse problema sumiu.
O carro perde um bom fôlego em velocidades altas mas até 150 acompanha outros motores a diesel mais fortes (testei com uma l200 3.2 220cv) depois vai perdendo até 170 e aí todos passam por cima.
Acho que chipado não vai ter pra troller 3.0 algum. O 3.2 é ótimo.
Aliás, nem precisa mais força do que já tem.. Pegue 170 no bixo e sinta a "emoção".
Chipando vai virar um DeLorean.
EGR é só tapar (porque esse sistema vai diminuir a vida útil do seu carro)
DPF algum santo ainda tem que eliminar da ECU (e aproveitar pra eliminar o EGR). Alguns ja arrancam e enganam os sensores. Mas isso ainda é band aid e eu não faria.
Tirando esses sistemas o carro vai ficar mais forte já e vai ser possível reprogramar pra pegar 250cv pra mais. Não vai passar do 3.0 mas vai ser muito melhor. (exceto em alta, acho, mas nem quero pegar 200 com um troller)
De eletrônica não tem muito o que reclamar, essas coisas vão evoluindo para proteger o motor. Temos o costume de falar mal de qualquer coisa eletrônica, dizendo que vai dar problema em sensor e tudo mais. Mesmo assim quero ver quantos aqui trocariam sua injeção eletrônica por um carburador.. Eletrônica é o que menos da problema geralmente. Só tem que considerar que o Troller é um carro que por fazerem muita coisa com ele, TUDO pode dar problema. Em condições normais é mais fácil dar problema em mecânica do que no resto. Mas também, se for pra submergir ou destruir eu aconselho um 2.8 ou algum jipe velho.. Aí vale a história de "quanto menos parafernalha, menos coisa pra dar problema".
Óbvio que o 2.8 e o 3.0 também tem suas vantagens. Manutenção mais fácil, menos coisa pra se incomodar, não precisa tirar sistema nenhum, entre outras... Vale lembrar que todo troller é animal e vai da sua preferência. Os mais velhos são mais "jipes", os mais novos são mais "carros".. Mas todos são trollers! Pode tocar fogo e sair andando.
Abraços