Obrigado, segunda feira vai sair minha carta de Crédito, até agora estou 80% no 3.2 kkkkkkk. Vamo ver no que da!! Vlw pela ajuda
Versão Imprimível
Eu acho tudo isso assustador. Por isso o dilema.
O 3.0 só tem coisas realmente úteis, que protegem o motor, nos liberam de manutenções cruciais (regulagem de válvulas, tensão de correia, etc), e fazem o motor durar mais, ser preciso, render mais e etc.
O 3.2 tem tudo que o 3.0 tem e mais essa parágrafo assustador que o Martin escreveu que só tem uma única função: Diminuir poluição. E em troca, colocaram uma TGV, que sinceramente, já foi alvo de recall branco, preto, vermelho, azul, rosa... e deu muita dor cabeça pros donos de 3.2. Basicamente, o único atrativo do 3.2 é a TGV, que já se mostrou problemática. Já ficou evidente que não teve planejamento algum. Quanto será que irá durar essa TGV?
E o catalisador? Rodei quase 300 mil km com meu antigo T4 3.0 2006 e depois 160 mil km com um T4 3.0 2010. Se fosse um 3.2, com 150 mil km eu ia ter que gastar entre 7 mil e 15 mil na manutenção do DPF!? Isso é assustador e destrói qualquer custo benefício em relação a manutenção de um carro a diesel.
Também concordo com você, mas não podemos fechar os olhos para os micos que aconteceram também.
Vinicius, fiz o test no 3.2 e sinceramente, não vi grandes diferenças em termos de desempenho. Ficou quase a mesma coisa! Em retomada, dá pra sentir uma tênue diferença apenas. E acredito que em termos de chipagem, o máximo que conseguirão será algo em torno de 300 cv, igual nos 3.0.
E o catalisador? Rodei quase 300 mil km com meu antigo T4 3.0 2006 e depois 160 mil km com um T4 3.0 2010. Se fosse um 3.2, com 150 mil km eu ia ter que gastar entre 7 mil e 15 mil na manutenção do DPF!? Isso é assustador e destrói qualquer custo benefício em relação a manutenção de um carro a diesel.
Será que vai ser tão cara a manutenção??
Eu chutaria que tende a cair bem o preço, pois na época em que lançaram os primeiros motores a gasolina/alcool com catalisador, também custava uma fortuna. Por outro lado, na Europa, o DPF já existe há algum tempo e alguns chegam a custar até 7k euros - o que tem feito até mesmo os europeus arrancarem fora o filtro, mesmo sabendo das possíveis (e pesadas) penalidades. No eBay, ngm vende um usado por menos de 500 dólares, mas se eu não me engano, não existe o MaxxForce 3.2 nos EUA e o filtro parece ser específico por motor. Seja como for, que fique claro: se você for comprar o carro para usar acima de 200.000 km, a chance de que vc precise trocar o DPF é bem alta. Não deve dar sintoma de desempenho ou de confiabilidade quando ele "acabar", mas o carro não vai mais passar no Controlar (inspeção anual que tem na cidade de SP e que está sendo estendida para praticamente todo Brasil).
Abraço!
Martin
Ouvi dizer por aí que não existe mais a Controlar...
Sai de um 3.0 2010, nada a reclamar, só que entrava em modulo de seguranca sem ter motivos e nunca descobriram o que era, mais nunca deixou na mao, apenas desligava o carro e ligava de novo e pronto (ja relatado aqui em outros posts), Estou agora com um 3.2 desde o dia 27 de dezembro de 2012, nunca deu um problema.hoje ele está com 40.000 km. Fiz Serra da Canastra, toda a Estrada Real, A transpantaneira e acabo de chegar da Transamazonica. Apenas pastilhas de freio trocadas.
A retomada do 3.2 é incoparavel (muito superior) com a do 3.0 (original), mas acho que o carro morre aos 120 km/h, nao que ele perde velocidade, mas nao desenvolve com tanto folego. Apesar dos pneus 33 e carga alta no bagageiro. Ele fez nestas condicoes uma media geral dos 9.000 km rodados 8,5 km/l.
Apenas um pequeno relato para comparacoes.
Sem querer sacanear o tópico...pense tb em um Stark.
Respeito o Troller...ia comprar um 3.2 0 km...mas devido à problemática amplamente debatida na net, desisti.
Comprei um Stark 0 km agora...to gostando. Mas ainda tenho que queimar chão e trilhas para dar um veredicto mais completo. Cara o bicho á animal. O motor FPT 2.3 diesel é muito forte...tem menor litragem mas com os quase 700 kg à menos do que um Troller a força brota mesmo.
Rodei quase 100 mil km com um Troller 2.8, o qual eu gostava muito. Já tive 3 CJs e 1 JPX.
O Stark é diferente...é um projeto que não tem nada parecido com o do Troller...estou confiante, agora com 600 km e curtindo o Stark à bessa.
Agora já to colocando o guincho, pneus 315/75-16 e bloqueios...vai ter que encarar as trilhas aqui de Minas Gerais e viajar tb. Moro aqui na região de Ouro Preto.
Nas trilhas ainda não fui (preciso terminar a preparação) mas no rodar geral é muito mais estável (mas muito mesmo) do que o Troller...econômico pra caramba (média de 12 km/l) e anda, anda muito...140...150 km/h...moleza e vc não sente medo.
A principal diferença do Troller que vejo é a robustez...isso não se discute. O Troller é muito mais parrudo, aguenta mais agruras, tipo rebocar todo mundo na trilha, guinchar à rodo e é totalmente customizável.
Seja feliz na escolha do Troller...ou 3.0 ou 3.2...mas tb não deixe de avaliar outras opções, tipo um Stark.
Abs!
Policarpo, acho que você se enganou: 700 kgs mais leve que o troller 3.2?
2065 kg - 700 kg = 1365 kg
No site oficial da TAC, estava anunciado o Stark 2014 pesando 1710 kg.
Aumentou o peso de 1635 kg para 1710 kg na nova versão.
Pra você ver, que a propaganda de "ser leve" é uma baita furada. Um troller 3.0 2006 - 2008 sem capota é mais leve que um Stark. O próprio 2001 que tive, pesava 1650 kg com o motor MWM 2.8.
Você podia postar uma foto pra gente do catalisador do Stark, fiquei curioso de ver a solução da TAC.
E boa sorte com a nova viatura. Você é o que mais reclamava da instabilidade direcional do Troller, então deve estar adorando o Stark, com certeza.
Olá Pessoal... Também sou novo no Fórum... Comprei um 2010, bastante conservado, por R$ 60.000,00. Troquei pastilhas de e disco de freio, coloquei o filtro de combustível mais atual e a máquina ficou zerada!!! Achei econômico e bem potente. Contudo, o vendedor aqui de SSA disse que o 3.2 é muito superior...
ABs,
Pedro Cunha