Mas os 3.0 tambem teve vários problemas até mais graves do que o 3.2.
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Se vc conseguir um 3.0 com "baixíssima" km, e boa procedência se agarra com ele! Como já foi citado o 3.0 vc pode chipar para 270 cv, bebe qualquer tipo de diesel, e mais... o motor 3.0 equipa mais de um veículo sendo que um foi produzido em grande escala, não tem EGR, DPF... e na minha opinião tem mais pegada "na alta" que o 3.2, mesmo sendo original.
Agora se vc não encontrar nenhum 3.0 muito novo ( estão escassos e valorizados), parte pro 3.2 novo (se quiser começar um relacionamento do zero...) , ou seminovo nos mesmos critérios do 3.0 caso não queira arcar com a desvalorização do novo (talvez o melhor negócio pensando só financeiramente afinal já sofreram a desvalorização do primeiro ano e estão praticamente pelo mesmo preço dos 3.0 2011/2012).
Num futuro próximo quando os preparadores conseguirem soltar os arreios da eletrônica vinculada aos sistemas de redução de emissões é muito provável que o 3.2 seja o Troller mais bruto de todos e passe andar mais que os 3.0, pois a concepção do motor é boa, por outro lado o que preocupa no 3.2 é também num futuro não muito distante como vai ser o mercado de reposição de peças para um motor que vai sair unicamente no Troller, e só por 03 anos!?!
Penso que se conseguirem tirar esta eletronica embarcada do 3.2, (principalmente o EGR), passando a utilizar arla32, o bicho vai virar um monstro, pois este motor 3.2 é o motor 2.8 evoluido, inclusive, tendo muitas peças em comuns.
É o que penso.
Nota: Este site explica a utilização do S10 e mostra resumidamente a diferença dos dois sistemas de motores Euro5.
Terra - Transporte & Logística - O caminhoneiro - novos-motores-no-padrao-euro-5-exigem-cuidados-especiais
Se voce optar pelo 3.0 conheço um 2010/2011, branco, chipado com 45 mil km, que foi de um amigo meu que não colocava no barro de jeito algum, que está em uma garagem BRAS CAR VEICULOS - AV CRISTOVAO COLOMBO ,907 - Marialva - PR - Estoque - iCarros
Estão pedindo alto. Ele entregou o veiculo por R$ 75.000 em rolo de imóvel. Creio que sai por bem menos.
Depois de 2012, o Diesel acabou, só não está enxergando quem está cego por um otimismo injustificado. A indústria automotiva abaixou a cabeça para os legisladores no que tange aos limites de poluentes: alguns anos atrás, acharam que ia ser moleza atingir os limites que se tem hoje, da mesma forma que foi moleza quando impuseram para os motores a gasolina - que simplemente ganharam catalisador e injeção eletronica e pronto. Pois bem, para o Diesel não foi moleza.
Veja bem: injetar uréia no escapamento? Usar água do radiador para esfriar os gases de escapamento e depois readmito-los no motor? Um filtro no escapamento - filtro este que chega a custar 7 mil euros na Europa? Catalisador em um motor que queima óleo (diesel é óleo, e óleo faz fuligem quando queima não importa como se queime)? Um sistema que aumenta a temperatura de queima para derreter as particulas presas no filtro? Injetar diesel diretamente no escape para subir a temperatura do filtro? Sensores de pressão no escapamento? Deixar o motor 20 min parado a 1500 rpm para "regenerar" o filtro? Borboleta em motor a diesel?
Qualquer mero mortal que entenda o funcionamento básico de um motor a combustão interna a diesel sabe que tudo isso é uma insanidade completa. Não presta e nunca vai prestar. É extremamente sujeito a falhas de confiabilidade e depois de uns 200.000 km ou 10 anos quando precisar de peças de reposição vai ser motivo de piada nas autopeças: na Europa, chegam a pedir 7 mil euros por um filtro de particulas. Aliás, isso não te contam: o filtro (DPF) tem vida útil e ela é menor que a vida útil do motor em si.
Não vou comentar nada especificamente sobre o 3.2, para evitar conflitos. Mas se você der uma olhada aqui no forum do Troller (página principal mesmo), vai descobrir qual é a do motor 3.2 e o que os próprios donos falam dele.
Sobre o 3.0 e me atendo apenas aos fatos, não a achismos ou "bairrismos" automotivos:
O 3.0 e motores similares são a última geração de motores a diesel funcionais de verdade: não tem EGR, não tem DPF, não tem borboleta, não tem catalisador. É apenas um motor a diesel tradicional, com cabeçote 16 válvulas e sistema commom rail. Uma combinação de todas as tecnologias que funcionam e nenhuma que não funciona. Desvantagem do 3.0: tem a fama de não durar o que tipicamente dura um motor diesel (+ 800.000 km) e não é encamisado, o que invariavelmente faz com que após a retifica não fique 100% igual novo. Nunca teve nenhum problema sério (turbina, bico, módulo, etc - nada disso), apenas o episódio de quebra da ventoinha - que é um problema de montagem, não do motor em si. Até onde se sabe, apenas os primeiros 3.0 pós-Ford foram atingidos por essa falha grotesca.
Resumindo: pode comprar o 3.0 sem medo nenhum. E se achar um 2.8 impecável (missão quase impossível), não pense duas vezes. Esse sim é O motor: a última geração de motores a diesel sem eletrônica nenhuma. Sobre o 3.2, de uma pesquisada aqui mesmo.
Abraço !
Martin
Concordo plenamente, porém tudo na vida evolui. Seja uma caneta, até um carro. Na minha opinião sempre que possível e viável devemos acompanhar a evolução.
Um fusca não possui catalisador, não possui injeção eletrônica e diversas outras tecnologias mais novas. É de simples manutenção? Sim, mas a qual custo? De se andar com uma carro que polui mais que os modernos, que não possui tanto conforto, que pode engasgar pq tem sujeira no carburador.....enfim, uma infinidade de coisas.
Tenho um 3.2 e digo que o carro é muito bom! Nunca tive outro Troller antes desse, mas já falei com 2 pessoas que tiveram o 3.0 e agora tem o 3.2 e ambas me disseram que não voltariam por diversos motivos, mas principalmente desempenho!
Se for pra ficar num lugar isolado do mundo, não tenho dúvida que um 2.8 seria a melhor opção.
Veja qual será o uso do seu carro e coloque tudo na ponta do lápis pra fazer a melhor decisão.
Abraço
Houve um tempo em que disseram que a luz elétrica nunca iria substituir a luz gerada por lampiões a querosene, que era impossível o homem ir a lua, que a internet era uma coisa passageira e para poucos como foi dito pra a televisão em detrimento do radio e do cinema, bem, o século XX é repleto destes exemplos, agora que estamos no século XXI não cabe mais este tipo de atitude no que diz respeito a evolução tecnológica, já que em outras áreas a coisa não funciona da mesma maneira.