O 3.0 só tem coisas realmente úteis, que protegem o motor, nos liberam de manutenções cruciais (regulagem de válvulas, tensão de correia, etc), e fazem o motor durar mais, ser preciso, render mais e etc.
O 3.2 tem tudo que o 3.0 tem e mais essa parágrafo assustador que o Martin escreveu que só tem uma única função: Diminuir poluição. E em troca, colocaram uma TGV, que sinceramente, já foi alvo de recall branco, preto, vermelho, azul, rosa... e deu muita dor cabeça pros donos de 3.2. Basicamente, o único atrativo do 3.2 é a TGV, que já se mostrou problemática. Já ficou evidente que não teve planejamento algum. Quanto será que irá durar essa TGV?
E o catalisador? Rodei quase 300 mil km com meu antigo T4 3.0 2006 e depois 160 mil km com um T4 3.0 2010. Se fosse um 3.2, com 150 mil km eu ia ter que gastar entre 7 mil e 15 mil na manutenção do DPF!? Isso é assustador e destrói qualquer custo benefício em relação a manutenção de um carro a diesel.
Também concordo com você, mas não podemos fechar os olhos para os micos que aconteceram também.