Boa noite, caros amigos.

tenho uma ranger 3.0 ano 2012, bem como já tive vários troller 3.0 de diversos anos, e na maioria dos veiculos estes barulhos eram constantes, porém intermitentes, e sempre me incomadaram, mas como vi varios posts a respeito, acabei me acostumando com eles.

entretanto, encontrei um amigo que tem uma informação a respeito, estou postando a título de informação aos senhores.

abraços

Caro Cachoeira, infelizmente não é só vc que sefre o problema relatado. Tenho uma Ranger Limites 09/10, 3.0,
4x4, diesel, com 18 mil Km rodados, comprada zero. Logo nos primeiros mil Kms observei o mesmo tipo de barulho, como um tic-tac de máquina de escrever ou TEC-TEC-TEC-TEC metálico que vc tão bem descreveu. O barulho surge quando a caminhonete está parada e em marcha lenta, independente se o motor está frio ou quente, o tal ruído é intermitente e quando se acelera o carro, com conseqüente aumento da pressão do óleo, o barulho cessa, retornando em seguida. Pode aparecer hoje e só dar as caras daqui a alguns dias... Bom, quando fez 3 mil Km consegui mostrar o tal barulho na concessionária, falaram que era na corrente de comando, trocaram os tensores e isoladores da corrente no entanto não resolveu o problema.
Um mês depois levei em outra conscessionária daqui de Brasília, a Slavieiro, que trabalha mais com caminhonetes e caminhões, tb consegui mostrar o barulho (por sorte), alegaram ser tuches mas que poderia ser resolvido com limpeza do motor e dutos de óleo e troca geral do óleo do motor (apesar de novo) c/ pouco mais de 3 mil km rodados. Resolveu? Não!!! Creio que o probelma realmente é nos tuches, algum deles deve está com problema e "descarrega" ocasionando o barulho. E olha que o barulho não é baixo, quando o carro está parado em um semáforo em baixa e começa o Tec-Tec-Tec sem fim, as pessoas até olham atravessadas pensando que a coisa vai explodir e voar peças pra todo lado... rs
Isto é lamentável para um carro novo e dito "Raça Forte". Em função disso nunca a coloquei na estrada, até agora só dentro da cidade. Sábado passado, dia 26.03.11, abri reclamação no 0800 da Ford e uma nova OS na concessionária, estou no aguardo de novas orientações por parte deles.
Vamos juntar forças e argumentos para uma solução tempestiva do nosso caso que é igual.
Meu email é juarezpontes@bol.com.br, vamos nos comunicar. Abs.

Pois é amigos,

Dia 04.04.11, após os procedimentos acima relatados, fui convidado a levar minha viatura na concessionária Ford Slaviero aqui em Brasília para averiguação técnica. Foi constatado problema no sistema de distribuição e orientação da fábrica para troca de todo o sistema, composto de duas correntes de comando, engrenagens, polias, tencionadores, etc, etc, conforme diagrama anexo. As peças foram solicitadas à fábrica e chegaram hoje, data que deixei o carro para que sejam efetuados os serviços necessários -- dentro da garantia, com promessa de entrega amanhã dia 12.04.11.
Postarei o resultado final após receber o carro e testá-lo à contento.

Sobre o problema do barulho relatado incialmente, retorno ao Fórum para registrar a solução do problema por parte da Ford. Hoje fui pegar a minha Ranger após troca do sistema completo de distribuição, composto das duas correntes de comando, esticadores, tensores, etc. O "tec-tec-tec" era ocasionando por defeito nos dentes das engrenagens da corrente de comando, desequilibrando todo o sistema.
Quero alertar os proprietários de Ranger 09/10 para verificarem existência de problema da espécie a fim de procurarem solução imediata, enquanto na garantia, pois o reparo é caro, só pra ilustrar, o custo das peças -- preço de fábrica -- pois foram trocadas na garantia, saiu por R$ 7.176,18, se fosse somar mão de obra e outros insumos, creio que não sairia por menos de R$ 11 mil.
Estou anexando nota dos valores das peças, cobertos pela garantia e foto do conjunto de distribuição ora trocado.
Pelos visto fui o primeiro a ser presenteado com esse problema, pelo menos aqui em Brasília, e que perdurava desde os primeiros 1000 km do carro, com a solução só agora, já com 19 mil Km. Coincidentemente, hoje, quando fui retirar o carro, acabara de chegar outra Ranger de mesmo ano, com 28 mil Km rodados, com o proprietário relatando os mesmos problemas da minha, que são difíceis de mostrar ao mecânico em função de sua intermitência.
Bom, quero com este relato, contribuir de forma positiva para que outros proprietários de Ranger, que tenham ou venham a ter esse tipo de problema, consigam em tempo hábil, junto à Ford, solução para a pendência no menor lapso possível, evitando assim que o desgosto com carro culmine com a sua venda antecipada, frustrando as expectativas de uma convivência prazerosa e durável. Infelizmente foi esse o meu caso, apesar de ter a garantia da Ford de solução do problema, a confiança na marca e modelo já foi pelo ralo. Vendi hoje a minha viatura, com 19 mil Km e uso estritamente em cidade.
Obs. o novo proprietário foi devidamente informado do ocorrido, inclusive com acesso a todas as OS abertas desde a minha compra em novembro/2010.
Abs a todos do Fórum e obrigado pelas opiniões e tentativas de se chegar a uma solução para o caso.
Juarez Pontes
Brasília-DF