O maior ponto de dificuldade é na volta, tem uma pedra muito escorregadia (tinha chovido no dia que eu acampei em Castelhanos). Tentei subir 3 vezes como não estava a fim de ficar me matando e arriscar rolar pedra abaixo apelei para o guincho.
O melhor seria ir em um grupo em que pelo menos um tem guincho pq se um passa puxa os outros.
Ilhabela ganha primeira estrada parque regulamentada no Estado
Aos que mencionam Castelhanos apenas a lançarem suas maquinas e não se importarem com o local, vale se voltar ao que realmente se passa por lá.
Foi aprovada a estrada-parque, espero que traga melhoria a população e promova o turismo não predatório, pois esse é meu maior receio em relação a esse projeto.
Sou adepto ao 4x4, consciente. Sem hipocrisia. Se fiz alguma critica, foi a alguns poucos... que certamente encontrarão outro playground.
Da mesma forma espero continuar a me encontrar com muitos de voces por lá.
Infelizmente o acesso "restrito" à Ilha Bela foi derrubado depois que o atual prefeito Antônio Luiz Colucci assumiu a cadeira de Ilha Bela.
Antes existia uma cota máxima de veículos que poderiam entrar na ilha por dia. Acredito que esta "regra" nunca foi problematica para os turistas porque querendo ou nao Ilha Bela é um lugar mais reservado por natureza própria. E ao longo desses 15 anos que frequento a ilha, nunca ouvi reclamações de tal regra, a nao ser dos comerciantes da ilha que torciam o nariz pelo fato de terem a quantidade de possiveis clientes definido.
Pois bem, em Novembro foi fechada a Estrada de Castelhanos para reformas e melhorias na pavimentação... e agora foi aprovado o Plano de Manejo de melhorar as condições de tráfego e acesso da população e de turistas. Deixo bem claro que esses comentários são exclusivamente meus.
A beleza da natureza e os desafios encontrados na trilha de castelhanos são ímpares!
Tais mudanças no acesso e na pavimentação da estrada, são claramente intenções de enriquecimento sem a preocupação de preservação (ou pelo menos tem a intenção, mas como vemos em nosso país, "dinheiro acima de tudo") da natureza que se formou e sobrevive ali por séculos.
A Estrada de Castelhanos tinha que ser vista como um roteiro exclusivo e nada mais alem do que um passeio de off-road extremo, com uma recompensa impagavel no fim do trajeto, sendo percorrida por veículos tais quais são nos dias de hoje.
Assim como temos o Hopi Hari...Play Center... e outros parques pelo Brasil, são parques em que voce realiza determinadas e exclusivas atividades.
Estou dizendo que, a trilha de castelhanos deveria ser mantida do jeito que está, sem melhorias e apenas a "manutenção" básica, onde as pessoas tem consciencia de como é tal atividade. Podendo até ter uma taxa cobrada das pessoas que ali visitem.
Ou, se as coisas continuarem como estão caminhando....
Castelhanos será somente mais uma praia em que voce acessa com a mínima dificuldade, onde a natureza "natural" sumirá e somente o começo de tudo que acontece... civilização.
Concordo contigo e tenho medo por envolver tantas trocas de interesse.
Só torço que essa seja uma obra de contenção, evitando assim a entrada continua de maquinas.
Quero que castelhanos mantenha sim seu acesso restrito a 4x4, caso contrário ficaria insustentável o turismo por lá.
Mas lembrando que ali não é apenas um playground para muitos, que quando entram deixam a estrada pior do que quando encontrou, mas sim uma estrada de acesso de um população que vive lá e depende de serviços de saúde e educação que só tem na cidade.
Acho que vale a concientização geral, do poder publico envolvido, nós que usufruimos do imenso prazer de contemplar aquela ainda intocada e exuberante natureza e aos moradores locais.
Pois é... temos aí uma "balança" que o governo e as pessoas residentes na regiao devem balancear e pensar, pensar muito bem antes de fazer qualquer intervenção em qualquer parte da ilha, em especial o acesso á baia de castelhanos pela trilha.
Bom... sábado de manhã estarei com a turma entrando na trilha de castelhanos... por volta de 10hs..11hs da manhã.
como foi castelhanos estava legal??? muito transito na trilha?
Perdidos na mata foi daora!!!
abracos!
tava muito boa,acampei no sabado e voltei no domingo,encontrei a a turma do pavani.so da troller,mais foi legal pena que caiu no mesmo dia do perdido na mata.aa logo vamos fazer o cachorro loco. vou te avisar, um abraço pra todos ai..
Ae sexta feira dia 02/04 as 9:00hs, neste feriado de pascoa....eu e o Claudiao vamos de jeep pra ilha bela fazer castelhanos.... se tiver a fim aparece por la !
Abracos!
Postado originalmente por alexandreaero
tava muito boa,acampei no sabado e voltei no domingo,encontrei a a turma do pavani.so da troller,mais foi legal pena que caiu no mesmo dia do perdido na mata.aa logo vamos fazer o cachorro loco. vou te avisar, um abraço pra todos ai..
Pessoal, vou para castelhanos no sábado de manhã e pretendo chegar na entrada do parque umas 08:00hs, mas a ida é tranquila e estou preocupado com a volta porque estou sozinho. Do pessoal que está indo na sexta e no sábado alguém pretende voltar no sábado?
Beleza!
Estarei descendo no Sabado tb... mas vou entrar la pelas 9hs no parque...
se estiver a fim de descer juntos e subir vamo q vamo!
Me liga estarei descendo sexta feira para o litoral...vou ficar em boissucanga, caso de caixa postal é que o sinal lá é pessimo...mas pode deixar recado na caixa postal, ou mande um sms...me indique qual é sua viatura...podemos nos encontrar no posto logo na saida da balsa as 9h!
ai vai o tel...11-9108226
Abracos!
Thiago
Postado originalmente por alexx.files
Pessoal, vou para castelhanos no sábado de manhã e pretendo chegar na entrada do parque umas 08:00hs, mas a ida é tranquila e estou preocupado com a volta porque estou sozinho. Do pessoal que está indo na sexta e no sábado alguém pretende voltar no sábado?