
Postado originalmente por
Paulo Fragoso
Um breve relato das minhas aventuras por Armação dos Buzios.
Peguei algumas dicas pela internet, e também com o Isamaral e fui procurar uma terrinha pra brincar um pouco. Como eu tava sozinho e ainda estou sem guincho, não dava pra abusar muito. Cheguei no local que o Isamaral indicou, que é um mirante na ponta direita da Praia da Ferradura e existiam três possibilidades. Em frente, que descartei de cara por ser uma subida muito íngreme com bastante erosão, a esquerda, trilha de terra normal ou direita, com calçamento, que foi o que eu segui.
Caminho bem tranquilo, com alguns buracos e calçado com paralelepípedos por onde um carro comum passaria com um pouco de dificuldade. Mas o visual estava valendo a pena. Ao chegar na ponta do mirante, aí sim um caminho pior. Desci mais algumas dezenas de metros em direção ao costão e me senti confiante depois de ver uma Ranger 4x4 lá no final. Lugar deslumbrante, que aproveitei pra tirar várias fotos.
Após subir pelo mesmo caminho e continuar pela direita, contornando no sentido antihorário, comecei a reparar em algumas fitas amarela e preto escrito Xterra, onde comecei a imaginar que haviam demarcado um caminho para demostração da pick-up da nissam. Segui então com um pensamento fixo na cabeça, se a Xterra passa, meu Wrangler passa mais fácil ainda.
O terreno foi piorando um pouco e agora um carro comum já não passaria mais. Começaram os facões e os galhos arranhando de leve a lataria, mas o caminho seguia bem demarcado com as fitas "Xterra". Seguindo um pouco mais, encontrei alguns trabalhadores no meio do mato, capinando e tirando alguns galhos, e me perguntaram se eu estava testando o caminho pra prova. Me fiz de desentendido falando que sim, e segui pensando, se a Xterra passa...
Qual não foi a minha surpresa ao final desse caminho encontrar justamente aquela ladeira do inicio na qual achei muito arriscado subir por ela, só que dessa vez eu estava na parte de cima dela e querendo descer. Frio na barriga, primeira reduzida e vamos nessa que pra baixo todo santo ajuda. Fui encaixando nos facões e pegando um pouco da lateral pra fugir da erosão, ficando em alguns pontos somente em três pontos, mas como era descida, não perdia tração.
Chegando ao final, apenas com alguns galhos presos no retrovisor e grade e alguns arranhões leves. Fui pra praia pra curtir o dia já muito satisfeito e me perguntando como uma Xterra original passaria ali naquele lugar.
Descobri depois de algumas horas que no tal "Xterra"é um triatlo de aventura onde a parte de corrida de bicicleta é toda feita por trilhas. E o pessoal capinando era pra passagem das biciletas. Kkkkkkk
Dois dias depois fui lá de novo pra, dessa vez, tentar subir pelo mesmo caminho, mas a articulação da suspensão original não deixou e tive que voltar de ré, fazendo o mesmo caminho todo de novo, mas dessa vez, já sabendo o que me esperava no final.
Seguem algumas fotos.
