Postado originalmente por
Davi_RB
Eu usei 285/75/16 em uma hilux 2006 At durante bastante tempo.
Usando aro 16x7 a estabilidade é bastante prejudicada, o carro fica "bamba", mas com aro 16x8 fica bem firme.
A minha tinha a suspensão levantada e não pegava em nada, mas eu não usava pára-barro.
O carro fica mais amarrado nas arrancadas, principalmente entre 0 e 30 ou 40km/h. Eu usava chip e mesmo assim fica meio fraco.
O câmbio não fica muito perdido, dá pra se acostumar, mas não é muito bom para uma pilotagem mais esportiva.
O aumento na relação é bem perceptível, mas não me incomodava, era até bom porque em velocidade de cruzeiro a rotação ficava mais baixa, menos barulho, menos tremedeira e talvez até uma ajuda no consumo de combustível.
O hodômetro marca aprox. 10% a menos. E o velocímetro até 90km/h ficava bem parecido com o gps, depois disso marcava um pouco menos.
Maior diferença fica nos freios, piora bastante. Se não usar o freio motor é relativamente fácil de perder o efeito dos freios em uma serra ou situação exigente. Achei que usar óleo dot5 melhora bastante, não sei se foi só impressão. As pastilhas novas da Toyota também parecem que estão melhores que as de 2005 e 2006.
Resumindo, dá pra dizer que muda bastante o carro. Se você quer sentir que tem um carro original eu sugiro o 265/75.
Boa sorte na decisão