Pessoal, em 09/22, comprei uma sw4 ano e modelo 2002. Fui mandando revisar tudo. Troquei todos os óleos ( caixas, freio, embreagem, motor...etc). Feito isso, troquei os amortecedores, pivôs inferiores...tudo original. O motor estava um relógio suíço.....um show. Mesmo assim, mandei revisar bomba e bico, num autorizado Bosch. Deixei o carro na oficina, segunda feira cedo, e foi-me dito que na quarta de manhã estaria pronto. Orçamento, trocar bombas de palheta, retentores, limpeza de bicos. Liguei pra oficina e não ficou pronto, só iria ficar pronto, na sexta. Ok. Na quinta a tarde fui na oficina..... estavam mexendo. Liguei sexta-feira a tardinha.....nada de ficar pronto. Segunda feira....nada. terça feira fui lá.....o carro não pegava mais, nem acendia a luz do check.....o chicote que vai do módulo pra bi, estava todo aberto. Queimou o fusível do check, foi reposto o fusível e o carro pegou....mas fumaceava preto intenso. Exatos, 12 dias nesta " oficina" o defeito persistia. Fui na oficina e segundo eles......o defeito estaria no chicote.....precisava levar no eletricista pra revisar tudo. Levei..... revisou tudo.....continuou o defeito do fumacerão e agora, com um castanhão forte isto foi em 10/22. O carro ficou na garagem enquanto eu percorria a cidade, perguntando quem poderia resolver. No final de dezembro..... conversei com outro bombista, de outra oficina Bosch. Deixei o carro lá dia 26/12. Dia 15 de janeiro.....o cara (já meio transtornado) confessou não ter encontrado o defeito. Foi colocado pra testar: outros bicos, outra bi, outro sensor map, outro sensor de rotação, revisado o chicote( de novo) feito " pontes" externas....de todos os fios do chicote e......nada. todos os defeitos descritos persistiram: extrema fumaça preta, falhas de alimentação, castanhão forte. Na última semana de janeiro......e nada....Por sugestão minha, opinei ao bombista, sobre trocar o modulo da injeção. Consegui outro, igual com mesma numeração original. Procurei até no e-Bay. Comprei aqui perto mesmo. Chegando, levei o módulo na oficina, trocado o módulo. Num passe de "mágica" todos os defeitos sumiram. O motor voltou a ficar com lenta, sumiu a fumaça, voltou a rotação forte, a luz do check ( que nunca apagou neste período todo, a não ser qdo queimou o fusível) esta luz do check.... finalmente apagou. Estou ( finalmente) usando o carro, desde então, sem qualquer problema. Já viajei 500 km de ida......show. Se alguém passar por problema semelhante, já sabem por onde começar.
Na primeira autorizada Bosch, os caras provocaram curto circuito ao mexer e abrir o chicote, sem terem conhecimento técnico nem cuidados ( não desligaram o cabo da bateria). Queimou o fusível e danificou o módulo de injeção ( defeito só descoberto, em outra oficina e 60 dias depois).