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Tópico: Tópico da hilux

  • #1777
    Usuário Avatar de Miranda_MG
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    Citação Postado originalmente por Dante Furtado Ver Post
    Bom dia pessoal!!!
    Gostaria de ouvir o comentário dos que possuem mais experiência com o uso do 4x4:
    Final de semana passado peguei uns 20 Km de barro e embaixo de muita chuva em Carrancas-MG e utilizei a tração o tempo todo. Quando cheguei na cidade esqueci de desligar a tração, rodei cerca de 1,5 Km de asfalto e calçamento de cimento com ela ligada e inclusive realizei um retorno de 180 graus. Quando me lembrei desliguei imediatamente e a princípio parece que não estragou (estava chovendo). Minha dúvida é a seguinte: Quando ocorre a quebra do sistema de tração é na hora ou isso que aconteceu comigo pode causar problemas futuros e me deixar na mão uma hora que eu precisar???
    Abraços

    Dante
    Dante,

    Não precisa quebrar imediatamente. Na verdade, isso só aconteceria provavelmente se já houvesse algum tipo de comprometimento. De qualquer forma, mesmo com chuva, houve um esforço desnecessário do sistema. A melhor condição para você é que uma das rodas tenha perdido aderência, total ou parcial, nas curvas. E nisso a chuva pode ter ajudado um pouco.

    Agora, se não está sentindo nada de diferente no veículo em termos de condução ou ruído, relaxa. Não quebra fácil assim; pelo menos na maioria dos casos. Um fator indicativo de algum desgaste é limalha de ferro como resíduo de desgaste no óleo do diferencial. Ou você espera a troca para ver se encontra, ou olha como está o atual. A Ranger tem a tampa com um material magnético e, dessa forma, para verificar a presença da limalha, basta olhar se tem ali alguma(s) presa(s). Não sei como é na Hilux.

    Abraço,

    Miranda
    Ranger 3.2 Limited ~ Reprogramada
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  • #1778
    Usuário Avatar de Miranda_MG
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    Como não tinha visto a resposta do Thiago, muito mais competente nesse assunto, aproveito e peço para que ele ratifique ou corrija minhas afirmações sobre a limalha no óleo do diferencial.

    Abraço,

    Miranda
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  • #1779
    Usuário Avatar de Thiago Pereira
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    Citação Postado originalmente por Miranda_MG Ver Post
    Como não tinha visto a resposta do Thiago, muito mais competente nesse assunto, aproveito e peço para que ele ratifique ou corrija minhas afirmações sobre a limalha no óleo do diferencial.

    Abraço,

    Miranda
    Com certeza o esforço extra gera desgaste maior nas engrenagens do diferencial, que é o que poderá gerar folga no futuro e por consequência limalha, mas o difícil em uma inspeção é saber o que é do uso normal e do que não é, ontem, por exemplo, fiz a quarta revisão da Hilux onde é substituído o óleo dos diferenciais e em ambos existia um pouco de limalha no bujão magnético, maior quantidade no traseiro, porem até o dianteiro que se rodou uns 1.000 km é muito, ela estava lá!

    Para inspecionar, como apenas o bujão de dreno é magnético todo o óleo irá sair, terá que trocar os anéis de vedação, colocar óleo novo que não é barato, R$60,00 o litro do traseiro por conta do LSD, então é melhor esperar o momento da troca e deixar que o bujão cumpra a função de atrair limalha.
    Abraço,
    Thiago
    Mudar de ideia é prerrogativa de quem pensa!

  • #1780
    Usuário Avatar de Dante Furtado
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    Citação Postado originalmente por Thiago Pereira Ver Post
    Normalmente os problemas ocorrem aos poucos, na Hilux não sei qual é o "fusível", ou se é que existe um, na L200 Triton geralmente são as homocinéticas as primeiras que apresentam problemas com uso incorreto da tração, elas começam a estalar.
    O uso em piso com aderência inicialmente pode gerar folgas em cruzetas, folgas internas no diferencial, defeito no sistema de roda-livre (A.D.D como a Toyota chama), na caixa de transferência, etc.

    É claro que se for uma manobra violenta pode quebrar na hora, como um Troller que vi quebrar a roda-livre imediatamente em uma manobra "rápida" no asfalto com o 4X4 ligado.

    Mas o seu "deslize" foi muito pequeno, não me preocuparia.
    Boa tarde Thiago,

    Muito obrigado pelo retorno. Fiquei imensamente feliz em saber que o meu "deslize" foi pequeno kkkk. O que mais me preocupou mesmo foi o retorno de 180 graus. Agora estou mais tranquilo e já rodei mais de 2 mil Km depois disso e não notei nenhuma alteração ou barulho.

    Grande abraço

    Dante
    Hilux SR Diesel 14/15 4x4 AT
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  • #1781
    Usuário Avatar de Dante Furtado
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    Citação Postado originalmente por Miranda_MG Ver Post
    Dante,

    Não precisa quebrar imediatamente. Na verdade, isso só aconteceria provavelmente se já houvesse algum tipo de comprometimento. De qualquer forma, mesmo com chuva, houve um esforço desnecessário do sistema. A melhor condição para você é que uma das rodas tenha perdido aderência, total ou parcial, nas curvas. E nisso a chuva pode ter ajudado um pouco.

    Agora, se não está sentindo nada de diferente no veículo em termos de condução ou ruído, relaxa. Não quebra fácil assim; pelo menos na maioria dos casos. Um fator indicativo de algum desgaste é limalha de ferro como resíduo de desgaste no óleo do diferencial. Ou você espera a troca para ver se encontra, ou olha como está o atual. A Ranger tem a tampa com um material magnético e, dessa forma, para verificar a presença da limalha, basta olhar se tem ali alguma(s) presa(s). Não sei como é na Hilux.

    Abraço,

    Miranda
    Boa tarde Miranda,

    Muito obrigado pela resposta.
    Realmente não notei nenhum barulho ou algo diferente e já rodei mais de 2 mil Km depois do ocorrido.
    Estou mais tranquilo agora.
    Sobre a questão das limalhas vou conversar com o pessoal da CCS na próxima revisão.

    Grande abraço

    Dante
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  • #1782
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    Citação Postado originalmente por Thiago Pereira Ver Post
    Com certeza o esforço extra gera desgaste maior nas engrenagens do diferencial, que é o que poderá gerar folga no futuro e por consequência limalha, mas o difícil em uma inspeção é saber o que é do uso normal e do que não é, ontem, por exemplo, fiz a quarta revisão da Hilux onde é substituído o óleo dos diferenciais e em ambos existia um pouco de limalha no bujão magnético, maior quantidade no traseiro, porem até o dianteiro que se rodou uns 1.000 km é muito, ela estava lá!

    Para inspecionar, como apenas o bujão de dreno é magnético todo o óleo irá sair, terá que trocar os anéis de vedação, colocar óleo novo que não é barato, R$60,00 o litro do traseiro por conta do LSD, então é melhor esperar o momento da troca e deixar que o bujão cumpra a função de atrair limalha.


    Obrigado, Thiago.

    Abraço,

    Miranda
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  • #1783
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    Citação Postado originalmente por Dante Furtado Ver Post
    Boa tarde Miranda,

    Muito obrigado pela resposta.
    Realmente não notei nenhum barulho ou algo diferente e já rodei mais de 2 mil Km depois do ocorrido.
    Estou mais tranquilo agora.
    Sobre a questão das limalhas vou conversar com o pessoal da CCS na próxima revisão.

    Grande abraço

    Dante
    Dante,

    Veja a resposta do Thiago e desconsidere a limalha então.
    A não ser que esteja em grande quantidade. O que não estará, claro.

    Abraço,

    Miranda
    Ranger 3.2 Limited ~ Reprogramada
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  • #1784
    Usuário Avatar de Glaicon
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    Citação Postado originalmente por Dante Furtado Ver Post
    Bom dia pessoal!!!
    Gostaria de ouvir o comentário dos que possuem mais experiência com o uso do 4x4:
    Final de semana passado peguei uns 20 Km de barro e embaixo de muita chuva em Carrancas-MG e utilizei a tração o tempo todo. Quando cheguei na cidade esqueci de desligar a tração, rodei cerca de 1,5 Km de asfalto e calçamento de cimento com ela ligada e inclusive realizei um retorno de 180 graus. Quando me lembrei desliguei imediatamente e a princípio parece que não estragou (estava chovendo). Minha dúvida é a seguinte: Quando ocorre a quebra do sistema de tração é na hora ou isso que aconteceu comigo pode causar problemas futuros e me deixar na mão uma hora que eu precisar???
    Abraços

    Dante
    Se o seu 4X4 é part time, ou seja, sem compensação das rodas ao fazer curvas ou manobras, você sentiria o volante forçado e pesado.
    Se não sentiu, é porque não fez manobras tão fechadas ou prejudiciais.
    Como você mesmo disse, estava chovendo, o que pode ter diminuído o atrito das rodas com o solo.
    Resumindo, relaxe!

  • #1785
    Usuário Avatar de Dante Furtado
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    Citação Postado originalmente por Glaicon Ver Post
    Se o seu 4X4 é part time, ou seja, sem compensação das rodas ao fazer curvas ou manobras, você sentiria o volante forçado e pesado.
    Se não sentiu, é porque não fez manobras tão fechadas ou prejudiciais.
    Como você mesmo disse, estava chovendo, o que pode ter diminuído o atrito das rodas com o solo.
    Resumindo, relaxe!
    Valeu Glaicon,

    Realmente não notei nada de diferente, acredito que a chuva com certeza ajudou porque cheguei a fazer um retorno de 180 graus no calçamento com a tração ligada.

    Abraço

    Dante
    Hilux SR Diesel 14/15 4x4 AT
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  • #1786
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    Citação Postado originalmente por Miranda_MG Ver Post
    Dante,

    Veja a resposta do Thiago e desconsidere a limalha então.
    A não ser que esteja em grande quantidade. O que não estará, claro.

    Abraço,

    Miranda
    Grande Miranda ...

    Sob chuva no asfalto, veículos com tração 4x4 que não tenha diferencial central ... para não correr riscos, qual a melhor alternativa?: “... Diminuir a velocidade é a solução mais prudente. E, se o camarada não aguentar, encosta, come um pão com linguiça e café e deixa a chuva passar ...”, não é mesmo????!!!!! Kkkkkkkkkkkkk.

    http://www.4x4brasil.com.br/forum/mi...ml#post2308130

    Forte abraço.
    Pajero Hpe Full 3.2 4X4 T.I.Diesel 5P Aut 2013/2014

  • #1787
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    Citação Postado originalmente por Dante Furtado Ver Post
    Valeu Glaicon,

    Realmente não notei nada de diferente, acredito que a chuva com certeza ajudou porque cheguei a fazer um retorno de 180 graus no calçamento com a tração ligada.

    Abraço

    Dante
    a uns 6 anos atras, quando ainda era "pinto loco" fui fazer uma viagem a noite de 80km de asfalto com uma hilux 2010, debaixo de chuva e quase perdi o controle em uma aquaplanagem na saida da cidade. dai coloquei no 4x4 e fui a viagem toda com traçao acionada, nao sei se resolveria mas no susto que levei foi a primeira coisa que pensei. nao afetou nada, andei em velocidade de 140km/h e depois rodamos mais 1 ano com ela, sem problema nenhum..

    sobre fazer retorno etc, teve vezes que precisei fazer a nao senti diferenca nenhuma. agora na minha picape atual, a ram, tive um problema no motorzinho da cx de transferencia e ela ficou tracionada direto, dava medo de andar ate mesmo em baixa velocidade, quando fazia algum retorno fechado ou rotatoria, parece que o pneu calçava nos tirantes do diferencial e levantava e baixava a camionete, como se tivesse alguem ali chacoalhando ela, mas nao rodei muito pois sei que ela realmente nao pode andar tracionada no seco.
    4X4 Brasil

  • #1788
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    Boa tarde pessoal do forum

    Andei procurando a caixa de roda da minha SW4 - 1997 e não existe original e muito menos paralela... o jeito vai ser recuperar a peça estragada da minha VTR...


    Abraço Matheus
    Imagens Anexas -mb8242f_24_53702_rl.png 
    Matheus Giovannetti - Piracicaba / SP
    https://instagram.com/culadh
    http://ngretentores.com.br

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