Postado originalmente por
enasor
Amigo Tcheigor:
Na minha opinião, poderia ser um monte de coisas:
- Condições de dirigibilidade (cada usuário tem lá o seu modo de dirigir, uns, mais conservadores, outros mais agressivos no comando da viatura; uns com mais conhecimento da viatura, outros com menos ...);
- Condições de trafegabilidade (cada situação de tráfego apresenta ao conjunto veículo/motorista singularidades diferenciadas, demandando esforços diferenciados nos sistema de freios: pistas mais planas, outras mais íngremes; tráfego mais na cidade, ou mais na estrada, ou um misto cidade/estrada/campo; e por aí vai ...);
- dimensionamento errôneo do sistema de freios (e aí, não tem jeito ... neste caso, acredito que se pode dizer que o problema é crônico mesmo);
- escolha inadequada da qualidade dos materiais, pela montadora. E se esta hipótese ficar comprovada, pode-se dizer que é caso de recall pela marca. E aí é o caso de os usuários se unirem e exigir da marca a adequação, nem que seja na justiça, através de uma ação coletiva;
Portanto, a melhor coisa mesmo, é cada um atentar para os comentários dos demais, e formar a sua própria opinião, tal como estamos fazendo aqui.
Quanto a mim, acho que já tirei as minhas próprias conclusões.
Pelo alarde que este assunto já provocou, com certeza, o problema já chegou ao conhecimento do presidente da Toyota (que pelo que sei, é muito "
ligado" às reclamações de usuários. Vê-se no site "
Reclameaqui", e outros do mesmo gênero, que a Toyota é uma das poucas que, na maioria das vezes, se digna a responder às reclamações ali postadas. Pode não resolver ... mas, pelo menos responde). Vê-se que a Toyota até já foi processada aqui no Brasil por causa desse problema de freios, e perdeu na justiça (veja o link:
Toyota vai pagar R$ 12 mil por não trocar freio com defeito - Jornal O Globo ). Portanto, se fosse um problema causado em razão simplesmente de má qualidade do material aplicado, com certeza, a Toyota já teria providenciado recall. A causa do problema parece estar bem além disso.
Parece-me, sim, um problema causado em razão de dimensionamento inadequado do sistema de freios, para um veículo de mais de 2.000 kgs. E, neste caso, não há recall que resolva!!!!! A substituição de discos por outros de melhor qualidade (conforme o nosso amigo Band está fazendo), no meu entendimento, vai contribuir para minimizar o problema (vai rodar uma maior kilometragem para voltar a substituir discos e pastilhas), porém, não vai resolver de forma definitiva. E se eu estiver certo, creio que a Toyota jamais vai admitir que seus veículos tem um sistema de freios mal dimensionado, que apesar de seguro é de desgaste precoce. E, considerando que o
problema é de mal dimensionamento (ou seja, crônico), é fácil concluir que dificilmente ela vai se flexibilizar pelo recall, pois, se assim o fizer, ficaria num prejuízo desgraçado, pois aí teria que ficar substituindo freios e pastilhas dos vários veículos (até mesmo daqueles que já saíram da garantia), numa eterna “
rosca-sem-fim”!!!! E sendo assim, seria de bom alvitre ao usuário conscientizado desta deficiência do veículo, dirigir o mesmo num modo, digamos, mais preventivo (conservador), para não sofrer no bolso depois ... Não sei ... parece-me que é este o melhor caminho ... e se o consumidor não tiver alternativa melhor no mercado, mesmo com o direito de reclamar (e é o que sempre fazemos, pois não nos resignamos com isso), o melhor é aceitar o veículo, simplesmente como ele está disponibilizado - com suas qualidades (muitas por sinal) e defeitos/deficiências (poucos) ... e neste aspecto, se formos analisar profundamente o que temos disponível atualmente neste nosso mal servido mercado brasileiro, todo e qualquer veículo tem lá os seus defeitos/deficiências ... e se formos muito rígidos na escolha ... aí não escolheremos nenhum ... nem mesmo um sedã ... Particularmente, dentre as atuais opções disponíveis, tenho inclinação pela SW4 (mesmo com a indigitada deficiência) ... e já estou conscientizado de que, quando adquiri-la, vou tentar conduzi-la num modo mais preventivo/conservador, de modo a minimizar este problema (tenho um amigo que tem uma SW4 2012 Diesel que está, creiam, com 40.000 km, que nem sabia de tal problema. Mas, esse é daqueles "
flanelinha" ... você conhece o tipo, né???!!! ... dirige "
na ponta dos dedos", como se o veículo fosse "
desmanchar" ... bem ... na medida do possível, vou me espelhar nele ... vai ser muito difícil ... mas, vou tentar!!!) ... e se o indigitado problema se apresentar dentro do período de garantia, vou exigir meus direitos pela recomposição gratuita de peças na autorizada ... E quando acabar a garantia, vou proceder tal como o nosso amigo Band, colocando discos de melhor qualidade, no sentido de ficar mais tempo sem a necessidade de manutenção de freios ...
Bem ... eis aí a minha humilde opinião ... que submeto à apreciação dos amigos mais entendidos.
Abs.