Blz de video Jeb. Vlw! Agora está claro como funciona.
Versão Imprimível
Pessoal, boa noite. Alguém de vocês já instalou rastreador com corte de corrente em sua VTR? Como foi a experiência? Confesso que não me sinto muito confortável em cortar a fiação original. Será que existe alguma forma de contornar isso? Agradeço por qualquer contribuição.
Fala ai gente toyoteira..
Abri esse post no intuito de juntar informações com os proprietários de Rav4 automáticas desses anos mencionados (2000 a 2005) para comentar um problema comum a todas elas quando chegam nos seus 100.000 km
A minha apresentou falhas no câmbio com trancos ao engatar as marchas, impressão que ele patina quando roda, o RPM não passa dos 2000 giros e parece que o câmbio fica apenas na 3ª marcha (modo de segurança).
Levei em 3 oficinas para passar um SCANNER e detectar o problema, porém nenhum dos tres tinha os dados em seus rasters da toyota rav4, a maioria desses scannners lêem corollas, hilux, etc.. menos a Rav4 porém na opção OUTROS foi possível sempre detectar os seguintes códigos de erros:
P0165
P1135
P1155
Todos eles relacionados á problemas a sonda lâmbda. fiz a reposição na primeira vez com sondas originais DENSO... Legal, o carro ficou bom uma semana depois o carro apresentou o mesmo problema porém eram as sondas de baixo (a rav vão 4 sondas, 2 anti e 2 pós catalizador) fiz o replace e o carro voltou a ficar bom, aliás ficou ótimo, mais econômico e mais valente.
Mas... adivinha o que aconteceu uma semana depois?... voltaram os problemas com o câmbio.
Foi ai que começei a pesquisar o porquê do problema com as sondas interferirem no câmbio automático.
Alguns proprietários que perceberam esses trancos levavam logo á uma oficina especializada (em enganar os outros) onde recomendavam a retirada e reposição dos discos e solenóides internos no qual se gastava uma pequena fortuna E NÃO SE RESOLVIA O PROBLEMA, o carro dava pau novamente dando prejuizo pro dono e o técnico safado que já quis fazer um câmbio sem necessidade.
E foi pesquisando nos fóruns lá fora que vi muitos relatos de proprietários que gastaram rios de dinheiro sem resolver o problema, trocavam sondas (assim como eu), faziam seus câmbios e nada. O problema se encontra na ECU/PCM. sim, no módulo de injeção e transmissão (que sao juntos na RAV4).
Lá fora a Toyota faz a reposição do módulo mesmo após o período da garantia mas aq no Brasil acho que eles nem sabem que esse problema existe.
Ainda pesquiso e estou sofrendo com a minha ano 03 com seus 99.000kms rodados que está parada por conta desse problema.
Ai peço que quem teve ou tem esse problema em suas ravs que postem aq.
Anexo 529331
Tadinha, querendo me levar pra um passeio e não pode.
Já pensou em levar este modulo em uma boa eletrônica e verificar se não tem soldas trincas ou componentes avariados ?
não creio que seja tão simples assim, devo partir msm pra uma concessionária e deixar na mão dos técnicos de lá.
veja o que eu consegui garimpando na internet:
Veículos RAV4, RX300, Corollas estão apresentando vários
problemas relativos a PCM, principalmente em modelos a
partir de 1994 até 2004. Os problemas mais comuns envolvem
veículos RAV4, e a Toyota expediu um boletim relatando que
um módulo revisado está disponível para correção de
problemas relativos às mudanças de marcha. A queima do
conjunto da embreagem da direta é causada por este tipo de
problema no PCM, e a simples reforma da transmissão não
corrige a causa principal, que é a falha do PCM com
prejuízo para o cliente e para o técnico. Somente a troca
do PCM pode resolver estas reclamações definitivamente.
Marcelo, bela viatura qual o ano dela e marca desse rack?
Algum parecer quanto ao câmbio?
Estou com uma 04 peguei com 148mil km, ela apresentava uns sintomas estranhos.
mas depois de revisão em filtros e limpeza de TBI, troca de velas ficou melhor mas ainda engasga e não passa de 2.000rpm quando fria. Passei em scanner da Concessionaria e não foram apontados defeitos.
Poderia indicar boas lojas para compra de peças?
Alguma evolução Marcelo?
Marcelo, estou com problemas também, mas ainda não sei por onde começar.
A minha RAV4 ela na estrada anda maravilhosamente bem, e quando tá frio tbm anda belezinha. Porém é eu pegar um transito no centro, ela começa a dar "tranco" no cambio quando reduz, ou esticar marcha sem necessidade e se perder. Não sei o que faço, porque tenho medo de sair caro a brincadeira.
gente, desculpe pela demora pra responder.... deve ser pq não ando de rav4 já faz tempo hehe
aqui não achei ninguém que mexa nesse módulo, um novo na concessionária fica 5.700k e um usado na casa dos 2.500 (e pode ser que apareça o msm problema)
encontrei solução pelo EBAy contatando um técnico lá em minessota, terei de mandar o módulo pra lá.
uma pena um carro tão bom apresentando um problema tão grave, ja estou a 5 meses sem andar com ela.
*marcio pita, o ano dela é 2003 e esse rack eu mesmo fiz a partir de um rack long life.
Olá Casabella.
Sou de Londrina também.
Estou seriamente inclinado a comprar uma RAV4 2008.
Pelo visto vc é fã, né?
Onde vc mora?
Abraços!
Olá JEB.
Estou pensando em comprar uma RAV4 2008.
Vi que vc já tem uma há algum tempo (o post acima é de 2013, e a foto dos seus carros deve ser mais recente, pq tem um RENAGADE nela).
O que me diz deste carro?
Abraços!