Pessoal, gostaria de dar minha contribuição. Primeiramente, agradeço pelas dicas e manuais que todos postaram. Isso resolveu meu problema! Minha Hilux 2.8D 1999, na lenta, descarregava a bateria em 12,3V com tudo desligado, e carregava em alta rotação a 13,5V com tudo desligado. Mesmo em alta, se ligasse qualquer coisa, caía pra baixo de 12,5V.
Desmontei o regulador com uma chave L10 e uma Philips (note que tem que entortar a parte de metal para tirar a tampa). Borrifei limpa-contatos, que melhorou muito pouco. Então comecei a regulagem ao entortar a haste para o lado do motor. Chegou a 16V, e fui reduzindo. Consegui fazer o seguinte: marcha lenta a 13,5V (tudo desligado), alta rotação a 15V (tudo desligado), marcha lenta a 12,7V (farol e ac posição 3), alta rotação a 13,6 (farol e ac posição 3). Só que com farol e ac posição 4, mesmo na alta rotação, não chega a 13V. Mas isso já é uma grande melhoria, já posso usar farol e AC (menos na marcha-lenta por longo período). Quem quiser as fotos detalhadas, pode pedir pro email cdoma@aol.com que eu remeto.
Abraços, e boas trilhas!