Postado originalmente por
mfdomingues
Vi este sensor sim, inclusive foi sugerido a mim por uma pessoa daqui do fórum que o utiliza no troller e segundo ele nunca houve problemas, quanto a fixação pode verificar que a maioria dos vasos de expansão são arredondados, ou seja, só não funcionaria no recipiente cilíndrico se sua superfície fosse muito pequena e muito curva, na duvida coloca um pouco (bem pouco) de silicone industrial para ajudar na vedação.
Quanto ao no seu caso, bom, não conheço muito bem o motor das Hilux e podem ter adaptado um vaso de expansão caso não fosse original (o meu não era e eu adaptei).
Verifique se o reservatório anexo ao seu radiador possuí tampa de rosca, verifique se há uma ou duas mangueiras partindo dele (uma superior sendo final e outra inferior sendo gross). Se ambas as respostas forem sim, você tem um vaso de expansão que pressuriza o sistema e faz com que ele trabalhe com circulação de água quando a mesma aquece e consequentemente expande.
Caso o reservatório seja com uma tampa de encaixe e há uma mangueira (partindo do bocal do radiador) para a reservatório, este não é o vaso de expansão ele é um reservatório, o objetivo dele é colher a água que aqueceu no motor e ganhou volume, neste caso a água não circula ela apenas cai no reservatório quando quente, quando a pressão dentro do radiador começa a cair (água esfriando) gera um vácuo que teoricamente puxa a água para dentro do radiador.
Acontece que esse sistema pode falhar por N questões como tampa do radiador fora do padrão ou ruim, bocal com problemas ou empenado, mangueira ou tampa do reservatório ruim ou mal encaixas etc. Neste caso água não volta ou ao invés de água o radiador puxa ar levando o motorista a conferir este nível e na verdade o radiador pode estar seco, isto aconteceu comigo, por sorte não foi nada grave, mas havia água no reservatório e quando abri o radiador o nível estava baixo, ou seja, o sensor não adiantaria de nada neste caso, por isto alguém sugeriu de usinar um sensor direto na lateral do radiador do tipo "boia" assim além de marcar a presença de água ele marcaria o nível.
Cuidado com isto, sempre olhe o radiador além do reservatório.
Abs e boa sorte.