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Minha nova aquisição: SW4 2000 3.0 TD - Duvidas

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  • 09/06/2016, 12:28
    dgpnet
    Citação:

    Postado originalmente por mfdomingues Ver Post
    Vi este sensor sim, inclusive foi sugerido a mim por uma pessoa daqui do fórum que o utiliza no troller e segundo ele nunca houve problemas, quanto a fixação pode verificar que a maioria dos vasos de expansão são arredondados, ou seja, só não funcionaria no recipiente cilíndrico se sua superfície fosse muito pequena e muito curva, na duvida coloca um pouco (bem pouco) de silicone industrial para ajudar na vedação.

    Quanto ao no seu caso, bom, não conheço muito bem o motor das Hilux e podem ter adaptado um vaso de expansão caso não fosse original (o meu não era e eu adaptei).

    Verifique se o reservatório anexo ao seu radiador possuí tampa de rosca, verifique se há uma ou duas mangueiras partindo dele (uma superior sendo final e outra inferior sendo gross). Se ambas as respostas forem sim, você tem um vaso de expansão que pressuriza o sistema e faz com que ele trabalhe com circulação de água quando a mesma aquece e consequentemente expande.
    Caso o reservatório seja com uma tampa de encaixe e há uma mangueira (partindo do bocal do radiador) para a reservatório, este não é o vaso de expansão ele é um reservatório, o objetivo dele é colher a água que aqueceu no motor e ganhou volume, neste caso a água não circula ela apenas cai no reservatório quando quente, quando a pressão dentro do radiador começa a cair (água esfriando) gera um vácuo que teoricamente puxa a água para dentro do radiador.

    Acontece que esse sistema pode falhar por N questões como tampa do radiador fora do padrão ou ruim, bocal com problemas ou empenado, mangueira ou tampa do reservatório ruim ou mal encaixas etc. Neste caso água não volta ou ao invés de água o radiador puxa ar levando o motorista a conferir este nível e na verdade o radiador pode estar seco, isto aconteceu comigo, por sorte não foi nada grave, mas havia água no reservatório e quando abri o radiador o nível estava baixo, ou seja, o sensor não adiantaria de nada neste caso, por isto alguém sugeriu de usinar um sensor direto na lateral do radiador do tipo "boia" assim além de marcar a presença de água ele marcaria o nível.

    Cuidado com isto, sempre olhe o radiador além do reservatório.

    Abs e boa sorte.


    Mano, sua explicacao sobre o funcionamento do sistema de arrefecimento foi sublime!!!
    Me convenci de que um sensor deste tipo que mencionei nao vai atender realmente a necessidade de forma plena e segura
    Muito obrigado pela ajuda
    O sensor que o sandro sugeriu acho que vai dar certo...
    A questão eh como ele fez pra fixa lo no bloco do motor... rsrsrs
  • 09/06/2016, 12:35
    dgpnet
    Citação:

    Postado originalmente por sandro_ventania Ver Post
    Amigo...ao invés do sensor, ponha um termometro com sensor no bloco, é muito mais garantido!
    Esse aqui o pessoal usa muito...é instalado no cabeçote, assim se por algum motivo, quer seja falta de água no radiador, perda de oleo lubrificante, excesso de esforço, etc...a temperatura no cabeçote vai subir além do normal e o alarme vai soar, fazendo voce parar o carro antes de tomar prejuizo!
    Eu mesmo instalei...originalmente de áquario...rsss!
    Termometro Temperatura Oleo Agua Digital Verm Racetronix - R$ 82,36 no MercadoLivre

    Sandro, sua ideia de fixar direto no bloco foi muito boa
    Ele é fixado em que local? No lugar do sensor original? Como vc fez?
    Desculpe minha ignorancia... mas é que tive tantos Corollas que desacostumei a ter que ir a mecanico ou fazer eu mesmo substituicoes de peças, por isso, to com um pouco de dificuldade...
  • 10/06/2016, 15:11
    mfdomingues
    Citação:

    Postado originalmente por dgpnet Ver Post
    Sandro, sua ideia de fixar direto no bloco foi muito boa
    Ele é fixado em que local? No lugar do sensor original? Como vc fez?
    Desculpe minha ignorancia... mas é que tive tantos Corollas que desacostumei a ter que ir a mecanico ou fazer eu mesmo substituicoes de peças, por isso, to com um pouco de dificuldade...

    Eu fixaria no cabeçote e não no bloco, afinal ele aqueceu antes e é de material muito mais sensível (alumínio).

    Tem que ser usinado na peça, mas cuidado para não pegar nenhuma galeria de água ou óleo senão vai dar xabu....

    Procura aqui no fórum tem muita coisa sobre estes sensores, vai encontrar algo bem fácil.

    O meu auxiliar está incorretamente ligado próximo da válvula termostática, neste caso não precisei mexer no cabeçote, mas, tenho que garantir que sempre tenha água senão da m.....
  • 10/06/2016, 17:25
    Arildo MT
    Dependendo do tipo de bulbo do sensor, pode usar uma terminal olhar grande, desses usados em auto elétricas, colocando a ponta do sensor no local do cabo (alguns passam pasta térmica ou solda estanho) e a outra ponta/olhal fixar junto a algum parafuso do cabeçote.
  • 10/06/2016, 22:56
    sandro_ventania
    Eu fiz uma braçadeira de aluminio para prender o sensor e parafusei no cabeçote...atrás ou do lado da admissão, nunca do lado do escapamento.
  • 11/06/2016, 14:44
    mfdomingues
    Ninguém usinou o cabeçote? Poxa, uns meca aqui (tudo bem que os caras são especialistas em preparação de motores turbo, nitros, blowers etc) mas os caras "furam" o cabeçote e colocam o sensor lá dentro assim ele trás a leitura perfeita e real da temperatura, só achei meio desnecessário e caro também.

    Mas se todos prederam na lateral do parafuso e está dando certo, bom, vou pensar nesta possibilidade, la vou eu com mais "reloginhos" pendurados.

    PS: Um dia estava eu procurando um certo estabelecimento de hospedagem rápida com uma mina que frequenta o mesmo (local de conviveu omitido) que eu, la pelas tantas rodando ela questiona:

    - Ela:Você queria ser piloto de avião?
    - Eu: Porque pela jaqueta e o óculos aviador?
    - Ela : Não, porque seu carro tem mais relógios que a relojoaria suíça.
    - Eu: Não, é que este carro é turbo diesel, então, eu instalei um manômetro da pressão do óleo, um manômetro para a pressão da turbina um medidor auxiliar para temperatura da água e um termômetro para a temperatura do óleo.
    - Ela: mano...o que?
    - Eu: Manômetro, serve para aferir pressão
    - Ela: Meu irmão tem um EcoSport, um jipe tipo o seu e ele não tem metade destes reloginhos, acho bem mais pratico do que ficar olhando tudo isto.
    - Eu: Onde é mesmo o motel que você disse?
  • 11/06/2016, 20:36
    F. Oliveira
    Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk kkk
  • 12/06/2016, 09:33
    Glaicon
    Citação:

    Postado originalmente por mfdomingues Ver Post

    PS: Um dia estava eu procurando um certo estabelecimento de hospedagem rápida com uma mina que frequenta o mesmo (local de conviveu omitido) que eu, la pelas tantas rodando ela questiona:

    - Ela:Você queria ser piloto de avião?
    - Eu: Porque pela jaqueta e o óculos aviador?
    - Ela : Não, porque seu carro tem mais relógios que a relojoaria suíça.
    - Eu: Não, é que este carro é turbo diesel, então, eu instalei um manômetro da pressão do óleo, um manômetro para a pressão da turbina um medidor auxiliar para temperatura da água e um termômetro para a temperatura do óleo.
    - Ela: mano...o que?
    - Eu: Manômetro, serve para aferir pressão
    - Ela: Meu irmão tem um EcoSport, um jipe tipo o seu e ele não tem metade destes reloginhos, acho bem mais pratico do que ficar olhando tudo isto.
    - Eu: Onde é mesmo o motel que você disse?

    HAHAHAHAHAHAHA.
    Bora partir pro objetivo final!:chorandoderir:
  • 12/06/2016, 18:30
    sandro_ventania
    Citação:

    um EcoSport, um jipe tipo o seu


    Sem falar que ofendeu...kkkkkkk
  • 12/06/2016, 22:47
    EduQxQ
    Citação:

    Postado originalmente por sandro_ventania Ver Post
    atrás ou do lado da admissão, nunca do lado do escapamento.

    Olá Sandro,
    Qual o rolo se estiver no lado do escapamento?

    Um abraço,
    Edu
  • 13/06/2016, 00:14
    mfdomingues
    Citação:

    Postado originalmente por EduQxQ Ver Post
    Olá Sandro,
    Qual o rolo se estiver no lado do escapamento?

    Um abraço,
    Edu


    Posso chutar que o sensor apresentaria uma falsa leitura? Uma vez que as altas temperaturas do escapamento seriam captadas pelo sensor mostrando uma situação que não eh real?

    O meu de água apresentava valores menores de temperatura, pois, o suporte era longo demais e tive que encurta-lo.

    Sandrão, falei besteira?

    Abs

    PS: A comparação com o a EcaSport foi paga com juros algumas horas depois.
  • 01/07/2016, 12:05
    Rarmbrock
    Citação:

    Postado originalmente por mfdomingues Ver Post
    Ninguém usinou o cabeçote? Poxa, uns meca aqui (tudo bem que os caras são especialistas em preparação de motores turbo, nitros, blowers etc) mas os caras "furam" o cabeçote e colocam o sensor lá dentro assim ele trás a leitura perfeita e real da temperatura, só achei meio desnecessário e caro também.

    Mas se todos prederam na lateral do parafuso e está dando certo, bom, vou pensar nesta possibilidade, la vou eu com mais "reloginhos" pendurados.

    PS: Um dia estava eu procurando um certo estabelecimento de hospedagem rápida com uma mina que frequenta o mesmo (local de conviveu omitido) que eu, la pelas tantas rodando ela questiona:

    - Ela:Você queria ser piloto de avião?
    - Eu: Porque pela jaqueta e o óculos aviador?
    - Ela : Não, porque seu carro tem mais relógios que a relojoaria suíça.
    - Eu: Não, é que este carro é turbo diesel, então, eu instalei um manômetro da pressão do óleo, um manômetro para a pressão da turbina um medidor auxiliar para temperatura da água e um termômetro para a temperatura do óleo.
    - Ela: mano...o que?
    - Eu: Manômetro, serve para aferir pressão
    - Ela: Meu irmão tem um EcoSport, um jipe tipo o seu e ele não tem metade destes reloginhos, acho bem mais pratico do que ficar olhando tudo isto.
    - Eu: Onde é mesmo o motel que você disse?

    Kakakakkaakkaka..... chorei agora......
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