Recentemente adquiri uma RAV4 da quarta geração (2013/13) e não encontrei nenhum tópico ativo sobre ela aqui no fórum, sei que o foco de vocês aqui é sobre a 3G. Alguém aqui conhece algum tópico que concentre informações gerais sobre a RAV de 2013 pra frente? Gostaria de ter com quem debater.
PS: Estive quase pegando uma 3G, gostei muito dela, especialmente do porta malas, melhor que a da 4G, mas não deu negócio.
Bem-vindo.
Acho que não há tópico da RAV 4G, e como o TimLopes falou, já foi difícil ter um de qualquer RAV.
O fórum é mais pro pessoal offroad e convenhamos, não é o público dos donos de Rav, CRV e cia. Rsrsr
Nao dirigi Ainda a RAV 4G mas imagino que deva ser um canhão com o motor 2.5! E em Bsb deve ser bem econômica. Aliás meus sonho é que Natal tivesse metade das ruas asfaltadas de bsb e com o mesmo trânsito! Meus pais moram ai e a TR4 deles (que já foi minha) faz 10-11km/L!!!!
Show, vem gente do Brasil todo trabalhar aqui. Pena que os políticos não veem isso e fazem da cidade uma cidade modelo como Dubai.
Essa RAV da foto que vou postar aqui não e a minha mas os cilindros ficaram iguais.
Anexo 551964
Eu preferi colocar o cilindro dessa forma para ter um acabamento mais bonito, pq o cilindro no porta malas e feio D+ ( minha opniao)
Preferi perder um pouco de autonomia e ganhar na estética.
Isso pq os trajetos que faco sempre tem posto GNV então eu não precisaria de mais autonomia.
Antes de eu colocar o GNV eu estudei um pouco sobre o assunto, ate tirei duvida com o Lael alem da pagina do youtube ele tem face, tbm assisti alguns videos do Dr. Gas no youtube e tbm tirei algumas duvidas com ele, alem dos colegas que tem carro com GNV.
O GNV 5 gerao e um pouco mais caro mas na minha opniao compensa pois nem parece que muda para o gnv.
Os cilindros ficarM bem acomodados no "Porta Sophia"? (Sim, minha filha pequena adora brincar aí dentro e assustar as amigas, e apelidamos o "buraco" de "Porta-Sophia). A tampa fica nivelada sobre os cilindros?
Muito obrigado pela receptividade TimLopes e Leojas!
Realmente os Raveiros são poucos por aqui. Este tópico parece ser o único em atividade no fórum.
Estou com o carro a apenas 3 semanas e estou gostando muito. Apenas estranhei o consumo inicialmente, como antes tinha um Corolla 2.0 fazendo 14 na rodovia e a RAV tá fazendo 9,5 no mesmo trecho (isso em circuito rodoviário, andei pouco com ela na cidade), aí deu um baque. Se não fosse o preço da gasolina ter aumentado tanto recentemente (R$4,28/l aqui em Brasília, subiu 1 real em menos de um mês ) estaria até tranquilo, mas não dá para ganhar em tudo e como fazia questão de um desempenho melhor, tinha preferência pela 2.4 ou 2.5 do que pela 2.0 que é mais econômica.
Realmente o carro anda bem Leojaz, posso dizer que anda pau a pau com o Corolla, o que pra mim tá de bom tamanho pelo porte do carro; a estabilidade me surpreendeu também, até 140 km/h ela tem estabilidade de sedã e sendo mais confortável. Sem dizer que agora poderei fazer meus passeios de férias e feriados pelo interior de MG tranquilamente, coisa que não fazia antes no Corolla, pois as estradas por lá são quase sempre de terra e mal conservadas e foi por isso que peguei a RAV, para ter liberdade de ir em quase que qualquer lugar.
Aqui em Brasília as pistas realmente favorecem um consumo melhor, a cidade é quase toda plana e tem muitas pistas expressas, espero conseguir fazer uns 10km/l no transito daqui.
Na terra do TimLopes a gasolina mais de R$4, em Bsb também... que doideira. Estive em julho em Bsb e estava mais barata que aqui em Natal, e agora aqui está mais barato, ou melhor, menos caro: pago R$3,99 na gasolina adulterada Grid da BR.
Sgadailtom, vi que vc tinha interesse na Full, pois também visito o fórum da Mitsubishi . Antes da RAV eu tive uma Full diesel e vendi por causa do seguro que passou de R$3200 para R$6000!!! E não gosto de ficar sem seguro.
Sem dúvida era/é uma bela "viatura", potência, Conforto e segurança! Além de ter uma bela autonomia, o tanque de 90l rodava 1000km tranquilamente na estrada.
Outro problema, na verdade assombração, era a possibilidade de ferrugem no tanque por causa do nosso diesel ruim associado ao revestimento do tanque que poderia soltar partículas e contaminar o sistema de combustível. Nunca tive problemas com isso, mas era uma preocupação que não tenho com a Rav. Ou melhor, tenho menos.
Já leu no manual da Rav que se deve utilizar gasolina com no máximo 24% de álcool? Nossa gasolina tem 27%!! Com isso pode haver desgaste precoce de peças do motor .
Como dizia chefe de oficina de uma CSS Toyota "Álcool é um câncer para motor a gasolina."
Caro Leojaz, realmente o objetivo inicial era uma Full. Aacompanho o tópico do pessoal "Pajero Full comentários gerais" desde março. Li todo o tópico e acompanhei por lá quando você migrou da PF para a RAV e levei em conta suas colocações na época. Apesar do preço das duas se aproximar, o custo de manter uma Full na garagem é bem maior, não consegui nenhum seguro para Full abaixo de 5.500,00 e minha seguradora nem aceitava fazer seguro das Full com mais de 5 anos, e como ia pegar uma mais velhinha a quilometragem já estaria maior e iria ter um gasto muito grande com manutenção e troca de peças de reposição; e ainda com esse negócio da ferrugem no tanque, tendo que limpar constantemente, descarbonização da EGR, adicionar aditivo a cada abastecimento e outras coisas mais, aí acabei desanimando dela por enquanto.
Com relação à gasolina, qual vocês tem usado?
Como a RAV não é de injeção direta, estou pensando em usar gasolina comum mesmo, porque a aditivada acaba por ter muito álcool também e a podium está com o valor impraticável.
Eu sempre usei gasolina comum e hoje eu coloquei GNV na RAV que por sinal ate o momento tem rodado muito bem.
Hoje penso em colocar gasolina aditivada ou mesmo a podium pois vai ficar mais tempo dentro do tanque, meu consumo hoje de gasolina e apenas para ligar o carro praticamente.
Eu estou abastecendo por acaso com a BR Grid porque o posto mais conveniente pra mim só disponibiliza essa gasolina, aceita cartão de crédito, pontua no premmiA e Ainda tem um preço bom pra Natal, R$3,999. (Desconfio que realmente seja aditivada e tento não pensar muito sobre isso, acabo ficando paranóico com qualquer barulho diferente vindo do motor. Inclusive já quero fazer limpeza de bico e descarbonização. )
TimLopes, como vai deixar a gasolina muito tempo parada é interessante colocar alguma premium: Podium, Vpower.... e não completar o tanque. Salvo engano a gasolina comum tem 3 meses de validade e as premium 6 meses ( ou estou confundindo com diesel S500 e S10?)
Nos carros gasolina que usam tanquinho de partida a frio dava pra perceber a gasolina apodrecendo. Na TR4 e Fit que tive, limpei o tanquinho e saiu uma borra marrom, parecia uma lama.
O tapete de porta-malas que comprei em 3 de maio no wish.com chegou ontem. Amanhã postarei uma foto. Ele não é nem de perto da qualidade do que eu usava na Pajero, da marca WatherTech, mas também foi muito mais em conta.
Segue fotos o tapete de porta-malas.
Ele é.feito de espuma, lembra aquele material de "espaguete de piscina" mas com melhor acabamento. Ele veio todo dobrado dentro de uma embalagem plástica.
Também estou querendo colocar um tapete de borracha na minha, principalmente para evitar que as coisas fiquem escorregando pelo porta malas.
Leojaz , o que você notou de diferente entre um e outro e de quanto foi a diferença de preço? Vale a pena pagar mais num semelhante ao que você tinha na Pajero? ou no fim da no mesmo.
A diferença de qualidade e preço é absurda. O WeatherTech é de uma qualidade infinitamente maior, corte a laser, encaixe perfeito, embeleza o carro. Problema é que não entrega no Brasil e dificilmente vc encontrará o da Rav 3G pra vender por aqui por vendedores independentes ( vi uma vez no OLX, nunca vi no mercado livre).
No site está por U$109,95. Ele vem enrolado dentro de uma caixa fina e comprida e não deforma ao desenrolar.
Ja esse que comprei você encontra por R$120+frete no mercado livre e por cerca de U$19 nos sites chineses (comprei no wish.com por R$75 - dólar a R$3,85) mas viu nas fotos que ele é todo amassado, é uma espuma simples meio feiosa, mas acho que vai cumprir o fim a que se destina: colocar tranqueiras, bicicleta da filha, brinquedos de praia e compras sem sujar o porta malas.
Se eu estivesse viajando para os EUA compraria lá o WeatherTech, ele é bem leve e não atrapalharia o peso da bagagem, e compraria os outros tapetes genéricos no Walmart americano que tem uma infinidade de modelos muito melhores que aqui por U$20 a U$40.
Nos EUA vendem um tapete inteiriço pra colocar na fileira de trás do carro que vc não encontra no Brasil. Comprei em 2014 por U$40 o jogo de 3 peças ( 2da frente e inteirisso atras) da Goodyear para a minha Pajero, ficou muito bonito e era um diferencial quando a pessoa entrava no carro.