murilloaquino, Walter L. L. Casitta,
Conversando com um mecanico da Toyota justamente devido ao ruido frio da Hilux ele disse algumas coisas:
A situação ótima para a combustão do diesel é que ele queime a medida que é injetado.Entretanto ocorre um atraso entre a injeção e a queima pois as goticulas devem absorver o calor do ar na camara de combustão até atingir a temperatura para a qual naquela pressão ocorra a combustão.Isso faz com que se acumule uma quantidade de diesel ainda sem queimar na camara e quando a combustão se inicia , devido ao aumento de temperatura e pressão , esse diesel já injetado e não queimado detona , daí o ruido muito parecido com batida de pino .
O numero de cetano é uma medida desse atraso.Existe numero de cetano e indice de cetano que são ligeiramente diferentes , porem significam a mesma coisa(valores são ligeiramente diferentes).Quanto maior o numero de cetano , menor é o atraso para o inicio da combustão e portanto menor quantidade de diesel não queimado se acumula e portanto menor a detonação e teoricamente menor ruido.
Quando o motor está frio , esse ruido costuma ser maior , diminuindo com o aquecimento pois o atraso diminui e isso explica o ruido que o autor desse tópico se referia no primeiro post.
Quem possui motor não turbinado provalvemente nota o ruido de castanhola até rotações mais elevadas , ao passo que os turbinados , ao entrar a turbina esse ruido quase que desaparece pois com a pressão maior a temperatura no final da compressão é maior , fazendo com que o atraso seja muito pequeno e portanto o ruido diminui muito.
Alguem postou(em outro topico) que usou o Bardhal Power diesel (que aumenta o numero de cetano) numa Hilux não turbinada e o resultado em relação a performance foi muito bom .Provalvelmente num motor não turbinado , o efeito deve ser mais sentido pois com o turbo esse atraso deve ser menor e a diminuição provocada pelo aumento do numero de cetano é menos significativo , porem o turbo deve entrar mais cedo com maior numero de cetano.
Quando usei o power diesel o ruido frio diminuiu e a performance melhorou , mas não notei diferença no consumo.
O veiculo se comporta como se estivesse com a ignição adiantada , o que provavelmente é o caso.Isso talves explique o maior ruido em alta que notei usando diesel na Argentina (numero de cetano 50 ou mais).
Ainda sobre ruido , os motores eletronicos com injetores piezoeletricos são mais silenciosos pelo seguinte:
-Maior pressão de injeção resultando em particulas menores e portanto menor atraso da ignição.
-Uso da pre injeção que consiste de uma injeção muito pequena e adiantada que aquece o ar alem de aumentar a pressão para que na injeção principal a ignição ocorra quase sem atraso (queima a medida que entra na camara ) e isso diminui o ruido ,a vibração , o consumo e melhora a performance.
Entretanto quando se pisa mais fundo no acelerador o sistema passa a injeção unica e isso explica porque , como relatado no primeiro post , na subida , tendo que acelerar o ruido aparece.
Com a Hilux nova (e creio também que na Ranger e outras eletronicas) , a 120 km/h(2000 rpm) o ruido do motor na cabine é mais baixo que a maioria dos veiculos a gasolina.
Homero