Caro Fernando!
Quanto a troca de óleo, hoje em dia os detergentes usados nos óleos são de uma excelente qualidade, podendo prosseguir com o recomendado pela fabrica, contudo não deixando de observar sempre o nível; com o uso do B-12 (o adt. que conheço) sei que poderá fazer a troca a cada 15.000, sendo que fará a troca do kit (óleo e filtros).
O molikote que conheço é para câmbio, e recomendo o uso do mesmo, principalmente se for um engesa F I.
A ESSO tem um óleo para motores diesel que é para 80.000 km, só que o preço é muito salgado, é o que uso no mau GM 151 (opala 4cc), troco a cada 30.000. O óleo de motor diesel pode ser usado em carro alc/gaso.
Basta olhar seu API/SF e outras recomendações. A tempos atrás havia óleo para álcool e outro para gasolina, hoje - bicombustível.
Caro João Pedro!
Quanto ao óleo usado, trás danos mesmo, este deve ser usado para proteger palanques, mourões, matar cupim e, reciclar., como combustível é loucura.
O que sei, como escrevi anteriormante, é colocao óleo SAE 40 (novo) no tamque quando o motor esta "cansado", da mais um fôlego nele (paliativo até a retífica).
Quanto ao uso do aditívo marítimo, não conheço a especificação do mesmo, pois moro longe do litoral ou rio.
Bem mais tentando usar a lógica, este deve servir para evitar o surgimento de sedimento de água no tanque, como melhorar a performace do motor, portanto, sendo possível seu uso, venho a recomendar, pois assim aumentaria o espaço entre um dreno e outro do filtro de combustível.
Quanto a usar qualquer coisa no tanque, teria que ter aqeule motor ELKO que funcionava até com óleo de fritura de pastel (lembram).
Sei qua a Valmet colocou no mercado o motor MWM a álcool, conheço um trator assim aqui na minha região, se quiserem posto foto (mesmo motor da F-1000 - frente 4 farois)
Por enquanto é só.
Atte,
Gentil Filho.