Luiz Antonio,
Normalmente se aceita qqr tipo de turbina, o q se observa é o diâmetro da entrada/saída dos caracois em função da tubulação, mas não é nada q não possa ser modificado uma vez q tubulação se compra por metro...
A turbinia IHI não é ruim, mas por ser barato tem essa caract de não aceitar retíficas ( por 500,00 Lt$ já se compra só a turbina de outra marca, isso daqui a muiiitos kms).
Leonardo Dic,
Creio q os modestos 0,6kg já fazem diferença, apesar de nao dar para ver direito o tamanho (medida) dos caracois se essa turbina for pequena entra já em baixas rotações e melhora o rendimento e a dirigibilidade muito mesmo.

Eu particularmente prefiro as turbinas pequenas (baixa inércia) do q grandes para veículos diesel, isso pq melhoram o ponto fraco q é a baixa rotação e melhora o uso pois quase sempre se anda em baixa/média, sendo q em média já se tem a melhor faixa de torque (original).

Eu tive um problema com uma turbina média, haja vista que aumentou muito a força (era num perkins Q20b), tive q alongar o diferencial, não foi suficiente, troquei o câmbio por um de D20 turbo (ZF drive-5ªD).
Como o uso era mais on road ficou ideal, se fosse mais off road creio q faltaria torque em baixa com a turbina média.
O gargalo da turbina pequena é o limite baixo de pressão (não da vazao suficiente), para vc creio nao ser problema pq como seu motor tem alta quilometragem entao nem é indicado mesmo pressoes altas.
valeu
