Powered by vBulletin

Cambio Automático , o que é certo ????

Versão Imprimível

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 4 de 4 PrimeiroPrimeiro Anterior 1234
  • 14/04/2014, 18:37
    WellingtonFMachado
    Newton,
    Obrigado pela resposta, tive dois carros automáticos (um Corolla e uma TR4 vendida recentemente), posso lhe afirmar o seguinte, durante o período que tive a TR4, quase 3 anos, não vi nenhuma transmissão automática sendo consertada na Mitsubishi. Meu amigo tinha um corolla antigo, ano 99 e foi dar defeito 12 anos depois. É isso, o cambio é automático, mas não é estático, tenho certeza que colocar em Neutro vez por outra com o carro parado ou utilizar sempre em Drive, não irá ocasionar um defeito no seu veículo.

1 Abraço,
    Wellington
  • 14/04/2014, 18:58
    Newton Guerra
    Citação:

Postado originalmente por WellingtonFMachado Ver Post
    Newton,
    Obrigado pela resposta, tive dois carros automáticos (um Corolla e uma TR4 vendida recentemente), posso lhe afirmar o seguinte, durante o período que tive a TR4, quase 3 anos, não vi nenhuma transmissão automática sendo consertada na Mitsubishi. Meu amigo tinha um corolla antigo, ano 99 e foi dar defeito 12 anos depois. É isso, o cambio é automático, mas não é estático, tenho certeza que colocar em Neutro vez por outra com o carro parado ou utilizar sempre em Drive, não irá ocasionar um defeito no seu veículo.

1 Abraço,
    Wellington

É isso aí, Wellington. Meu Vitara já tinha 14 anos de idade quando mexi. Hoje tem 17, há 14 comigo. pensa num carrinho bom, que nunca me deixou na mão.

Aos poucos o câmbio automático vai ficando mais conhecido e desmistificado. Pelo menos aqui em São Paulo já há bons mecânicos que trabalham com preços justos. Uma troca de discos é manutenção normal, como se fosse a embreagem para o câmbio manual. Só que os "mexânicos" fazem bobagem por desconhecimento e assustam todo mundo.

Não faço trilhas pesadas, gosto de estradas ruins. Em erosões ou pedras o câmbio auto dá um show. O controle é total.

Abraços
  • 14/04/2014, 19:23
    andarilho tricolor
    Não foi um só...foram vários...e não são loucos!
    Citação:

Bom,
    Andarilho como sua resposta foi em cima do meu post, solicito que leia novamente meu comentário e antes de colocar palavras nele: "insistem em dizer que há algum tipo de vantagem em ficar mexendo na alavanca de um carro automático".
    -> Em momento algum informei que HÁ VANTAGEM em economia de combustível, LEIA -> "quesito economia, quase imperceptível" e sim mais por comodidade de "ficar um tempão parado com o pé no freio". Vou lhe dar alguns exemplos "Pare e Siga, embarque e desembarque, semáforos demorados, dentre outros".

Aproveitando seu comentário, em outras situações "Terra, Lama, Serra..."existe sim vantagens em ficar "mexendo" no cambio para tirar melhor proveito do veículo, senão o engenheiro seria louco em colocar um L, 2, N, P, D e por aí vai.

Abraço,

KKKKKKKKKKKKKKKKK
    Adoro uma polêmica.
    Os engenheiros loucos que definiram as posiçoes do câmbio automático, pra bom e inteligente entendedor, quiseram justamente simplificar e definir onde deve ficar a alavanca para cada momento de deslocamento ou estacionamento do veiculo. Para fazer um paralelo "louco", no teu chuveiro deve haver ao minimo 3 posiçoes e nem por isso voce fica mexendo nelas de 2 em dois minutos, não é mesmo? P...de Parking...estacionamento ou estacionar em ingles;
    D...de Drive...dirigir em ingles.
    R...de Return...a famosa marcha a ré.
    N..de Neutro...o nosso famoso ponto morto.
    1, 2 ...em situaçoes em que o veiculo está submetido a uma resistencia (peso, ladeira...) em que é necessário uma marcha mais pesada para iniciar...e sómente iniciar a marcha de deslocamento...Veja bem...nessas condiçoes...troca-se a marcha assim que o veiculo deslocar-se, e só nessas condiçoes de peso ou ladeira, onde o drive (D) esteja sobrecarregado.
    Nem todo veiculo dispoe desse 1,2...
    Tenho um sedan Omega australiano 2012, (6 cilindros), que só dispoe do P,N,D,R, devido a força motriz não necessitar desse 1,2.
    Como já colocado inumeras vezes há de se entender que um câmbio automático foi desenvolvido justamente para "eliminar", todo o trabalho fisico de troca de marchas, proporcionando assim mais conforto e menos esforço na condução de um veiculo e querer mudar isso é subverter de maneira pouco inteligente algo pensado e estudado para funcionar dessa maneira e a nosso favor.Tenho certeza absoluta que esses engenheiros que voce chama de "loucos", estudaram muito...mas muito mais mesmo, profundamente, demoradamente cada detalhe, e que eu e voce e precisariamos no minimo entender tanto quanto eles, para dizermos que o que eles fizeram está errado.
    Não tenho pretensão de reinventar a roda a partir de uma conversa de botequim e achar que o que fulano e sicrano diz é verdade absoluta, porque ele fez e "deu certo". Prefiro seguir o manual da fábrica e nunca tive maiores dores de cabeça. Eles...os loucos...estão certos!
  • 14/04/2014, 19:28
    Marcelo-HPE
    Citação:

Bom,
    Andarilho como sua resposta foi em cima do meu post, solicito que leia novamente meu comentário e antes de colocar palavras nele: "insistem em dizer que há algum tipo de vantagem em ficar mexendo na alavanca de um carro automático".
    -> Em momento algum informei que HÁ VANTAGEM em economia de combustível, LEIA -> "quesito economia, quase imperceptível" e sim mais por comodidade de "ficar um tempão parado com o pé no freio". Vou lhe dar alguns exemplos "Pare e Siga, embarque e desembarque, semáforos demorados, dentre outros".

Aproveitando seu comentário, em outras situações "Terra, Lama, Serra..."existe sim vantagens em ficar "mexendo" no cambio para tirar melhor proveito do veículo, senão o engenheiro seria louco em colocar um L, 2, N, P, D e por aí vai.

Abraço,

Falou tudo meu amigo !!! em terra , lama e areia, vc evita o aquecimento do óleo do Cambio AT e do motor colocando o cambio em L ou 2 , travessias de alagados colocando em L vc vai evitar que o cambio troque de marcha dentro d água.
    Como vc bem citou existe sim vantagem em tirar o cambio do D e colocar em L, ou 2 , até em subidas e descidas de serra
    ingremes mesmo em asfalto é recomendável retirar o cambio do D e colocar em L ou 2.
    abs
  • 14/04/2014, 19:48
    Marcelo-HPE
    Citação:

Postado originalmente por guilhermeabreu Ver Post
    CARO E GRANDE AMIGO MARCELO-HPE

Obrigado mais uma vez pela ajuda , esta chegando a nossa hora de ir a Itamonte em ????

Abração

Grande amigo e tutor Dr Guilherme Abreu !!

Estamos firmes e fortes para Itamonte se Deus quizer !!
    Ecomnia de Combutísvel com cambio AT !!! Nós é que o conhecemos nos tópicos desse forum , quando o Sr aumentava a pressão da turbina e o débito de bomba injetora para aumentar a performance da SW4 bonequinha , sem se lembrar que consumo existe !!
    abração
  • 14/04/2014, 22:46
    leodbc
    Citação:

Postado originalmente por Marcelo-HPE Ver Post
    Falou tudo meu amigo !!! em terra , lama e areia, vc evita o aquecimento do óleo do Cambio AT e do motor colocando o cambio em L ou 2 , travessias de alagados colocando em L vc vai evitar que o cambio troque de marcha dentro d água.
    Como vc bem citou existe sim vantagem em tirar o cambio do D e colocar em L, ou 2 , até em subidas e descidas de serra
    ingremes mesmo em asfalto é recomendável retirar o cambio do D e colocar em L ou 2.
    abs

X2... e principalmente quando o cambio reduz a marcha subindo a rotaçao por falta de aderencia com o solo.
    Já me aconteceu no asfasto, subindo a rota do sol pra Caxias aquaplanou e a caixa reduziu.

Abraço!
  • 15/04/2014, 08:38
    WellingtonFMachado
    Citação:

Amigo, no manual da pajero TR4 recomenda-se retirar o cambio do D e coclocar no N em congestionamentos em que o carro fica muito tempo parado, em sinais de transito o carro pode ficar em D tranquilo .
    O que tem que se observar é o periodo de troca do óleo do Cambio AT e o estado do mesmo , se óleo estiver vermelhinho claro está ok , agora se estiver escuro ou amarronzado , providencie a troca .
    O ideal é consultar o manual do proprietário para a correta condução e manutenção, e só para informação quem fabrica os cambios da mitsubishi é a AINSIN o mesmo fabricante dos cambios da Toyota .
    abs

Valeu Marcelo-HPE,
    Sabia que já tinha lido sobre a questão de ficar com o carro muito tempo parado em Drive.
    Assim como o criador do tópico já tive muitas dúvidas com relação ao melhor uso do Cambio Automático.
    Mas como foi dito em outro post "essa conversa de botequim", para mim foi muito válida! :)
    Vamos em D ou em N, de acordo com o gosto do cliente!:esgrima:
  • 15/04/2014, 10:29
    sgrul1
    Citação:

abs

Bem lembrado. A ideia de ter um recurso que permita tb trocas manuais, é p permitir extrair o melhor desempenho do veículo, ja que em serras por exemplo o cambio pode esquentar por ficar trocando constantemente as marchas, em ladeiras e situações off road o veículo em D fica solto, etc. Qdo precisar de reduzida, for atravessar um alagado...enfim.
    Sobre o debate, acho que podemos discordar, mas não ha necessidade de ridicularizar ou provocar ninguém. O respeito e a consideração é fundamental e está acima de qualquer necessidade de vencer a discussão. O fórum é colaborativo e não competitivo.
  • 22/04/2014, 16:30
    Macbsenior
    Estes dias atrás comprei um Civic LXL 2005 para o meu filho, ele me perguntou. E óleo do Câmbio Automático troca?
    Eu achava que não, mas por via das duvidas fui me informar acabei vendo umas dicas e achei que esta é uma coisa que eu vinha negligenciando há vários anos, troca sim, e se não trocar quebra... Vejam o video abaixo.

https://www.youtube.com/watch?v=eWnR1wdP-iE#t=34
  • 29/04/2014, 22:41
    edcmanhaes
    Só pra contribuir, antes de iniciar no 4x4, sempre tive vontade de ter um Vitara, mas tinha que ser AT. Procurei, encontrei e sou feliz até hoje, pena meu segundo sonho (possuir uma toyota bandeirante, tb consquistado, graças ao bom Deus), não dispor de cambios AT originais... mas enfim, o Vitarinha Auto é só alegria. Na trilha, na areia, na estrada, no asfalto não dá trabalho, depois do bloqueio 100% no eixo traseiro então, ficou maravilha. O bichinho é pau pra toda obra.

Obs.: no "meu" caso, digo, do vitara, só é possível tirar a prova do óleo com o carro em D, R, L ou 2, daí vi que o óleo só circula nestas posições, sendo assim, em neutro, como vários já falaram, o óleo estaciona e trás uma falsa marcação no nível do fluido, no caso de uma verificação.

Boa sorte com a VTR!!
  • 26/05/2014, 18:07
    Cavendra
    Fazendo uma trilha no fim de semana aprendi que usando no 2 do câmbio, o carro ganha rotação e limpa melhor o pneu. em situação de lama ou capim molhado escorregando muito funcionou muito bem.
  • 30/03/2015, 09:05
    enasor
    ALTERNÂNCIAS CONSTANTES NA POSIÇÃO DA ALAVANCA “P” PARA “N” E “N” PARA “P” EM PARADAS NO TRÂNSITO URBANO:

Meu caro amigo Guilherme, criador do tópico, permita-me ressuscitar o tópico, apenas para deixar meu humilde depoimento:

Concordando com você, nas paradas frequentes com o veículo em funcionamento, principalmente no trânsito das cidades, em alguns veículos o condutor sente que o veículo fica querendo arrancar com a alavanca na posição “D” e o pé no freio (Não sinto isso no meu sedã e da esposa, mas, sinto isso na nossa Pajero, que tem muito torque). Isso deixa certos condutores incomodados, com a impressão de que o veículo está sendo forçado nesta situação, pois está querendo “arrancar” enquanto que o condutor está prendendo-o com o pé no freio. O condutor fica com aquela impressão ruim de que esta “forçando a barra” contra o sistema mecânico do veículo (freios, embreagem, sistema de transmissão, etc.). Tal como o amigo, fiquei também curioso e conversei com o chefe de mecânica da minha concessionária e, não satisfeito, também, consultei vários outros técnicos mecânicos que foram unânimes em me falarem, que não haverá danos em quaisquer dos sistemas em razão disso, pois os mesmos são dimensionados para suportarem estes pequenos estresses. De outra forma, segundo eles, nestas paradas mais longas, os motoristas mais experientes podem, tranquilamente, colocarem a alavanca em “N”, quantas vezes quiserem (eis que estes, pela experiência própria de condução, não se esquecerão de recolocarem a alavanca em “D” antes de arrancarem – os mais novatos podem se esquecer disso e deixarem o veículo voltar para trás, batendo no veículo de trás). Segundo eles, esta alternância constante de posição da alavanca de “N” para “P” e de “P” para “N” não danifica o câmbio e mesmo com o câmbio em "N" o conversor de torque continua normalmente lubrificado com o veículo em funcionamento. Portanto, o sistema não deixa de ser lubrificado quando se coloca a alavanca em “N”. Pode deixar a alavanca nesta posição o tempo que quiser com o veículo em funcionamento. Só não pode é colocar em “P” nestas paradas, evidentemente. Segundo eles, também não é muito recomendável ficar mudando a alavanca do câmbio de posição com o motor desligado (nas paradas definitivas muitos se esquecem, e desligam o veículo com o câmbio em "N", para só depois mudarem para "P").

Portanto, na opinião dos técnicos que consultei, tanto faz ... em quaisquer destas condições de operação, o câmbio irá durar bem mais que 300.000 kms, tranquilamente, se bem cuidado.

Abs.

E.T.:

Gostaria de aproveitar o ensejo para parabenizar o amigo pela criação deste tópico, e demais amigos que o enriqueceram com suas abalizadas opiniões, eis que o mesmo é muito interessante como fonte de consulta, principalmente para aqueles motoristas novatos em câmbio automático.

Forte abraço a todos.
Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 4 de 4 PrimeiroPrimeiro Anterior 1234
Todos horários são GMT -3. Hora atual: 17:00.