Não foi um só...foram vários...e não são loucos!
Citação:
Postado originalmente por
WellingtonFMachado
Bom,
Andarilho como sua resposta foi em cima do meu post, solicito que leia novamente meu comentário e antes de colocar palavras nele: "insistem em dizer que há algum tipo de vantagem em ficar mexendo na alavanca de um carro automático".
-> Em momento algum informei que HÁ VANTAGEM em economia de combustível, LEIA -> "quesito economia, quase imperceptível" e sim mais por comodidade de "ficar um tempão parado com o pé no freio". Vou lhe dar alguns exemplos "Pare e Siga, embarque e desembarque, semáforos demorados, dentre outros".
Aproveitando seu comentário, em outras situações "Terra, Lama, Serra..."existe sim vantagens em ficar "mexendo" no cambio para tirar melhor proveito do veículo, senão o engenheiro seria louco em colocar um L, 2, N, P, D e por aí vai.
Abraço,
KKKKKKKKKKKKKKKKK
Adoro uma polêmica.
Os engenheiros loucos que definiram as posiçoes do câmbio automático, pra bom e inteligente entendedor, quiseram justamente simplificar e definir onde deve ficar a alavanca para cada momento de deslocamento ou estacionamento do veiculo. Para fazer um paralelo "louco", no teu chuveiro deve haver ao minimo 3 posiçoes e nem por isso voce fica mexendo nelas de 2 em dois minutos, não é mesmo? P...de Parking...estacionamento ou estacionar em ingles;
D...de Drive...dirigir em ingles.
R...de Return...a famosa marcha a ré.
N..de Neutro...o nosso famoso ponto morto.
1, 2 ...em situaçoes em que o veiculo está submetido a uma resistencia (peso, ladeira...) em que é necessário uma marcha mais pesada para iniciar...e sómente iniciar a marcha de deslocamento...Veja bem...nessas condiçoes...troca-se a marcha assim que o veiculo deslocar-se, e só nessas condiçoes de peso ou ladeira, onde o drive (D) esteja sobrecarregado.
Nem todo veiculo dispoe desse 1,2...
Tenho um sedan Omega australiano 2012, (6 cilindros), que só dispoe do P,N,D,R, devido a força motriz não necessitar desse 1,2.
Como já colocado inumeras vezes há de se entender que um câmbio automático foi desenvolvido justamente para "eliminar", todo o trabalho fisico de troca de marchas, proporcionando assim mais conforto e menos esforço na condução de um veiculo e querer mudar isso é subverter de maneira pouco inteligente algo pensado e estudado para funcionar dessa maneira e a nosso favor.Tenho certeza absoluta que esses engenheiros que voce chama de "loucos", estudaram muito...mas muito mais mesmo, profundamente, demoradamente cada detalhe, e que eu e voce e precisariamos no minimo entender tanto quanto eles, para dizermos que o que eles fizeram está errado.
Não tenho pretensão de reinventar a roda a partir de uma conversa de botequim e achar que o que fulano e sicrano diz é verdade absoluta, porque ele fez e "deu certo". Prefiro seguir o manual da fábrica e nunca tive maiores dores de cabeça. Eles...os loucos...estão certos!