Powered by vBulletin

Cambio Automático , o que é certo ????

Versão Imprimível

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 3 de 4 PrimeiroPrimeiro Anterior 1234 Próximo ÚltimoÚltimo
  • 14/04/2014, 07:27
    HERICK
    Citação:

Postado originalmente por guilhermeabreu Ver Post
    PESSOAL

Agradeço demais a colaboração de todos pelos esclarecimentos , pois ficou bem claro para mim que :

A MANEIRA CORRETA DE USAR O CAMBIO AUTOMÁTICO É DEIXAR EM " D " MESMO EM SEMÁFOROS , com isto irá economizar bastante por evitar danos ao cambio caso use de outra forma em " N " por exemplo .

Estav até achando que estavam demorando um pouco estas informações , as veio de montão e bem esclarecedoras .

Valeu turma este FORUM É DEMAIS .

Forte abraço a todos .

E eu já sabia e tenho feito o uso de marchas reduzidas qdo estou descendo uma serra ou subindo um tope muito íngreme , sempre usei freio motor em meus carros anteriores .

Grande Doutor Guilherme! Li as respostas anteriores dos colegas e só faltou um detalhe com relação ao câmbio automático, a posição"N" tem somente uma função a de ser utilizada com o carro/VTR parada e desligado o motor, para empurrar em caso de ser rebocado e oi guinchado, como se "fosse" a posição neutra do câmbio manual, essa era a minha maior dúvida, quando tive um Honda Fit automático e o consultor técnico da CCS Honda me ensinou o correto manuseio desse câmbio maravilhoso! Um forte abraço do seu amigo Herick!
  • 14/04/2014, 08:00
    WellingtonFMachado
    Caríssimo Newton,
    Lí em algum local, não me lembro onde "Manual do Veículo ou Artigo de Internet" que não era necessário ficar efetuando a troca para o neutro em pequenas paradas "até um minuto", após esse período, era recomendado a mudança.
    O cambio AT é tão confortável que eu somente fazia isso quando notava que passaria mais de 1 ou 2 minutos parado, ou seja, acredito que se colocar em neutro quando notar que for ficar mais tempo parado, não irá danificar os seus componentes e no quesito economia, quase imperceptível.
  • 14/04/2014, 09:31
    andarilho tricolor
    Citação:

Postado originalmente por WellingtonFMachado Ver Post
    Caríssimo Newton,
    Lí em algum local, não me lembro onde "Manual do Veículo ou Artigo de Internet" que não era necessário ficar efetuando a troca para o neutro em pequenas paradas "até um minuto", após esse período, era recomendado a mudança.
    O cambio AT é tão confortável que eu somente fazia isso quando notava que passaria mais de 1 ou 2 minutos parado, ou seja, acredito que se colocar em neutro quando notar que for ficar mais tempo parado, não irá danificar os seus componentes e no quesito economia, quase imperceptível.

Se voce mantiver o veiculo em Neutro, e por um acaso estiver em ladeira, será obrigatório manter o pé no freio e ai não vi vantagem na mudança de D (andar) para N.
    De qualquer forma, acredito e aprendi assim nos EUA (morei muitos anos lá!) que carro automático foi pensado para ter o conforto de não ter que ficar mexendo na alavanca de câmbio, porque senão perde a razão de ser.
    Como eu já disse aqui em outro comentário, acho sinceramente falando que é de uma miserabilidade imensa ficar se preocupando se o carro vai gastar mais ou menos isso ou aquilo mexendo o tempo todo no câmbio. Coisa de gente absolutamente que se preocupa em economizar centavos e que nem deveria ter carro.
    Para mim vale aquela brincadeira....Quem se preocupa em economizar esses trocados, deveria correr atrás de um onibus, pois assim economiza o dinheiro da passagem.
  • 14/04/2014, 12:32
    guilhermeabreu
    Citação:

Postado originalmente por andarilho tricolor Ver Post
    Se voce mantiver o veiculo em Neutro, e por um acaso estiver em ladeira, será obrigatório manter o pé no freio e ai não vi vantagem na mudança de D (andar) para N.
    De qualquer forma, acredito e aprendi assim nos EUA (morei muitos anos lá!) que carro automático foi pensado para ter o conforto de não ter que ficar mexendo na alavanca de câmbio, porque senão perde a razão de ser.
    Como eu já disse aqui em outro comentário, acho sinceramente falando que é de uma miserabilidade imensa ficar se preocupando se o carro vai gastar mais ou menos isso ou aquilo mexendo o tempo todo no câmbio. Coisa de gente absolutamente que se preocupa em economizar centavos e que nem deveria ter carro.
    Para mim vale aquela brincadeira....Quem se preocupa em economizar esses trocados, deveria correr atrás de um onibus, pois assim economiza o dinheiro da passagem.

Caro Andarilho Tricolor

Peço desculpas a vc pelas minhas respostas , pois acho que vc ficou magoado comigo , pois pelas suas respostas demonstra esta irritação , ou então vc ainda não entendeu minha dúvida .

Não estou querendo economizar micharia em combustível , longe disto , estava apenas querendo saber qual a forma CERTA de usar um cambio automático , acho que aqui é um espaço democrático para que TODOS tirem suas dúvidas , mesmo as vezes em perguntas que PARECEM fáceis , mas para outros podem ser difíceis .

Já andei muito de ônibus , não me envergonho disto e se um dia não puder ter carro próprio andaria de ônibus novamente sem problema algum , mas hoje graças a Deus posso ter este carro que tenho e consertar o cambio dele qtas vezes forem nescessárias por ano que para mim não fará diferença .

Pela maneira que vc tem respondido da a impressão que sou miserável ou que comprei este carro sem condições de o ter , que fico regulando centavos de reais , não sou deste tipo .

Mais uma vez te peço desculpas por minhas respostas se porventura tenha te magoado ou te irritado .

Abraço e boa Páscoa pra vc e sua família .
  • 14/04/2014, 12:40
    sgrul1
    Citação:

NEWTON GUERRA

Qdo fui comprar este carro fiquei numa dúvida cruel qto ao AT e o mecânico , pois achava que não me acostumaria com o AT , mas depois que comprei em uma semana já esta bem adaptado e meus irmãos me perguntaram se já havia adaptado qdo estava com 15 dias com o carro e respondi : como pode uma pessoa não adptar com um conforto maior ??

Obrigado pela atenção .

Abraço

Com coisa boa a gente acostuma fácil. Eu creio que o carro foi projetado p ficar no D. P adotar uma conduta diferente, seria necessário explicações técnicas que comprovem o contrário. Penso que entre ficar com o desgaste natural, que ja é conhecido e contabilizado, ou um possível problema desconhecido, pois ainda não se tem informações suficientes p cocluir, eu ficaria com a opção mais garantida. Tb se ficar preso em um engarrafamento q nao ande, nao vai ficar 30, 40 min com o pe no freio heheh. Abrc
  • 14/04/2014, 12:43
    Newton Guerra
    Citação:

Postado originalmente por WellingtonFMachado Ver Post
    Caríssimo Newton,

Wellington, eu acho difícil avaliar o tempo parado no trânsito ou semáforo. Prefiro manter sempre no D. Se vou parar por um tempo maior por algum motivo diferente, já desligo o carro, mas é muito raro. Pensando no assunto, acho que nunca deixei o carro em N.

Por enquanto a única manutenção que fiz (fora as trocas de óleo e filtro) foi no câmbio do Vitara. Aos 160.000 km ele começou a patinar. Me parece que ainda aguentava um tempo. Como sou meio chato, mandei trocar o master kit e gastei R$ 2500.00, acho que há 3 anos. Essa quilometragem foi percorrida quase toda no trânsito de São Paulo, imagino que o desgaste seja maior nessas condições.

Meu ex-Grand Vitara está na família, com 200.000 km e o câmbio sem nenhum sintoma de problemas. O Prado está só com 130.000 km, novinha em folha :concordo:.

Abraços
  • 14/04/2014, 12:45
    guilhermeabreu
    Citação:

Postado originalmente por HERICK Ver Post
    Grande Doutor Guilherme! Li as respostas anteriores dos colegas e só faltou um detalhe com relação ao câmbio automático, a posição"N" tem somente uma função a de ser utilizada com o carro/VTR parada e desligado o motor, para empurrar em caso de ser rebocado e oi guinchado, como se "fosse" a posição neutra do câmbio manual, essa era a minha maior dúvida, quando tive um Honda Fit automático e o consultor técnico da CCS Honda me ensinou o correto manuseio desse câmbio maravilhoso! Um forte abraço do seu amigo Herick!

Caro e grande amigo HERICK

Obrigado por mais este esclarecimento .

Forte abraço
  • 14/04/2014, 12:46
    guilhermeabreu
    Citação:

Postado originalmente por sgrul1 Ver Post
    Com coisa boa a gente acostuma fácil. Eu creio que o carro foi projetado p ficar no D. P adotar uma conduta diferente, seria necessário explicações técnicas que comprovem o contrário. Penso que entre ficar com o desgaste natural, que ja é conhecido e contabilizado, ou um possível problema desconhecido, pois ainda não se tem informações suficientes p cocluir, eu ficaria com a opção mais garantida. Tb se ficar preso em um engarrafamento q nao ande, nao vai ficar 30, 40 min com o pe no freio heheh. Abrc

SGRUL1

Com tantos esclarecimentos agora fica fácil de conduzir um CA .

Abraço
  • 14/04/2014, 12:52
    andarilho tricolor
    Citação:

Caro Andarilho Tricolor

Peço desculpas a vc pelas minhas respostas , pois acho que vc ficou magoado comigo , pois pelas suas respostas demonstra esta irritação , ou então vc ainda não entendeu minha dúvida .

Não estou querendo economizar micharia em combustível , longe disto , estava apenas querendo saber qual a forma CERTA de usar um cambio automático , acho que aqui é um espaço democrático para que TODOS tirem suas dúvidas , mesmo as vezes em perguntas que PARECEM fáceis , mas para outros podem ser difíceis .

Já andei muito de ônibus , não me envergonho disto e se um dia não puder ter carro próprio andaria de ônibus novamente sem problema algum , mas hoje graças a Deus posso ter este carro que tenho e consertar o cambio dele qtas vezes forem nescessárias por ano que para mim não fará diferença .

Pela maneira que vc tem respondido da a impressão que sou miserável ou que comprei este carro sem condições de o ter , que fico regulando centavos de reais , não sou deste tipo .

Mais uma vez te peço desculpas por minhas respostas se porventura tenha te magoado ou te irritado .

Abraço e boa Páscoa pra vc e sua família .

Caro Guilherme;
    De modo algum fiquei irritado ou magoado com suas colocaçoes e esses foruns servem justamente para troca de idéias e informaçoes,pois todos temos algo a ensinar ou aprender.
    As ultimas colocaçoes que fiz, não foram dirigidas a voce e sim a outros comentários que insistem em dizer que há algum tipo de vantagem em ficar mexendo na alavanca de um carro automático.Sou totalmente contrário a isso e realmente tenho de admitir que não "aliso" na hora de certas colocaçoes,pois afinal a vida não é feita toda de momentos de carinho.Muito pelo contrário.
    Me perdoe se sentiu ofendido...a intenção não foi essa!
  • 14/04/2014, 13:25
    guilhermeabreu
    Citação:

Caro Guilherme;
    De modo algum fiquei irritado ou magoado com suas colocaçoes e esses foruns servem justamente para troca de idéias e informaçoes,pois todos temos algo a ensinar ou aprender.
    As ultimas colocaçoes que fiz, não foram dirigidas a voce e sim a outros comentários que insistem em dizer que há algum tipo de vantagem em ficar mexendo na alavanca de um carro automático.Sou totalmente contrário a isso e realmente tenho de admitir que não "aliso" na hora de certas colocaçoes,pois afinal a vida não é feita toda de momentos de carinho.Muito pelo contrário.

Grande ANDARILHO TRICOLOR

Fico feliz por isto , pois como falei a lingua portuguesa é complicada , e entendi que vc estava falando comigo , mas passou o mal entendido .

Abração e seguiremos em " D " a partir de agora , rsrsrsrsrsrs .
  • 14/04/2014, 14:23
    Clandio
    Citação:

Caro Guilherme;

Eu também tinha entendido que a resposta era para o Guilherme e me pareceu injusta aforma como foi colocada.

Que bom que ficou tudo esclarecido.

Abraços.
  • 14/04/2014, 18:16
    WellingtonFMachado
    Bom,
    Andarilho como sua resposta foi em cima do meu post, solicito que leia novamente meu comentário e antes de colocar palavras nele: "insistem em dizer que há algum tipo de vantagem em ficar mexendo na alavanca de um carro automático".
    -> Em momento algum informei que HÁ VANTAGEM em economia de combustível, LEIA -> "quesito economia, quase imperceptível" e sim mais por comodidade de "ficar um tempão parado com o pé no freio". Vou lhe dar alguns exemplos "Pare e Siga, embarque e desembarque, semáforos demorados, dentre outros".

Aproveitando seu comentário, em outras situações "Terra, Lama, Serra..."existe sim vantagens em ficar "mexendo" no cambio para tirar melhor proveito do veículo, senão o engenheiro seria louco em colocar um L, 2, N, P, D e por aí vai.

Abraço,
Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 3 de 4 PrimeiroPrimeiro Anterior 1234 Próximo ÚltimoÚltimo
Todos horários são GMT -3. Hora atual: 15:07.