Amigos,

Estou com o seguinte problema na minha Hilux SRV 07/07 3.0 D-4D [180.000km]: o carro começa a fazer um barulho de algo metálico batendo, O MOTOR DISPARA A ACELERAÇÃO [PASSA DOS 4.000 RPM] e manda uma fumaceira branca pelo escapamento a ponto de deixar um rastro de óleo preto no asfalto. A bomba de alta foi trocada, mas por uma usada. Os bicos já foram trocados por novos e originais.

Histórico: o carro começou acendendo a luz de injeção e limitando o giro quando o motor era exigido, em algumas ocasiões fumaçou [branca], outras não. Eu tinhas uns dois minutos para estacionar o carro. Depois disso o motor desligava sozinho. Dava a partida na mesma hora e não tinha mais problemas [a não ser que forçasse o carro de novo]. Até esse momento esse era o sintoma.

Levei na oficina. O mecânico disse que a Bomba de Alta estava com baixa pressão. Consegui comprar uma no Mercado Livre por R$ 700,00 e substituímos a peça. Depois disso pensei ter resolvido o problema, até que...

Quando estava subindo a 3.ª Ponte [vila velha/ES] a caminhonete começa a fazer um barulho de algo metálico batendo, solta fumaça branca demais e o pior: O MOTOR DISPARA A ACELERAÇÃO. Felizmente consegui desligar o danado na chave sem problemas.

Desci do carro e vi o rastro de óleo que saiu pela descarga [que, mais tarde, o mecânico constatou se tratar de diesel e que, inclusive, se misturou com o óleo lubrificante e fez o nível subir na vareta de medição].

Novo diagnóstico: bicos injetores. Mandamos para a Bressan [autorizada BOSCH em Cariacica/ES] e os quatro foram condenados.

Comprei os quatro bicos novos na Concessionária [R$ 662,00 cada um = mais uma facada de R$ 2.648,00]. Bicos substituídos na última sexta-feira [14/06/2013], peguei o carro, dei uma volta até queimar o diesel que ainda tinha na descarga e parar de sair fumaça.

Carro excelente, até liguei pro mecânico dizendo que, depois da troca dos bicos, o carro estava até mais esperto.

Minha felicidade durou, exatas, 24 horas. Na noite de ontem o carro começa a fazer o mesmo barulho na Rodovia do Sol, fumaçar e o giro começou a disparar de novo. Dessa vez fui rápido e desliguei o motor com o carro ainda em movimento antes que o conta giro chegasse no vermelho.

Para fechar a noite o motorista do guincho da Rodosol ainda disse: PRIMEIRA VEZ QUE REBOCO UMA HILUX. Não sabia se ria ou se chorava, já era a terceira vez que eu era rebocado no mesmo mês.

Enfim, é esse o dilema. O carro está na oficina outra vez. Amanhã vou ver o mecânico. Os bicos comprei novos na Toyota, mas a bomba de alta era de carro sinistrado.

Alguém aí já passou por algo parecido e tem alguma ideia do que seja?