x
Convex Datacenter
Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 36
    Usuário Avatar de Raposo
    Entrada
    07/03/2008
    RJ
    Agradecimentos: 0

Motor diesel disparando

Amigos foristas,
    Hoje, conversando com um amigo que tem uma Ranger XLT PS 2003, ele contou que está com a pkp em uma oficina fazendo revisão. O mecânico da oficina tirou o radiador juntamente com o intercooler para troca da correia dentada. Quando foi fazer a montagem verificou que o intercooler tinha vazado uma pequena quantidade de óleo na bancada. Então ele falou que era óleo proveniente da turbina. Como a quantidade era pouca o meca falou que era normal, mas se fosse uma quantidade maior seria problema pois já tinha recebido dois veículos (Ranger e Pajero) com os motores estourados. Segundo o relato dele, quando a turbina começa a jogar óleo para o intercooler a mesma está ruim e o motor pode acabar disparando, ou seja, NÃO ADIANTA DESLIGAR NA CHAVE, TEM QUE ENCOSTAR EM UM POSTE ENGRENAR UMA 5ª E FAZER ELE MORRER PORQUE SENÃO O ÓLEO TODO VAI EMBORA DO CÁRTER E FUNDE O MOTOR.
    Então, como nunca tinha escutado coisa semelhante pergunto: procede o relato? Alguém já ouviu falar ou presenciou fato semelhante?
    Abraços.
    Natasha: Ranger CD, XLT, 4X4, 2001
    Maxxion HSD, 2.5, Euro II, 1 1/2 volta na BI, Pneus BF AT 31"

Em breve: ENVELOPADA

Usuário Avatar de Imperador!
    Entrada
    18/02/2010
    Local
    Fortaleza/CE
    Agradecimentos: 30
    O relato procede.
    Vá no fórum Mitsubishi que tem inúmeros relatos de motores de L200 disparando.

Particularmente, não vi acontecer com as Ranger, Hilux ou Triton, mas não quer dizer que não posso ocorrer.

Para quem (Deus nos livre!) se ver numa situação dessas, só tem uma solução: tentar bloquear a admissão de ar do motor.
    Ford F-1000 HSD 4x4 - "Peste"
    Dodge RAM 2500 5.9 - "Spitfire"

Usuário Avatar de Carlos A. C. Azevedo
    Entrada
    27/02/2009
    Local
    Ananindeua/PA
    Agradecimentos: 2
    Sim, pode acontecer em qualquer motor, com BI ou CR, não tem como escapar depois que acontecer, mas pode verificar se tem MUITO ÓLEO na admissão..

E se disparar só tem dois jeito, é esses mesmo tampar a entrada de ar da turbina, O QUE É MUITO ARRISCADO E RECOMENDADO SÓ SE TIVER BASTANTE "CALMO" E CONSICENTE DO QUE SE TEM QUE FAZER, algo impossivel depois de ver o conta giros passando dos 5000 rpm.

A outra é matar na 5ª, mas pode quebrar o eixo piloto da caixa ou até coisa pior, mas é melhor a caixa do que o motor... sendo essa ultima muito MAIS segura...
    Ex - L200 Sport HPE 2005

Entrada
    18/02/2010
    Local
    Fortaleza/CE
    Detalhe: esse negócio de matar na 5ª nem sempre funcionará...

Não sei se faz sentido, mas acho que numa Ranger (relação longa), matar na 5ª é mais fácil; mas se for numa picape com relação curta deve ser mais difícil; AT, então, danou-se!

Eu ja vi acontecer isso com uma l200 colocar marcha nao adianta, o cara matou ela tampando a admissão com a mão, deu um chupão na mão dele, bem forte mesmo, mas apagou ela, fiquei imaginando o motor da Ram, deve rancar pedaço!!!!!!
    Dodge Ram 5.9 4x4 RC 2008, BF 315/70/17
    Ranger XLT CD 2.3 16V 2010.

Usuário Avatar de godz
    Entrada
    08/11/2010
    Local
    Brasília/DF
    Isso aconteceu com a minha Ranger.

Minha esposa estava dirigindo sozinha e a turbina estourou. A caminhonete ficou envolta em uma bola de fumaça. Graças a Deus ela conseguiu encostar em um ponto de ônibus e desligou.

Fui até o local e chamei o mecânico (Emerson do RK. Conhecido aqui). Ele pediu que eu ligasse o carro para que ele olhasse o motor para ver o que tinha acontecido. Depois pediu que eu desligasse. Desliguei a ignição mas o motor continuou funcionando.

Quando o Emerson viu isso, pediu para eu sair e entrou correndo na Ranger. Ele pisou no freio de estacionamento, pisou no freio normal, engatou a 5ª marcha e ainda pisando no freio, largou a embreagem de vez. Assim o motor apagou.

Se o mecânico não estivesse lá eu não saberia o que fazer. Nunca tinha ouvido falar disso. Ele disse que já viu motor explodir assim.

Tive que comprar uma turbina nova. A que estourou não teve como retificar. A nova com garantia de fábrica morreu em R$ 2.499,00

Ainda bem que não precisei pagar o que me cobraram em uma concessionária aqui de Brasília (Slavieiro). Me cobrou R$ 8.132,00

Economizei uma grana danada
    Ex - Ranger Limited 2003/2004 - 2.8 Power Stroke - BF Goodrich Long Trail 31 x 10,50

Usuário Avatar de FRanger
    Entrada
    05/08/2007
    Local
    Resende/RJ
    Provavelmente nos motores eletrônicos entraria na rotação de corte e o suprimento de diesel seria cortado. Correto?
    Abraços,
    FRanger
    Ex Ranger XLT 4x4 2000 e mesma 2002
    Hilux CD SRV 4x4 AT 2010

Entrada
    18/02/2010
    Local
    Fortaleza/CE
    Citação Postado originalmente por FRanger Ver Post
    Provavelmente nos motores eletrônicos entraria na rotação de corte e o suprimento de diesel seria cortado. Correto?
    Abraços,
    FRanger
    Quando ocorre o disparo do motor e se fecha a chave, já se corta a alimentação de combustível.
    O problema é que o motor continua funcionando queimando o óleo do motor, em vez do diesel.

Tomara que os motores eletrônicos tenham alguma medida de segurança pra essas situações...

Usuário Avatar de Carlos A. C. Azevedo
    Entrada
    27/02/2009
    Local
    Ananindeua/PA
    Agradecimentos: 2
    E na L200 a 5ª é muito curta, mas hoje estava parado com a segunda engatada e com o pé do freio tirei o pé de uma vez da embreagem e o motor morreu, ps ele tava em marcha lenta..

Mas o problema todo é o óleo que a turbina sobe pra admissão, o ideial seria que o intercooler tivesse um recolhedor pra esse óleo nunca chegar nem a subir pra entrada da adimissão...

E tambem um fechamento automatico da admissão quando ocorresse um neogcio desse, mas correr perigo pra desligar o motor, tampando a admissão com o bicho a mais de 5000 rpm , é muito melhor deixa ele estourar do que correr risco desofrer um acidente grave que Deus o livre.. é 100% mais vantagem..
    Ex - L200 Sport HPE 2005

Usuário Avatar de vieira912
    Entrada
    13/06/2010
    Local
    Cuiabá/MT

Não imperador nenhum motor a Diesel está Fora deste problema.

Citação Postado originalmente por Imperador! Ver Post
    Quando ocorre o disparo do motor e se fecha a chave, já se corta a alimentação de combustível.
    O problema é que o motor continua funcionando queimando o óleo do motor, em vez do diesel.

Tomara que os motores eletrônicos tenham alguma medida de segurança pra essas situações...
    Como você mesmo disse

como o motor a Diesel acaba queimando o Óleo do motor que provavelmente viria da turbina caso o eixo comece a soltar mais óleo do que o Normal, ou até uma quebra do eixo da turbina como nosso colega ai de cima informou mesmo sendo a BI ou Commom Rail acaba disparando do mesmo Jeito.

também pode acontecer em motor que esteja com Algum vazamento interno tipo retentores de válvulas vazando ou anéis, mais o mais comum que dispara a ponto de explodir o motor é do óleo da turbina, principalmente aquele retorno da tampa do motor para a mangueira de admissão da turbina acho bacana a iniciativa da norma EuroII-III mais infelizmente acaba acumulando muito óleo no inter-cooler, mais mesmo assim o motor vai queimando este óleo de pouco a pouco e faz até com que economize combustível, mais em alguns casos com a L-200 com o motor 4D56 ele acumula óleo demais nas mangueiras e quando o motor chega a uma certa Quilometragem acaba ocasionando isto, na maioria das vezes desliga sozinho devido ao acumulo de óleo ser pouco.

mais ai vai uma dica pessoal esta coisa de tampar com a mão é muito arriscado até mesmo causa de um back-fire que pode simplesmente arrancar a mão do condutor, faça que nem um colega fez, pegou o tapete de borracha do carro e tampou utilizando a mão ai sim conseguiu morrer o motor.

até mais.

Usuário
    Entrada
    31/01/2008
    Local
    Lagoa/RJ
    Uma Havaiana legítima também deve servir pra tapar a admissão.

Tem casos de motores que disparam também quando a viatura é ligada após ser desvirada depois de permanecer um tempo tombada. Mesmo motivo: óleo lubrificante na câmara.

Usuário Avatar de Raposo
    Entrada
    07/03/2008
    RJ
    Então pode-se depreender o seguinte: o que faz o motor disparar, no caso comentado, é o óleo do motor que vem em excesso da turbina, passa pelo intercooler e atinge a admissão virando combustível no lugar do diesel. Por isto, mesmo desligando a chave o motor continua funcionando até que acabe todo o óleo do cárter, correto? Como prevenir? Andando com uma havaiana, a legítima (rsrsrs) dentro da picape? Ou existe outro modo de evitar a tragédia?
    Abraços.
    Natasha: Ranger CD, XLT, 4X4, 2001
    Maxxion HSD, 2.5, Euro II, 1 1/2 volta na BI, Pneus BF AT 31"

Em breve: ENVELOPADA

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. L200 Disparando O Motor A 5000rpm
      Por eduardo de paula no fórum Mitsubishi
      Respostas: 95
      Última resposta: 25/08/2021, 16:58
    2. Respostas: 31
      Última resposta: 05/10/2018, 12:23
    3. JPX Disparando
      Por Jotuai no fórum JPX
      Respostas: 12
      Última resposta: 02/07/2009, 18:40
    4. Disparando o motor da l200