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  • #1
    Usuário Avatar de R-Mendes
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    Cool Dúvida: Reforma + Upgrades OU Troca (SW4)




    Colegas de fórum, começo um post que no futuro pode ajudar outros usuários.

    Tenho uma SW4 97/98 2.7L GAS. Adquiri em NOV/2011 e de lá pra cá, só alegria (mania que peguei do Dr. Guilherme). Está fazendo 1 ano e já rodei em torno de 10.000 km. Viajei de SP pro PR, do PR pra GO, de GO pro MT, de GO pra BA... E só troquei filtro e óleo. E meu pneu furou esses dias quando soquei ela no meio de um lamaçal violento que acabei tendo que sair só guinchado por uma Bandeirante (devido aos pneus não serem propícios para o buraco que estava me metendo). Furou e ainda fui rodando com ele furado mesmo até chegar em local seco pra poder trocar.

    Já tive uma péssima experiência com um Engesa Diesel, meu pai já teve alguns custos bem altos com carros a diesel (apesar de não querer ir pra gasolina de jeito nenhum) e como acho o consumo da SW4 razoável (8km/l cidade - 10km/l estrada), não pretendia vendê-la.

    Está entrando um dinheirinho num futuro próximo e me surgiu a dúvida... Reformo e faço os upgrades ou compro uma já pronta bem próxima do que quero?

    O Engesa eu comprei pra fazer reforma e upgrades e passei muita, mas muita raiva. Isso porque levei em profissionais que nem deveriam ser chamados dessa forma e só fui achar o cara certo muito tempo depois.

    Tem 3 coisas na minha que tem em mais novas (2000/2001/2002) que não sei se dá pra 'adicionar':

    1) ABS

    2) Ar Digital

    3) Bloqueio de diferencial

    Perguntei esses dias e o Dr. Guilheme disse que adicionar ABS poderia dar dor de cabeça e recomendou não fazer isso. Já o 'ar digital' eu imagino que seja apenas o centro do painel com os comandos digitais, porque pouca coisa deve mudar. Bloqueio de diferencial é só colocar.

    Paguei 26K na minha. Vi umas a venda bem próxima do que quero variando entre 55K e 60K, mas somente a diesel. São em torno de 30K de diferença. Basicamente uma outra VTR. Fazendo uma conta por cima, acho que trocando rodas e pneus (32x10.5 ou 33x10.5), suspensão (IronMan ou Rancho 9000), parachoques de aço, bagageiro tubular de aço, manutenção na parte elétrica, algumas trocas de partes internas mínimas, adição de guincho, faróis de milha, snorkel, rádio, central multimídia e bancos de couro, além da pintura completa (quero trocar a tonalidade da cor, para um cinza mais escuro), gasto menos do que trocar por outra mais equipada (e ainda não vem com tudo o que mencionei).

    O que fariam no meu caso? Eu sei que a maioria prefere o diesel, mas pretendo evitar essa motorização. Só se não tivesse jeito mesmo.

    O tópico está aberto aos debates.


  • #2
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    Citação Postado originalmente por R-Mendes Ver Post
    Colegas de fórum, começo um post que no futuro pode ajudar outros usuários.

    Tenho uma SW4 97/98 2.7L GAS. Adquiri em NOV/2011 e de lá pra cá, só alegria (mania que peguei do Dr. Guilherme). Está fazendo 1 ano e já rodei em torno de 10.000 km. Viajei de SP pro PR, do PR pra GO, de GO pro MT, de GO pra BA... E só troquei filtro e óleo. E meu pneu furou esses dias quando soquei ela no meio de um lamaçal violento que acabei tendo que sair só guinchado por uma Bandeirante (devido aos pneus não serem propícios para o buraco que estava me metendo). Furou e ainda fui rodando com ele furado mesmo até chegar em local seco pra poder trocar.

    Já tive uma péssima experiência com um Engesa Diesel, meu pai já teve alguns custos bem altos com carros a diesel (apesar de não querer ir pra gasolina de jeito nenhum) e como acho o consumo da SW4 razoável (8km/l cidade - 10km/l estrada), não pretendia vendê-la.

    Está entrando um dinheirinho num futuro próximo e me surgiu a dúvida... Reformo e faço os upgrades ou compro uma já pronta bem próxima do que quero?

    O Engesa eu comprei pra fazer reforma e upgrades e passei muita, mas muita raiva. Isso porque levei em profissionais que nem deveriam ser chamados dessa forma e só fui achar o cara certo muito tempo depois.

    Tem 3 coisas na minha que tem em mais novas (2000/2001/2002) que não sei se dá pra 'adicionar':

    1) ABS

    2) Ar Digital

    3) Bloqueio de diferencial

    Perguntei esses dias e o Dr. Guilheme disse que adicionar ABS poderia dar dor de cabeça e recomendou não fazer isso. Já o 'ar digital' eu imagino que seja apenas o centro do painel com os comandos digitais, porque pouca coisa deve mudar. Bloqueio de diferencial é só colocar.

    Paguei 26K na minha. Vi umas a venda bem próxima do que quero variando entre 55K e 60K, mas somente a diesel. São em torno de 30K de diferença. Basicamente uma outra VTR. Fazendo uma conta por cima, acho que trocando rodas e pneus (32x10.5 ou 33x10.5), suspensão (IronMan ou Rancho 9000), parachoques de aço, bagageiro tubular de aço, manutenção na parte elétrica, algumas trocas de partes internas mínimas, adição de guincho, faróis de milha, snorkel, rádio, central multimídia e bancos de couro, além da pintura completa (quero trocar a tonalidade da cor, para um cinza mais escuro), gasto menos do que trocar por outra mais equipada (e ainda não vem com tudo o que mencionei).

    O que fariam no meu caso? Eu sei que a maioria prefere o diesel, mas pretendo evitar essa motorização. Só se não tivesse jeito mesmo.

    O tópico está aberto aos debates.

    CARO AMIGO R-MENDES

    Vc esta querendo repetir a experiencia com o ENGESA , fazer estas modificações todas , SÓ VAI TE DAR " TA " , que segundo emu amigo FIDELIS , TA é TAXA DE APORRINHAÇÃO , e vai ficar com um carro que não terá um valor de revenda retirando aquilo que vc investiu e muito pelo contrário VAI DESVALORIZAR MUUIT O SEU CARRO , agora se é isto que vc quer vai em frente , pq vc trocar a sua viatura por outra na faixa dos 60 paus e meter ela em tudo que é tranqueira vc vai danificar e desvalorizar tb .

    Acho que vc esta numa enrascada/DILEMA muito grande , pq vc quer um carro que topa tudo : TRILHAS MÉDIAS E PESADAS ? E sofisticações de carro de expedições , ou seja : viagens longas em asfalto e trilhas mais leves , NÃO EXISTE UM CARO QUE VC POSSA FAZER TUDO isto sem ter uma perda de $$$$$$$$$$ no final de tudo .

    TRILHA NÃO COMBINA COM ABS E ELETRÔNICA .

    O maior prblema que vejo é a tala da GRANA , pois se vc fosse um abastado , tudo seria fácil de resolver , que seria em ter dois carros um para cada coisa .

    Meus 2% de contribuição .

  • #3
    Usuário Avatar de R-Mendes
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    Citação Postado originalmente por guilhermeabreu Ver Post
    CARO AMIGO R-MENDES

    Vc esta querendo repetir a experiencia com o ENGESA , fazer estas modificações todas , SÓ VAI TE DAR " TA " , que segundo emu amigo FIDELIS , TA é TAXA DE APORRINHAÇÃO , e vai ficar com um carro que não terá um valor de revenda retirando aquilo que vc investiu e muito pelo contrário VAI DESVALORIZAR MUUIT O SEU CARRO , agora se é isto que vc quer vai em frente , pq vc trocar a sua viatura por outra na faixa dos 60 paus e meter ela em tudo que é tranqueira vc vai danificar e desvalorizar tb .

    Acho que vc esta numa enrascada/DILEMA muito grande , pq vc quer um carro que topa tudo : TRILHAS MÉDIAS E PESADAS ? E sofisticações de carro de expedições , ou seja : viagens longas em asfalto e trilhas mais leves , NÃO EXISTE UM CARO QUE VC POSSA FAZER TUDO isto sem ter uma perda de $$$$$$$$$$ no final de tudo .

    TRILHA NÃO COMBINA COM ABS E ELETRÔNICA .

    O maior prblema que vejo é a tala da GRANA , pois se vc fosse um abastado , tudo seria fácil de resolver , que seria em ter dois carros um para cada coisa .

    Meus 2% de contribuição .

    Graaaande Dr. Guilherme, sempre participando, hehehe...

    Meu problema com o Engesa é que eu peguei ele já meio capenga e queria deixar ele bala. A mecânica dele era boa, o que me passou raiva foi com a lataria e interior. No caso da Toyota, não terei esse problema, pois estético o que vai mudar é basicamente a pintura, os bancos e algum detalhe no painel, além da adição de rádio (VHF/UHF). Eu tenho plena consciência que o que vou adicionar agora, se um dia pensar em vender, não vou pegar o dinheiro nunca. Mas o senhor tem uma SW4 93 Japa e pensa em se desfazer dela algum dia? 'Não vendo, não empresto, vou morrer com ela'. HaHaHAhAhAHaHA! Essa frase eu já vi em muitos posts por aí!!!

    Quero basicamente um carro para viagens curtas, expedições e para usar no dia a dia. Não pretendo fazer trilhas de dificuldade extrema, mas se um dia tiver numa situação que precise de um carro robusto pra enfrentar um chão hostil, que me sirva. Conheço de relatos, vídeos, reportagens, a confiabilidade da SW4.

    Como será um carro para muitos, muitos, muitos e muitos anos, ficou a dúvida. A minha está ótima, a parte de baixo parece de carro de pouquíssimos anos de uso. Mas como pretendo ficar muito tempo, ítens como ABS e ar digital melhoram a segurança e conforto.

  • #4
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    Citação Postado originalmente por R-Mendes Ver Post
    Graaaande Dr. Guilherme, sempre participando, hehehe...

    Meu problema com o Engesa é que eu peguei ele já meio capenga e queria deixar ele bala. A mecânica dele era boa, o que me passou raiva foi com a lataria e interior. No caso da Toyota, não terei esse problema, pois estético o que vai mudar é basicamente a pintura, os bancos e algum detalhe no painel, além da adição de rádio (VHF/UHF). Eu tenho plena consciência que o que vou adicionar agora, se um dia pensar em vender, não vou pegar o dinheiro nunca. Mas o senhor tem uma SW4 93 Japa e pensa em se desfazer dela algum dia? 'Não vendo, não empresto, vou morrer com ela'. HaHaHAhAhAHaHA! Essa frase eu já vi em muitos posts por aí!!!

    Quero basicamente um carro para viagens curtas, expedições e para usar no dia a dia. Não pretendo fazer trilhas de dificuldade extrema, mas se um dia tiver numa situação que precise de um carro robusto pra enfrentar um chão hostil, que me sirva. Conheço de relatos, vídeos, reportagens, a confiabilidade da SW4.

    Como será um carro para muitos, muitos, muitos e muitos anos, ficou a dúvida. A minha está ótima, a parte de baixo parece de carro de pouquíssimos anos de uso. Mas como pretendo ficar muito tempo, ítens como ABS e ar digital melhoram a segurança e conforto.
    R-MENDES

    É realmente falava muito isto , NÃO VENDO NÃO TROCO NÃO EMPRESTO , mas tive problema com o motor e acabei desistindo dela , daí comprei outra 2002 e no apagar das luzes o problema de motor dela foi resolvido qdo COMPREI UM CABEÇOTE NOVO agora estou com as duas e tenho que vender uma , por isto pq sou e serei sempre apaixonado por ela , venderei ela com muita dor no coração , mas agora ela esta 100% de motor com cabeçote novo turbina nova e motor com 2.000km de feito e falo em 32 paus e quem comprar ficará muito satisfeito , pois funciona tudo e a pintura ainda é de fábrica esta com 326.000 km e qdo comprei tinha 143.000 ha 12 anos atras .

  • #5
    Usuário Avatar de R-Mendes
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    Citação Postado originalmente por guilhermeabreu Ver Post
    R-MENDES

    É realmente falava muito isto , NÃO VENDO NÃO TROCO NÃO EMPRESTO , mas tive problema com o motor e acabei desistindo dela , daí comprei outra 2002 e no apagar das luzes o problema de motor dela foi resolvido qdo COMPREI UM CABEÇOTE NOVO agora estou com as duas e tenho que vender uma , por isto pq sou e serei sempre apaixonado por ela , venderei ela com muita dor no coração , mas agora ela esta 100% de motor com cabeçote novo turbina nova e motor com 2.000km de feito e falo em 32 paus e quem comprar ficará muito satisfeito , pois funciona tudo e a pintura ainda é de fábrica esta com 326.000 km e qdo comprei tinha 143.000 ha 12 anos atras .

    Tudo bem que era boa, mas uma 2002 (quase 10 anos mais nova) é bem melhor né.


    Aguardando futuras contribuições no tópico!

  • #6
    Usuário Avatar de Renato Camargo
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    21/01/2010
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    Mauá/
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    Agradecimento: 1
    Mendes na minha humilde opinião colocar ABS, Ar condicionado digital é uma adaptação trabalho$a, já bloqueio, suspenção pneus é mole. Mudar a cor eu acredito que envelopar é a melhor saída, pois ainda protege e você não desvaloriza a pintura original de fábrica, se você gosta da sua é melhor ficar com ela, se comprar outra vai querer modificar tambem, realmente é um dilema o seu

  • #7
    Usuário Avatar de Amadeus123
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    17/02/2007
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    Há uns 2 meses atrás passei por um dilema parecido, quase vendi meu UNO e a SW4 97 (diesel), para partir para uma viatura mais nova, pesquisei até outras marcas, quase fiz uma troca numa Xterra, mas quis o destino que eu ficasse com o UNO, que uso pra tiros rápidos pela cidade e a SW que uso quando viajo ou tem um povo pra carregar.

    Fiz embreagem, molas traseiras, pivôs (todos), juntas de admissão, buchas da suspenção trazeira, parachoque trazeiro, correia dentada com tensor e troca de fluidos, filtros etc... Ficou em torno de 8 milhas, peças da América.

    Já tive uma despeza grande nela há uns dois anos com cabeçote (aqueceu por problema no radiador), ano passado botei os BF 31" novos.

    Tá ficando muito boa, mas ainda quero pintar (tá na lata já) ou envelopar, trocar as capas de couro dos bancos que estão um trapo e dar um trato nas forrações (caprichar na isolação acústica).

    Com certeza o meu caso é de casamento com bodas de prata no mínimo, mas por enquanto acho que está valendo a pena, pois sei o que tenho na mão, ao contrario do sufoco que é comprar uma viatura usada e ficar esperando alguma surpresa.

    Além do que, o que se aprende sobre os cuidados com esse veículo é um patrimônio que deve ser levado em consideração, chega a ser um hobby manter a guerreira saudável.

    Mas sem dúvida é uma decisão pessoal.

  • #8
    Usuário Avatar de v_jordao
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    18/05/2012
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    curitiba/PR
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    Tô ficando preocupado, pois o maior entusiasta das sw4 japa tá partindo pra outra mais nova, pois quando comprei a minha japinha, eu li quase todos os relatos do Dr. guilherme e isso me deu ânimo pra comprar uma japinha, pois no inicio tava procurando uma mais nova, agora vão ficando pouca gente que tem uma japinha, acho que vou fazer um tópico só pra sw4 japinha, o que acham?
    Hilux sw4 dlx 93/94 turbodiesel, infelizmente tive que vender
    12/02/2021 chegou a nova Land Cruiser Prado 2008 preta,

  • #9
    Usuário Avatar de atsf
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    08/01/2010
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    Ananindeua/PA
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    Também nunca imaginei que isso fosse acontecer...ver a Bonequinha a venda! Mas o Dr. tem um Engesa pra bagaçeira..então é melhor buscar mesmo conforto e desempenho. Quando li que estava negociando até achei que fosse sair uma > 2005.

    Pro que quero do carro, só cogito a troca da minha SW4 por uma Hilux Japa Cabine Dupla, mas pra mexer a suspensão/direção e tentar chegar num nível de conforto decente. Por que o que complica nas SW4 1990-1995 é em relação acabamento, vidros e lata. Quebrei um vidro e estou procurando até agora. A hilux ficou por aí mais tempo, então deve ser mais fácil nessa parte. Peças mecânicas são fáceis de encontrar pra duas.

    Eu apoio a criação de um tópico das SW4 Japas em atividade. A exemplo do Mapeamento de Engesas na Ativa (Mapeamento de Engesas na Ativa).

  • #10
    Usuário Avatar de R-Mendes
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    08/11/2006
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    Citação Postado originalmente por atsf Ver Post
    Também nunca imaginei que isso fosse acontecer...ver a Bonequinha a venda! Mas o Dr. tem um Engesa pra bagaçeira..então é melhor buscar mesmo conforto e desempenho. Quando li que estava negociando até achei que fosse sair uma > 2005.

    Pro que quero do carro, só cogito a troca da minha SW4 por uma Hilux Japa Cabine Dupla, mas pra mexer a suspensão/direção e tentar chegar num nível de conforto decente. Por que o que complica nas SW4 1990-1995 é em relação acabamento, vidros e lata. Quebrei um vidro e estou procurando até agora. A hilux ficou por aí mais tempo, então deve ser mais fácil nessa parte. Peças mecânicas são fáceis de encontrar pra duas.

    Eu apoio a criação de um tópico das SW4 Japas em atividade. A exemplo do Mapeamento de Engesas na Ativa (Mapeamento de Engesas na Ativa).

    Adiciona mais um no time aí... Com aquele papo de 'não vendo, não empresto, vou morrer com ela', pensei que ia deixar ela de herança mesmo. Tudo bem que a Japa é pau pra toda obra, mas a 3a geração é significativamente mais confortável e não deve em nada pra Japa em termo de performance.

    Sorte pra ele! Que essa nova dê tanto prazer quanto a que ele cuidou por 11 anos.

  • #11
    Usuário Avatar de R-Mendes
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    Citação Postado originalmente por Amadeus123 Ver Post
    Há uns 2 meses atrás passei por um dilema parecido, quase vendi meu UNO e a SW4 97 (diesel), para partir para uma viatura mais nova, pesquisei até outras marcas, quase fiz uma troca numa Xterra, mas quis o destino que eu ficasse com o UNO, que uso pra tiros rápidos pela cidade e a SW que uso quando viajo ou tem um povo pra carregar.

    Fiz embreagem, molas traseiras, pivôs (todos), juntas de admissão, buchas da suspenção trazeira, parachoque trazeiro, correia dentada com tensor e troca de fluidos, filtros etc... Ficou em torno de 8 milhas, peças da América.

    Já tive uma despeza grande nela há uns dois anos com cabeçote (aqueceu por problema no radiador), ano passado botei os BF 31" novos.

    Tá ficando muito boa, mas ainda quero pintar (tá na lata já) ou envelopar, trocar as capas de couro dos bancos que estão um trapo e dar um trato nas forrações (caprichar na isolação acústica).

    Com certeza o meu caso é de casamento com bodas de prata no mínimo, mas por enquanto acho que está valendo a pena, pois sei o que tenho na mão, ao contrario do sufoco que é comprar uma viatura usada e ficar esperando alguma surpresa.

    Além do que, o que se aprende sobre os cuidados com esse veículo é um patrimônio que deve ser levado em consideração, chega a ser um hobby manter a guerreira saudável.

    Mas sem dúvida é uma decisão pessoal.

    Amigo, recomendo pintar, a não ser que faça o envelopamento em um local de qualidade com adesivo idem. E bota uns R$ 1.000,00 que é o preço médio que vai ficar. E ainda assim... Recomendam trocar com 1 ano, pois o adesivo vai ficando velho, vai repuxando com o calor...

    Também gostaria de pintar, manter a cor mas mudar o tom. Não ligo pra originalidade, mesmo porque o cinza da Toyota que vem nela não é lá essas coisas, e a pintura já está gasta.

    Como tem idéias parecidas com a minha, uma dúvida, que talvez saiba: os bancos da SW4 mais nova servem na que temos? Se servisse, acho mais negócio trocar os bancos que forrar com couro.

    Quero trocar aquele forro de camurça, procurar algum tipo de tecido ou sei lá o que que não suje e nem grude tanta sujeira.

    Mas vamos que vamos! Podemos usar o tópico pra trocar experiências.

  • #12
    Usuário Avatar de Amadeus123
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    17/02/2007
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    Osorio/RS
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    Citação Postado originalmente por R-Mendes Ver Post
    Amigo, recomendo pintar, a não ser que faça o envelopamento em um local de qualidade com adesivo idem. E bota uns R$ 1.000,00 que é o preço médio que vai ficar. E ainda assim... Recomendam trocar com 1 ano, pois o adesivo vai ficando velho, vai repuxando com o calor...

    Também gostaria de pintar, manter a cor mas mudar o tom. Não ligo pra originalidade, mesmo porque o cinza da Toyota que vem nela não é lá essas coisas, e a pintura já está gasta.

    Como tem idéias parecidas com a minha, uma dúvida, que talvez saiba: os bancos da SW4 mais nova servem na que temos? Se servisse, acho mais negócio trocar os bancos que forrar com couro.

    Quero trocar aquele forro de camurça, procurar algum tipo de tecido ou sei lá o que que não suje e nem grude tanta sujeira.

    Mas vamos que vamos! Podemos usar o tópico pra trocar experiências.
    Aonde cotei me pediram R$ 2.200 pra envelopar, material da 3M com garantia de 5 anos (para desbotamento), acho que a pintura ficaria em torno de R$ 5.000, ainda estou pesquisando.

    Quanto aos bancos acho que adaptar é fácil, não sei quanto a valores, mas acho que capa sai bem mais barato.

    O forro já pensei em pintar, deve ficar mais liso e fácil de limpar. O negócio é pegar um tecido igual para testar.

    Um upgrade relativamente barato que quero fazer é forrar as partes de lataria com manta asfaltica, como nos panos das portas, andei pesquisando e parece que o ganho em silêncio no habitáculo é enorme, principalmente pra quem tem o nervoso 1kzt dentro do cofre. Os profissionais da área alegam que a lata funciona como um "cone de alto falante" reverberando o som do motor, com a manta a inércia dos "cones" aumenta, devido ao peso extra, atenuando bastante esse efeito desagradável da reverberação.
    4X4 Brasil

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