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Convex Datacenter
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  • #25



    Citação Postado originalmente por guilhermeabreu Ver Post
    FRANK

    Não vai na conversa que é SÓ recolocar água e pronto , ALGUMA COISA DE ERRADO TEM AÍ , normalmente nas SW4 o vaso de expansão não é pressurizado , logo : toda vez que o motor aquece normal ele joga água para o VASO DE EXPANSÃO , o próprio nome esta dizendo VASO DE EXPANSÃO e assim que o motor esfria e SE TUDO ESTIVER CORRETO " VEDADO " , O VÁCUO QUE FORMA NO SISTEMA FAZ A ÁGUA VOLTAR PARA O MOTOR , mas caso tenha algum problema POR MENOR QUE SEJA ( um pequenino furinho numa mangueira ) NÃO FORMARÁ VÁCUO . DAI O RADIADOR VAI FICAR SEM ÁGUA E O DEPÓSITO DE EXPANSÃO PERMANECERÁ CHEIO DE ÁGUA pq não tem VÁCUO NO SISTEMA e não tem como FAZER a água voltar para o motor, é o caso que ocorre na maioria dos casos relatados aqui .

    OLHA !!!!!!!!!!!!!!!! O RADIADOR ESTAVA VAZIO MAS O VASO DE EXPANSÃO ESTAVA CHEIO !!!!!!!!!!!! PORQUE ????? Respondendo : pelo motivo exposto acima .

    Como já citei anteriormente sobre o conselho de um engenheiro mecanico de :

    1- Colocar um cebolão com a temperatura que quisermos , ex : 98ºC , qdo a tempertura do motor chegar nesta temperatura o CEBOLÃO ligará e acionaria uma BUZINA e/ou uma LUZ VERMELHA no painel .

    2- Colocar um VASO DE EXPANSÃO COM SENSOR DE NÍVEL DE ÁGUA , como já fiz em meu ENGESA , funciona perfeito , liga uma buzina qdo o nível de água abaixa 500ml .

    3- E agora com o mestre HUGO.MORAIS com a sugestão dos LANDEIROS da TAMPA DO RADIADOR COM SENSOR DE NÍVEL DE ÁGUA .

    Não tem erro , é só fazer uma destas 3 alternativas que vc ficará mais seguro qto a TEMPERATURA DO MOTOR .

    Destas 3 opções achei a 1ª e a 3º as melhores pelo simples fato dos relatos das pessoas daqui que tem falado que tem vazado água e o nível de água no VASO DE EXPANSÃO FICA CHEIO , o que não vejo ocorrer no meu ENGESA , no meu ENGESA não tem vazamento aparente nenhum , nunca rompeu um selo de motor e nem arrebentou mangueira para que eu pudesse ter esta informação , no meu ENGESA não existe vazamento a parente nenhum , mas o nível no vaso de expansão abaixa 500ml a cada 15 dias e a buzina toca , LOGO : COMIGO ESTE VASO DE EXPANSÃO LACRADO , COM SENSOR DE NÍVEL ESTA FUNCIONANDO A CONTENTO , ESTOU SATISFEITO COM ESTA ADAPTAÇÃO QUE FIZ E ME SINTO MAIS PROTEGIDO QTO AO SUPERAQUECIMENTO .
    Guilherme, vc tinha razão. Nao tenho acessado o forum em função da corrida para a compra de peças, espero receber o carro esta semana. O estrago foi grande, havia uma fissura perto do bocal do radiador, a água esvaiu-se e sem o vácuo, o motor superaqueceu.

    Foi trocado o cabeçote, correias, tampo do tucho e consertado o radiador. Aproveitei e tirei o turbo e a bomba injetora, levando ao pessoal que conheço para revisão. O Turbo estava perfeito, nao precisou fazer nada, e a bomba quase nao precisou trocar peças. Espero sair da oficina zerado (de problemas, porque de dinheiro isso é certo).

    PUTA PREJU!!! Se tem uma coisa que todo toyoteiro tem que ter medo em suas Hilux é de faltar água no radiador e o carro aquecer. Na oficina havia outra SW4 do ano da minha com o mesmo problema... tanto o dele, quanto a minha, as pré-câmaras de admissão estavam todas fissuradas. E o cabeçote... pqp... que facada (isso porque nao comprei na autorizada, cujo o preço, SÓ DO CABEÇOTE, é de 5,7k.

    Abr

    Frank

  • #26
    Citação Postado originalmente por Frankperdiz Ver Post
    Guilherme, vc tinha razão. Nao tenho acessado o forum em função da corrida para a compra de peças, espero receber o carro esta semana. O estrago foi grande, havia uma fissura perto do bocal do radiador, a água esvaiu-se e sem o vácuo, o motor superaqueceu.

    Foi trocado o cabeçote, correias, tampo do tucho e consertado o radiador. Aproveitei e tirei o turbo e a bomba injetora, levando ao pessoal que conheço para revisão. O Turbo estava perfeito, nao precisou fazer nada, e a bomba quase nao precisou trocar peças. Espero sair da oficina zerado (de problemas, porque de dinheiro isso é certo).

    PUTA PREJU!!! Se tem uma coisa que todo toyoteiro tem que ter medo em suas Hilux é de faltar água no radiador e o carro aquecer. Na oficina havia outra SW4 do ano da minha com o mesmo problema... tanto o dele, quanto a minha, as pré-câmaras de admissão estavam todas fissuradas. E o cabeçote... pqp... que facada (isso porque nao comprei na autorizada, cujo o preço, SÓ DO CABEÇOTE, é de 5,7k.

    Abr

    Frank
    Frank,
    Também estou amargando um prejuízo de mais ou menos R$ 3.000 por causa do super-aquecimento e trinca do cabeçote...
    Tb não comprei o original (R$ 3.700), mas sim o da MANDO (R$ 1.600, já com o jogo de juntas superiores)...
    A minha SW ficou mais de uma semana na oficina, mas ficou pronta e parece tudo ok.

    Meus sentimentos...

    Ney

  • #27
    Ney, só meu cabeçote foi 2,4k...

    Abr

    Frank

  • #28
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    MAIS OUTRA ALTERNATIVA/SOLUÇÃO PARA SE PROTEGER DO AQUECIMENTO

    É em colocar um TERMOMETRO DE ÓLEO no bloco do motor como já foi falado aqui em outro tópico .

    Um amigo daqui colocou um TERMOMETRO no mesmo local da cebolinha original , colocou um " T " e acoplou o SENSOR deste 2º termometro , só que este TERMOMETRO tem saída para tocar uma buzina e/ou acender uma luz vermelha qdo a temperatura do ólao UTRAPASSAR A TEMPERATURA PROGRAMADA POR VC .

    Este termometro é da marca RACETRONIX eu comprei um de água desta mesma marca com estes mesmos recursos mas existe de outras marcas tb , eu paguei R$89,00 no meu .

  • #29
    Usuário Avatar de Haroldo Moreira
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    Citação Postado originalmente por guilhermeabreu Ver Post
    MAIS OUTRA ALTERNATIVA/SOLUÇÃO PARA SE PROTEGER DO AQUECIMENTO

    É em colocar um TERMOMETRO DE ÓLEO no bloco do motor como já foi falado aqui em outro tópico .

    Um amigo daqui colocou um TERMOMETRO no mesmo local da cebolinha original , colocou um " T " e acoplou o SENSOR deste 2º termometro , só que este TERMOMETRO tem saída para tocar uma buzina e/ou acender uma luz vermelha qdo a temperatura do ólao UTRAPASSAR A TEMPERATURA PROGRAMADA POR VC .

    Este termometro é da marca RACETRONIX eu comprei um de água desta mesma marca com estes mesmos recursos mas existe de outras marcas tb , eu paguei R$89,00 no meu .
    Acabei de comprar esse medidor de temperatura de óleo da RACETRONIX, no site da DELLA VIA, 89 latinhas com frete e tudo para o RJ.
    Abs.
    HAROLDO MAMUTE
    Hilux Japa 2.8

  • #30
    Usuário Avatar de Ezahn
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    E ai amigos. Este medidor de temperatura do óleo funciona mesmo no caso de vazar a água? Ele vai acusar o aquecimento antes de ferrar tudo? Ou uma bóia na água seria mais eficiente?
    Alguém tem alguma experiência neste sentido?
    Hilux SW4 93 2.8 TDI

  • #31
    Ezahn,

    Como vc pensa em instalar a bóia????? no meu caso, não vi espaço no radiador para colocá-la...

    vc já viu alguma bóia dessas no mercado???

    abs!
    Ney

    Citação Postado originalmente por Ezahn Ver Post
    E ai amigos. Este medidor de temperatura do óleo funciona mesmo no caso de vazar a água? Ele vai acusar o aquecimento antes de ferrar tudo? Ou uma bóia na água seria mais eficiente?
    Alguém tem alguma experiência neste sentido?

  • #32
    Usuário Avatar de fgibin
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    Olá gente!
    Fiquei acompanhando - tenho uma sw4 98 TD - e me documentei no manual do motor.
    O "cebolão" (sensor de temperatura) neste motor já está no bloco. Mais ou menos abaixo e atras da bomba de injeção.
    O problema, na minha visão, é outro: o sensor mede a temperatura da agua (é isolado do metal do bloco) e se faltar agua não mede mais p... nenhuma.
    Neste caso o circuito de resfriamento do motor enche de vapor e o medidor não está nem aí com esta situação.
    Desligando o motor, a bomba para de circular o vapor e a agua desce no bloco.
    Por isso, quando se religa o motor o sensor, que agora está em contato com a agua que sobrou no bloco, dispara indicando a real temperatura.
    Somente que a esta altura a parte alta do motor (cabeçõte) está no seco e pode já ter ido pro espaço...
    Agora, para tudo isso acontecer, a agua deve ter saído do circuito por algum lugar.
    Nos motores diesel é raro, por não dizer quase impossivel, que a queima da junta misture agua com oleo (devido ao jogo das pressões).
    Ergo, nunca vai ver oleo na agua te "avisando" do problema...mas a junta já pode ter sido danificada sem ninguem reparar.
    Por isso penso que a trinca no cabeçote é consequencia e não a origem do problema.
    A origem é a perda do liquido de arrefecimento...
    O circuito de arrefecimento do SW4 TD é complexo e, inclusive aciona a ventoinha com um sistema de ação que depende da temperatura do liquido (quanto mais quente, quanto mais a ventoinha vira rapido) e tem uma dependencia danada do funcionamento regular da tampa que tem valor de pressão exato para abrir e jogar a agua para o vaso de expansão.
    Para este motivo, eu não faria modificações (como, por exemplo, fazer entrar o vaso de expansão no circuito em pressão) mas cuidaria com devida atenção das trocas periodicas do liquido e das proporções certa de liquido anticongelante.
    Mas, repito, esta é a minha humilde opinião e nuca tive problemas no meu SW4...
    Um grande abraço
    Fabrizio
    Mostarda - JIMNY 2018 - Downsizing is for a better life!
    Ex - Nerone - SW4 98 TD JAPA Updated - Snorkel - Michelin 31x10,5x15 and so on...

  • #33
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    Citação Postado originalmente por fgibin Ver Post
    Olá gente!
    Fiquei acompanhando - tenho uma sw4 98 TD - e me documentei no manual do motor.
    O "cebolão" (sensor de temperatura) neste motor já está no bloco. Mais ou menos abaixo e atras da bomba de injeção.
    O problema, na minha visão, é outro: o sensor mede a temperatura da agua (é isolado do metal do bloco) e se faltar agua não mede mais p... nenhuma.
    Neste caso o circuito de resfriamento do motor enche de vapor e o medidor não está nem aí com esta situação.
    Desligando o motor, a bomba para de circular o vapor e a agua desce no bloco.
    Por isso, quando se religa o motor o sensor, que agora está em contato com a agua que sobrou no bloco, dispara indicando a real temperatura.
    Somente que a esta altura a parte alta do motor (cabeçõte) está no seco e pode já ter ido pro espaço...
    Agora, para tudo isso acontecer, a agua deve ter saído do circuito por algum lugar.
    Nos motores diesel é raro, por não dizer quase impossivel, que a queima da junta misture agua com oleo (devido ao jogo das pressões).
    Ergo, nunca vai ver oleo na agua te "avisando" do problema...mas a junta já pode ter sido danificada sem ninguem reparar.
    Por isso penso que a trinca no cabeçote é consequencia e não a origem do problema.
    A origem é a perda do liquido de arrefecimento...
    O circuito de arrefecimento do SW4 TD é complexo e, inclusive aciona a ventoinha com um sistema de ação que depende da temperatura do liquido (quanto mais quente, quanto mais a ventoinha vira rapido) e tem uma dependencia danada do funcionamento regular da tampa que tem valor de pressão exato para abrir e jogar a agua para o vaso de expansão.
    Para este motivo, eu não faria modificações (como, por exemplo, fazer entrar o vaso de expansão no circuito em pressão) mas cuidaria com devida atenção das trocas periodicas do liquido e das proporções certa de liquido anticongelante.
    Mas, repito, esta é a minha humilde opinião e nuca tive problemas no meu SW4...
    Um grande abraço
    Fabrizio
    Olá para todos
    Como o Fabrizio também tenho uma SW4/98 que "ainda " não me deu problemas de aquecimento. Fui trocar o condensador de ar condicionado que já estava ruim e aproveitei para trocar o "radiador original ainda fininho, deu apenas 20 mm de espessura...Aí já que...mandei confeccionar um de cobre/latão com a espessura de 42mm e de tanto ler relatos de aquecimento, o carro ainda está na oficina para estudarmos com calma a questão de instalação de sensores e reloginhos extras.
    Qual sugestão é bem vinda
    Abr
    Alvaro Angelo

  • #34
    Usuário Avatar de SandroGaúcho
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    Pessoal

    Eu continuo monitorando a temperatura pelo sensor de temperatura que eu instalei no bloco, inclusive, fui "aferi-lo" na oficina de um amigo meu e continua na boa.

    Abç

  • #35
    Usuário Avatar de SandroGaúcho
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    Ahh outra coisa que percebi...

    A tampinha do radiador ao tirá-la vi que sai a tampa, depois a mola(solta) e por ultimo sai um anel/arruela.

    A tampa do radiador de voces é assim tb ou a minha foi pro saco?

    Valeu

  • #36
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    aquecimento

    Citação Postado originalmente por SandroGaúcho Ver Post
    Pessoal

    Eu continuo monitorando a temperatura pelo sensor de temperatura que eu instalei no bloco, inclusive, fui "aferi-lo" na oficina de um amigo meu e continua na boa.

    Abç


    Ok, Sandro
    Poderia fazer a gentileza de me passar marca, modelo e ou código do sensor e seu respectivo reloginho ? Se possível também o local no bloco onde foi instalado.
    Muito obrigado
    Abr.
    Alvaro Angelo

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