Postado originalmente por
guilhermeabreu
FRANK
Não vai na conversa que é SÓ recolocar água e pronto , ALGUMA COISA DE ERRADO TEM AÍ , normalmente nas SW4 o vaso de expansão não é pressurizado , logo : toda vez que o motor aquece normal ele joga água para o VASO DE EXPANSÃO , o próprio nome esta dizendo VASO DE EXPANSÃO e assim que o motor esfria e SE TUDO ESTIVER CORRETO " VEDADO " , O VÁCUO QUE FORMA NO SISTEMA FAZ A ÁGUA VOLTAR PARA O MOTOR , mas caso tenha algum problema POR MENOR QUE SEJA ( um pequenino furinho numa mangueira ) NÃO FORMARÁ VÁCUO . DAI O RADIADOR VAI FICAR SEM ÁGUA E O DEPÓSITO DE EXPANSÃO PERMANECERÁ CHEIO DE ÁGUA pq não tem VÁCUO NO SISTEMA e não tem como FAZER a água voltar para o motor, é o caso que ocorre na maioria dos casos relatados aqui .
OLHA !!!!!!!!!!!!!!!! O RADIADOR ESTAVA VAZIO MAS O VASO DE EXPANSÃO ESTAVA CHEIO !!!!!!!!!!!! PORQUE ????? Respondendo : pelo motivo exposto acima .
Como já citei anteriormente sobre o conselho de um engenheiro mecanico de :
1- Colocar um cebolão com a temperatura que quisermos , ex : 98ºC , qdo a tempertura do motor chegar nesta temperatura o CEBOLÃO ligará e acionaria uma BUZINA e/ou uma LUZ VERMELHA no painel .
2- Colocar um VASO DE EXPANSÃO COM SENSOR DE NÍVEL DE ÁGUA , como já fiz em meu ENGESA , funciona perfeito , liga uma buzina qdo o nível de água abaixa 500ml .
3- E agora com o mestre HUGO.MORAIS com a sugestão dos LANDEIROS da TAMPA DO RADIADOR COM SENSOR DE NÍVEL DE ÁGUA .
Não tem erro , é só fazer uma destas 3 alternativas que vc ficará mais seguro qto a TEMPERATURA DO MOTOR .
Destas 3 opções achei a 1ª e a 3º as melhores pelo simples fato dos relatos das pessoas daqui que tem falado que tem vazado água e o nível de água no VASO DE EXPANSÃO FICA CHEIO , o que não vejo ocorrer no meu ENGESA , no meu ENGESA não tem vazamento aparente nenhum , nunca rompeu um selo de motor e nem arrebentou mangueira para que eu pudesse ter esta informação , no meu ENGESA não existe vazamento a parente nenhum , mas o nível no vaso de expansão abaixa 500ml a cada 15 dias e a buzina toca , LOGO : COMIGO ESTE VASO DE EXPANSÃO LACRADO , COM SENSOR DE NÍVEL ESTA FUNCIONANDO A CONTENTO , ESTOU SATISFEITO COM ESTA ADAPTAÇÃO QUE FIZ E ME SINTO MAIS PROTEGIDO QTO AO SUPERAQUECIMENTO .