Postado originalmente por
Frankperdiz
A história do Ney acabou sendo bem semelhante ao que aconteceu com minha esposa HOJE, na ponte. Eis a estória:
A Lu estava na Ponte sentido Niterói, engarrafada (para variar) e ouviu uns "tec tec". Os ponteiros de temperatura estavam normais. Ela imediatamente encostou e desligou. Ao religar, o ponteiro da água saltou, em pouco tempo, para o nível alto, então ela encostou de vez e colocou o triângulo. O socorro da concessionária veio rápido.
O socorrista, que nao era mecânico, após levar o carro para o recuo ao final da ponte, mexeu no radiador. Até então, o reservatório estava cheio. Quando retirou a tampa, houve um forte deslocamento de ar pressurizado, e o reservatório esvaziou-se rapidamente, levando a agua para a colmeia. Segundo o "mexânico", tratava-se de ar no sistema de arrefecimento, razão do superaquecimento, e que bastava completar a agua com o motor funcionando que tudo ficaria bem.
Este, aliás, também é meu posicionamento.
Entretanto, meu corretor de seguros, que acionamos assim que o carro parou, tomou a frente do negócio e diligenciou para nao tentarmos voltar com o carro. Precavido, acionou o reboque do seguro e um taxi que temos direito. O carro está no depósito da seguradora e amanha cedo será encaminhado para meu mecânico.
O que eu estranhei neste história toda é que, religiosamente, pelo menos duas vezes por semana, eu verifico a água do radiador. Nao pelo reservatório, mas tirando a tampa com o motor frio. E SEMPRE há água até a boca, com o seu respectivo aditivo. Nao sei como poderia haver vácuo no sistema se estava repleto de água, e nao percebi mangueiras fadigadas ou rachadas em minhas vistorias.
Amanha saberei o que houve e se deu alguma caca no motor. Acho que nao deu nada nao, mas a prudência do meu corretor é justificavel, afinal, há sério risco de perda do motor por superaquecimento se acontecece de novo... ou a também temida trinca no cabeçote.
Abr. tristes
Frank