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  • #1
    Usuário Avatar de SandroGaúcho
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    Pessoal

    Será que existe alguma cola que possa usar para fixar o sensor próximo aos cilindros?

    Ney, deacordo com a informação da própria fábrica o sensor é vendido pra marcar até 120ºC mais vai até 150ºC.
    Até o momento, já marcou um pouco mais que 70ºC, sendo que o sensor está fixado na "alça" que serve pra suspender o motor, sabe qual é?

  • #2
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    Pessoal,

    Os donos de land rover morrerem de medo de um super-aquecimento do motor, justamente pelo motivo relatado aqui pelo Ney, a água vai embora rapidamente e o carro super-aquece, levando o motor junto...

    Para land rover tem vários dispositivos para este monitoramento, desde os importados (senão me engano tem um da ARB ou OME), como os caseiros, como trocar a tampa do vaso pela do ômega ou range rover, que tem um sensor de nível na tampa e liga um sirene e luzes no painel quando água baixa do reservatório...

    Abraços,

    Hugo

  • #3
    A história do Ney acabou sendo bem semelhante ao que aconteceu com minha esposa HOJE, na ponte. Eis a estória:


    A Lu estava na Ponte sentido Niterói, engarrafada (para variar) e ouviu uns "tec tec". Os ponteiros de temperatura estavam normais. Ela imediatamente encostou e desligou. Ao religar, o ponteiro da água saltou, em pouco tempo, para o nível alto, então ela encostou de vez e colocou o triângulo. O socorro da concessionária veio rápido.

    O socorrista, que nao era mecânico, após levar o carro para o recuo ao final da ponte, mexeu no radiador. Até então, o reservatório estava cheio. Quando retirou a tampa, houve um forte deslocamento de ar pressurizado, e o reservatório esvaziou-se rapidamente, levando a agua para a colmeia. Segundo o "mexânico", tratava-se de ar no sistema de arrefecimento, razão do superaquecimento, e que bastava completar a agua com o motor funcionando que tudo ficaria bem.


    Este, aliás, também é meu posicionamento.


    Entretanto, meu corretor de seguros, que acionamos assim que o carro parou, tomou a frente do negócio e diligenciou para nao tentarmos voltar com o carro. Precavido, acionou o reboque do seguro e um taxi que temos direito. O carro está no depósito da seguradora e amanha cedo será encaminhado para meu mecânico.


    O que eu estranhei neste história toda é que, religiosamente, pelo menos duas vezes por semana, eu verifico a água do radiador. Nao pelo reservatório, mas tirando a tampa com o motor frio. E SEMPRE há água até a boca, com o seu respectivo aditivo. Nao sei como poderia haver vácuo no sistema se estava repleto de água, e nao percebi mangueiras fadigadas ou rachadas em minhas vistorias.


    Amanha saberei o que houve e se deu alguma caca no motor. Acho que nao deu nada nao, mas a prudência do meu corretor é justificavel, afinal, há sério risco de perda do motor por superaquecimento se acontecece de novo... ou a também temida trinca no cabeçote.


    Abr. tristes


    Frank

  • #4
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    Citação Postado originalmente por Frankperdiz Ver Post
    A história do Ney acabou sendo bem semelhante ao que aconteceu com minha esposa HOJE, na ponte. Eis a estória:


    A Lu estava na Ponte sentido Niterói, engarrafada (para variar) e ouviu uns "tec tec". Os ponteiros de temperatura estavam normais. Ela imediatamente encostou e desligou. Ao religar, o ponteiro da água saltou, em pouco tempo, para o nível alto, então ela encostou de vez e colocou o triângulo. O socorro da concessionária veio rápido.

    O socorrista, que nao era mecânico, após levar o carro para o recuo ao final da ponte, mexeu no radiador. Até então, o reservatório estava cheio. Quando retirou a tampa, houve um forte deslocamento de ar pressurizado, e o reservatório esvaziou-se rapidamente, levando a agua para a colmeia. Segundo o "mexânico", tratava-se de ar no sistema de arrefecimento, razão do superaquecimento, e que bastava completar a agua com o motor funcionando que tudo ficaria bem.


    Este, aliás, também é meu posicionamento.


    Entretanto, meu corretor de seguros, que acionamos assim que o carro parou, tomou a frente do negócio e diligenciou para nao tentarmos voltar com o carro. Precavido, acionou o reboque do seguro e um taxi que temos direito. O carro está no depósito da seguradora e amanha cedo será encaminhado para meu mecânico.


    O que eu estranhei neste história toda é que, religiosamente, pelo menos duas vezes por semana, eu verifico a água do radiador. Nao pelo reservatório, mas tirando a tampa com o motor frio. E SEMPRE há água até a boca, com o seu respectivo aditivo. Nao sei como poderia haver vácuo no sistema se estava repleto de água, e nao percebi mangueiras fadigadas ou rachadas em minhas vistorias.


    Amanha saberei o que houve e se deu alguma caca no motor. Acho que nao deu nada nao, mas a prudência do meu corretor é justificavel, afinal, há sério risco de perda do motor por superaquecimento se acontecece de novo... ou a também temida trinca no cabeçote.


    Abr. tristes


    Frank
    FRANK

    Não vai na conversa que é SÓ recolocar água e pronto , ALGUMA COISA DE ERRADO TEM AÍ , normalmente nas SW4 o vaso de expansão não é pressurizado , logo : toda vez que o motor aquece normal ele joga água para o VASO DE EXPANSÃO , o próprio nome esta dizendo VASO DE EXPANSÃO e assim que o motor esfria e SE TUDO ESTIVER CORRETO " VEDADO " , O VÁCUO QUE FORMA NO SISTEMA FAZ A ÁGUA VOLTAR PARA O MOTOR , mas caso tenha algum problema POR MENOR QUE SEJA ( um pequenino furinho numa mangueira ) NÃO FORMARÁ VÁCUO . DAI O RADIADOR VAI FICAR SEM ÁGUA E O DEPÓSITO DE EXPANSÃO PERMANECERÁ CHEIO DE ÁGUA pq não tem VÁCUO NO SISTEMA e não tem como FAZER a água voltar para o motor, é o caso que ocorre na maioria dos casos relatados aqui .

    OLHA !!!!!!!!!!!!!!!! O RADIADOR ESTAVA VAZIO MAS O VASO DE EXPANSÃO ESTAVA CHEIO !!!!!!!!!!!! PORQUE ????? Respondendo : pelo motivo exposto acima .

    Como já citei anteriormente sobre o conselho de um engenheiro mecanico de :

    1- Colocar um cebolão com a temperatura que quisermos , ex : 98ºC , qdo a tempertura do motor chegar nesta temperatura o CEBOLÃO ligará e acionaria uma BUZINA e/ou uma LUZ VERMELHA no painel .

    2- Colocar um VASO DE EXPANSÃO COM SENSOR DE NÍVEL DE ÁGUA , como já fiz em meu ENGESA , funciona perfeito , liga uma buzina qdo o nível de água abaixa 500ml .

    3- E agora com o mestre HUGO.MORAIS com a sugestão dos LANDEIROS da TAMPA DO RADIADOR COM SENSOR DE NÍVEL DE ÁGUA .

    Não tem erro , é só fazer uma destas 3 alternativas que vc ficará mais seguro qto a TEMPERATURA DO MOTOR .

    Destas 3 opções achei a 1ª e a 3º as melhores pelo simples fato dos relatos das pessoas daqui que tem falado que tem vazado água e o nível de água no VASO DE EXPANSÃO FICA CHEIO , o que não vejo ocorrer no meu ENGESA , no meu ENGESA não tem vazamento aparente nenhum , nunca rompeu um selo de motor e nem arrebentou mangueira para que eu pudesse ter esta informação , no meu ENGESA não existe vazamento a parente nenhum , mas o nível no vaso de expansão abaixa 500ml a cada 15 dias e a buzina toca , LOGO : COMIGO ESTE VASO DE EXPANSÃO LACRADO , COM SENSOR DE NÍVEL ESTA FUNCIONANDO A CONTENTO , ESTOU SATISFEITO COM ESTA ADAPTAÇÃO QUE FIZ E ME SINTO MAIS PROTEGIDO QTO AO SUPERAQUECIMENTO .

  • #5
    Prezado Guilherme,

    A solução indicada pelo Hugo Morais (da galera de land rover) é colocar tampa com sensor de nível no tanque, e não no radiador... assim eu entendi...

    "Para land rover tem vários dispositivos para este monitoramento, desde os importados (senão me engano tem um da ARB ou OME), como os caseiros, como trocar a tampa do vaso pela do ômega ou range rover, que tem um sensor de nível na tampa e liga um sirene e luzes no painel quando água baixa do reservatório..."

  • #6
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    Ney/Guilherme,

    Sim, na land rover o sensor vai na tampa do vazo, só que na Land ele é pressurizado (selado), como se fizesse parte do radiador e na Toyota, olhei ontem, ele é para expansão, neste caso a solução da Land não serve...

    Na minha ex-camper eu fiz o sistema selado com o vazo de expansão do Gol, um mangote em T e mandei eliminar a tampa do radiador... Coisa simples, mas não sei se vale a pena fazer algo parecido na toyota, pois a mesma não tem fama de esquentar, com exceção das SW4 97 - 2000...

    Outro ponto de atenção para baixar a água é o sistema de calefação, pois utiliza a água do radiador para esquentar e a água acaba saindo pelo dreno do AC e vc não percebe que está vazando água...

    Abraços,

    Hugo

  • #7
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    Citação Postado originalmente por Ney_Niteroi II Ver Post
    Prezado Guilherme,

    A solução indicada pelo Hugo Morais (da galera de land rover) é colocar tampa com sensor de nível no tanque, e não no radiador... assim eu entendi...

    "Para land rover tem vários dispositivos para este monitoramento, desde os importados (senão me engano tem um da ARB ou OME), como os caseiros, como trocar a tampa do vaso pela do ômega ou range rover, que tem um sensor de nível na tampa e liga um sirene e luzes no painel quando água baixa do reservatório..."


    NEY E HUGO.MORAIS

    É eu errei , estava com pressa e entendí mal , o que o HUGO.MORAIS fez na EX CAMPER dele eu tb fiz no meu ENGESA como já falei , só que usei o VASO DE EXPANSÃO do TEMPRA que tem um SENSOR DE NÍVEL não é na tampa do VASO DE EXPANSÃO e sim no próprio VASO , esta funcionando beleza como já falei tb .

    Na SW4 como o HUGO falou é diferente o sistema , o VASO É ABERTO para a água ír para lá qdo o motor estiver quente e voltar através de VÁCUO no sistema qdo o motor esfriar E É AÍ QUE MORA O PERIGO PARA MIM , pois se estiver um PEQUENINO vazamento em algum lugar que não vemos , NÃO FORMARÁ VÁCUO NO SISTEMA e a água não volta para o radiador , DAÍ qdo vc andar novamente vai jogar água para fora pois o VASO DE EXPANSÃO JÁ ESTA CHEIO PQ A ÁGUA NÃO RETORNOU POR NÃO TER FORMADO VÁCUO , ATÉ DAR UM SUPERAQUECIMENTO CASO VC DÊ UMA BOBEIRA DE NÃO VER O MARCADOR DE TEMPERATURA .

    É por ísto que ACHO , digo ACHO que se modificar o sistema ABERTO DA HILUX para um LACRADO COM VASO DE EXPANSÃO , DEVE FUNCIONAR TB COM SEGURANÇA MAIOR .

    Tem que fazer o que eu fiz e o HUGO tb , de colocar um " T " na mangueira que sai do radiador para o motor para acoplar a mangueira que sai por baixo do VASO DE EXPANSÃO no CIRCÚITO LACRADO . Ficando uma magueira fina que sai por cima do radiador indo para a parte superior do VASO DE EXPANSÃO COM SENSOR DE NÍVEL ( usei o do TEMPRA ) E uma mangueira mais grossa que sai por baixo do VASO DE EXPANSÃO COM SENSOR DE NÍVEL para o " T " que foi colocado no meio da mangueira que sai por baixo do radiador para o motor .

    Este é o sistema do circuito lacrado com VASO DE EXPANSÃO COM SENSOR DE NÍVEL , LEMBRANDO que este VASO DE EXPANSÃO COM SENSOR DE NÍVEL DE ÁGUA deve ficar NIVELADO NA MESMA LINHA DE CIMA DO RADIADOR , ou seja : O VASO DE EXPANSÃO TEM QUE FICAR ACIMA DO RADIADOR .

    No seu caso NEY como a água saiu pelo selo do cabeçote , mas antes de vazar a água pelo selo o seu VASO DE EXPANSÃO ESTAVA CHEIO DE ÁGUA porque é o normal , o motor estando quente manda a água para lá , SÓ QUE AO VAZAR PELO SELO , a água do motor foi embora e o VASO FICOU CHEIO pq não deu tempo de o motor esfriar qdo vc parasse e mesmo se tivesse OBSERVADO QUE O MOTOR HAVIA AQUECIDO DEMAIS E PARASSE , a água do VASO DE EXPANSÃO NÃO VOLTARIA PARA O MOTOR , PQ O SELO ESTAVA FURADO E NÃO FARIA VÁCUO NO SISTEMA , logo : o motor ficaria sem água e o VASO SE EXPANSÃO FICARIA CHEIO .

    É por ísto que acho este sistema lacrado IMPORTANTE , pq ao saír uma pequena quantiddade de água , o vaso vai baixar io nível de água e a buzina irá tocar .

    MAS AO MESMO TEMPO SE VC ME PERGUNTAR SE VAZAR ÁGUA PELO SELO NUM CIRCUITO LACRADO , A ÁGUA DO VASO DE EXPANSÃO VAI ABAIXAR ??????????????

    EIS A QUESTÃO , " NÃO SABERIA TE RESPONDER " pois nunca aconteceu ísto comigo no ENGESA que é a minha primeira EXPERIENCIA QUE ESTOU FAZENDO e em pequenos vazamentos a ÁGUA DO VASO ABAIXA E TOCA A BUZINA .

    Mas a outra saída que o engenheiro mecanico me sugeriu é boa tb QUE CONSISTE EM :

    COLOCAR UM CEBOLÃO NO CAVALO D'ÁGUA E ASSIM QUE A TEMPERATURA ATINGIR A TEMPRATURA PRÉ ESTABELECIDA ( EX : 98ºC ) O CEBOLÃO LIGARIA A BUZINA .

    Ou se quiser instalar um cebolão no bloco do motor para medir a temperatura do óleo , assim que atingir a temperatura pré estabelecido ( EX : 115ºC , não sei qual a temperatura de serviço do óleo do motor ) o cabolão acionaria a buzina .

    O certo é que existe forma de nos prevenir , da um pouco de trabalho , MAS NUNCA se compara ao trabalho $$$$$$$$$$$$$$$$ de fazer um motor por superaquecimento .

  • #8
    Citação Postado originalmente por guilhermeabreu Ver Post
    NEY E HUGO.MORAIS

    É eu errei , estava com pressa e entendí mal , o que o HUGO.MORAIS fez na EX CAMPER dele eu tb fiz no meu ENGESA como já falei , só que usei o VASO DE EXPANSÃO do TEMPRA que tem um SENSOR DE NÍVEL não é na tampa do VASO DE EXPANSÃO e sim no próprio VASO , esta funcionando beleza como já falei tb .

    Na SW4 como o HUGO falou é diferente o sistema , o VASO É ABERTO para a água ír para lá qdo o motor estiver quente e voltar através de VÁCUO no sistema qdo o motor esfriar E É AÍ QUE MORA O PERIGO PARA MIM , pois se estiver um PEQUENINO vazamento em algum lugar que não vemos , NÃO FORMARÁ VÁCUO NO SISTEMA e a água não volta para o radiador , DAÍ qdo vc andar novamente vai jogar água para fora pois o VASO DE EXPANSÃO JÁ ESTA CHEIO PQ A ÁGUA NÃO RETORNOU POR NÃO TER FORMADO VÁCUO , ATÉ DAR UM SUPERAQUECIMENTO CASO VC DÊ UMA BOBEIRA DE NÃO VER O MARCADOR DE TEMPERATURA .

    É por ísto que ACHO , digo ACHO que se modificar o sistema ABERTO DA HILUX para um LACRADO COM VASO DE EXPANSÃO , DEVE FUNCIONAR TB COM SEGURANÇA MAIOR .

    Tem que fazer o que eu fiz e o HUGO tb , de colocar um " T " na mangueira que sai do radiador para o motor para acoplar a mangueira que sai por baixo do VASO DE EXPANSÃO no CIRCÚITO LACRADO . Ficando uma magueira fina que sai por cima do radiador indo para a parte superior do VASO DE EXPANSÃO COM SENSOR DE NÍVEL ( usei o do TEMPRA ) E uma mangueira mais grossa que sai por baixo do VASO DE EXPANSÃO COM SENSOR DE NÍVEL para o " T " que foi colocado no meio da mangueira que sai por baixo do radiador para o motor .

    Este é o sistema do circuito lacrado com VASO DE EXPANSÃO COM SENSOR DE NÍVEL , LEMBRANDO que este VASO DE EXPANSÃO COM SENSOR DE NÍVEL DE ÁGUA deve ficar NIVELADO NA MESMA LINHA DE CIMA DO RADIADOR , ou seja : O VASO DE EXPANSÃO TEM QUE FICAR ACIMA DO RADIADOR .

    No seu caso NEY como a água saiu pelo selo do cabeçote , mas antes de vazar a água pelo selo o seu VASO DE EXPANSÃO ESTAVA CHEIO DE ÁGUA porque é o normal , o motor estando quente manda a água para lá , SÓ QUE AO VAZAR PELO SELO , a água do motor foi embora e o VASO FICOU CHEIO pq não deu tempo de o motor esfriar qdo vc parasse e mesmo se tivesse OBSERVADO QUE O MOTOR HAVIA AQUECIDO DEMAIS E PARASSE , a água do VASO DE EXPANSÃO NÃO VOLTARIA PARA O MOTOR , PQ O SELO ESTAVA FURADO E NÃO FARIA VÁCUO NO SISTEMA , logo : o motor ficaria sem água e o VASO SE EXPANSÃO FICARIA CHEIO .

    É por ísto que acho este sistema lacrado IMPORTANTE , pq ao saír uma pequena quantiddade de água , o vaso vai baixar io nível de água e a buzina irá tocar .

    MAS AO MESMO TEMPO SE VC ME PERGUNTAR SE VAZAR ÁGUA PELO SELO NUM CIRCUITO LACRADO , A ÁGUA DO VASO DE EXPANSÃO VAI ABAIXAR ??????????????

    EIS A QUESTÃO , " NÃO SABERIA TE RESPONDER " pois nunca aconteceu ísto comigo no ENGESA que é a minha primeira EXPERIENCIA QUE ESTOU FAZENDO e em pequenos vazamentos a ÁGUA DO VASO ABAIXA E TOCA A BUZINA .

    Mas a outra saída que o engenheiro mecanico me sugeriu é boa tb QUE CONSISTE EM :

    COLOCAR UM CEBOLÃO NO CAVALO D'ÁGUA E ASSIM QUE A TEMPERATURA ATINGIR A TEMPRATURA PRÉ ESTABELECIDA ( EX : 98ºC ) O CEBOLÃO LIGARIA A BUZINA .

    Ou se quiser instalar um cebolão no bloco do motor para medir a temperatura do óleo , assim que atingir a temperatura pré estabelecido ( EX : 115ºC , não sei qual a temperatura de serviço do óleo do motor ) o cabolão acionaria a buzina .

    O certo é que existe forma de nos prevenir , da um pouco de trabalho , MAS NUNCA se compara ao trabalho $$$$$$$$$$$$$$$$ de fazer um motor por superaquecimento .
    Caro Guilherme Abreu,

    Gostei da idéia de monitorar a temperatura do óleo. Me parece a que requer menos alteracao no sistema original, e tb parece igualmente segura...

    onde posso instalar este cebolão de óleo??? já existe este ponto disponível????

    Abs

    Ney

  • #9
    Citação Postado originalmente por guilhermeabreu Ver Post
    FRANK

    Não vai na conversa que é SÓ recolocar água e pronto , ALGUMA COISA DE ERRADO TEM AÍ , normalmente nas SW4 o vaso de expansão não é pressurizado , logo : toda vez que o motor aquece normal ele joga água para o VASO DE EXPANSÃO , o próprio nome esta dizendo VASO DE EXPANSÃO e assim que o motor esfria e SE TUDO ESTIVER CORRETO " VEDADO " , O VÁCUO QUE FORMA NO SISTEMA FAZ A ÁGUA VOLTAR PARA O MOTOR , mas caso tenha algum problema POR MENOR QUE SEJA ( um pequenino furinho numa mangueira ) NÃO FORMARÁ VÁCUO . DAI O RADIADOR VAI FICAR SEM ÁGUA E O DEPÓSITO DE EXPANSÃO PERMANECERÁ CHEIO DE ÁGUA pq não tem VÁCUO NO SISTEMA e não tem como FAZER a água voltar para o motor, é o caso que ocorre na maioria dos casos relatados aqui .

    OLHA !!!!!!!!!!!!!!!! O RADIADOR ESTAVA VAZIO MAS O VASO DE EXPANSÃO ESTAVA CHEIO !!!!!!!!!!!! PORQUE ????? Respondendo : pelo motivo exposto acima .

    Como já citei anteriormente sobre o conselho de um engenheiro mecanico de :

    1- Colocar um cebolão com a temperatura que quisermos , ex : 98ºC , qdo a tempertura do motor chegar nesta temperatura o CEBOLÃO ligará e acionaria uma BUZINA e/ou uma LUZ VERMELHA no painel .

    2- Colocar um VASO DE EXPANSÃO COM SENSOR DE NÍVEL DE ÁGUA , como já fiz em meu ENGESA , funciona perfeito , liga uma buzina qdo o nível de água abaixa 500ml .

    3- E agora com o mestre HUGO.MORAIS com a sugestão dos LANDEIROS da TAMPA DO RADIADOR COM SENSOR DE NÍVEL DE ÁGUA .

    Não tem erro , é só fazer uma destas 3 alternativas que vc ficará mais seguro qto a TEMPERATURA DO MOTOR .

    Destas 3 opções achei a 1ª e a 3º as melhores pelo simples fato dos relatos das pessoas daqui que tem falado que tem vazado água e o nível de água no VASO DE EXPANSÃO FICA CHEIO , o que não vejo ocorrer no meu ENGESA , no meu ENGESA não tem vazamento aparente nenhum , nunca rompeu um selo de motor e nem arrebentou mangueira para que eu pudesse ter esta informação , no meu ENGESA não existe vazamento a parente nenhum , mas o nível no vaso de expansão abaixa 500ml a cada 15 dias e a buzina toca , LOGO : COMIGO ESTE VASO DE EXPANSÃO LACRADO , COM SENSOR DE NÍVEL ESTA FUNCIONANDO A CONTENTO , ESTOU SATISFEITO COM ESTA ADAPTAÇÃO QUE FIZ E ME SINTO MAIS PROTEGIDO QTO AO SUPERAQUECIMENTO .
    Guilherme, vc tinha razão. Nao tenho acessado o forum em função da corrida para a compra de peças, espero receber o carro esta semana. O estrago foi grande, havia uma fissura perto do bocal do radiador, a água esvaiu-se e sem o vácuo, o motor superaqueceu.

    Foi trocado o cabeçote, correias, tampo do tucho e consertado o radiador. Aproveitei e tirei o turbo e a bomba injetora, levando ao pessoal que conheço para revisão. O Turbo estava perfeito, nao precisou fazer nada, e a bomba quase nao precisou trocar peças. Espero sair da oficina zerado (de problemas, porque de dinheiro isso é certo).

    PUTA PREJU!!! Se tem uma coisa que todo toyoteiro tem que ter medo em suas Hilux é de faltar água no radiador e o carro aquecer. Na oficina havia outra SW4 do ano da minha com o mesmo problema... tanto o dele, quanto a minha, as pré-câmaras de admissão estavam todas fissuradas. E o cabeçote... pqp... que facada (isso porque nao comprei na autorizada, cujo o preço, SÓ DO CABEÇOTE, é de 5,7k.

    Abr

    Frank

  • #10
    Citação Postado originalmente por Frankperdiz Ver Post
    Guilherme, vc tinha razão. Nao tenho acessado o forum em função da corrida para a compra de peças, espero receber o carro esta semana. O estrago foi grande, havia uma fissura perto do bocal do radiador, a água esvaiu-se e sem o vácuo, o motor superaqueceu.

    Foi trocado o cabeçote, correias, tampo do tucho e consertado o radiador. Aproveitei e tirei o turbo e a bomba injetora, levando ao pessoal que conheço para revisão. O Turbo estava perfeito, nao precisou fazer nada, e a bomba quase nao precisou trocar peças. Espero sair da oficina zerado (de problemas, porque de dinheiro isso é certo).

    PUTA PREJU!!! Se tem uma coisa que todo toyoteiro tem que ter medo em suas Hilux é de faltar água no radiador e o carro aquecer. Na oficina havia outra SW4 do ano da minha com o mesmo problema... tanto o dele, quanto a minha, as pré-câmaras de admissão estavam todas fissuradas. E o cabeçote... pqp... que facada (isso porque nao comprei na autorizada, cujo o preço, SÓ DO CABEÇOTE, é de 5,7k.

    Abr

    Frank
    Frank,
    Também estou amargando um prejuízo de mais ou menos R$ 3.000 por causa do super-aquecimento e trinca do cabeçote...
    Tb não comprei o original (R$ 3.700), mas sim o da MANDO (R$ 1.600, já com o jogo de juntas superiores)...
    A minha SW ficou mais de uma semana na oficina, mas ficou pronta e parece tudo ok.

    Meus sentimentos...

    Ney

  • #11
    Ney, só meu cabeçote foi 2,4k...

    Abr

    Frank

  • #12
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    Pessoal,
    Vou postar a minha experiencia com selos de motor, quando tinha um Jipe Wilys 52, perdi um cabeçote em 1984 pois furou um selo de motor, na época nao sabia que isso acontecia e tinha comprado ele a pouco tempo e o ex-dono nao usava liquido no radiador, ou seja demorou 32 anos pra furar, com minha Band 91 após 15 anos troquei os selos como manutençao preventiva e estavam perfeitos, acredito que se usarmos o liquido na proporçao adequada e com a frequencia de troca conforme o manual nao haverá problema, senao a fabrica colocaria os selos como item de troca com x km ou x anos, em resumo se voce comprar uma SW4 e a agua tiver com ferrugem aconselho trocar todos os selos do motor alem dos itens ja comentados, mas se o dono anterior for cuidadoso nao vejo necessidade, senão vai virar uma paranóia esta estoria de aquecimento em Hilux e voce acaba nao curtindo o carro. (aliás selo no bloco todos os carros tem, faz parte do processo de fundição do bloco).

    Frank, torço para que nao seja nada grave.
    Abs.
    Carlos Feitosa.
    LAND CRUISER PRADO 2009
    EX - SW4 3.0 TD 2002

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