Esta dica do ZeroCom é melhor ainda pois sendo de algum colega jipeiro (ou indicado por) é mais garantido. Aqui no fórum tem classificados. Dá uma olhadinha também.
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Valeu pessoal pela atenção.
Acho q as segunda e terceira estão sendo vendidas por particular mas o mesmo dono.
Para o meu uso prioritário a terceira então não é recomendada, além de estar acima do meu teto.
A segunda também está com pneu muito largo p meu uso. Desculpa minha ignorancia mas o q signifca estar espoada?
Se escolher uma sem ar qnt devo gastar para instalar um? aqui em MS é impossível ficar sem.
Zerocom as opções de pickup são maiores, mas como meu uso principal será dia a dia e não tenho filhos prefiro os jepinhos curtos mesmo, facilidade em manobrar estacionar e tal.
Dei uma procurada aqui nos classificados e vi uma interessante do claudio gallo, alguém conhece? Tem outras três que também cabem no meu orçamento.
Abraços!!!
allo
Oi Leandro
Estar "spoada" significa que possui SPOA. SPOA é a sigla para Spring Over Axle que é a mola (no caso o feixe) por sobre o eixo. A maior parte dos 4x4 com eixo rígido possui a mola passando por baixo do eixo (SPUA – Spring Under Axle) e aí, para se conseguir altura (coisa de 5"), inverte-se a posição passando o feixe para cima.
Com o aumento da altura pode-se colocar pneus maiores. Ganha-se ângulos de entrada e saída, vão livre e curso de suspensão.
Mas permita-me uma correção: Eu disse que ambas as de Monte Castelo eram spoadas, porém somente a 81 dizia "molejo por cima do eixo".
Abraços
Vlw Denise, muito boa explicação...mas ficou uma dúvida, qual o efeito colateral dessa alteração, se e que tem? Aumento no gastos de manutenção, perda de estabilidade em estradas, quebras mais recorrentes, entre outras.
Os motores MB 364 são melhores que os 314 em manutenção ou em força? E os 14B?
Qual é a velocidade segura de cruzeiro no asfalto com esses motores MB? Os câmbios com 5 marchas conseguem desenvolver mais?
Vlw!!!!
Bom, direi aqui o primeiro que é o cu$$$$$to pois pra espoar tem que mexer em outras coisas e depois mais o cu$$$to de manutenção pois há um desgaste maior dos componentes da suspensão e dos pneus.
Neste tópico tem muita coisa: http://www.4x4brasil.com.br/forum/to...o-da-band.html
É normal dúvidas e perguntas que só vão aumentar conforme aumenta também seu interesse. Tem muito mais a se falar sobre SPOA e mais ainda sobre as diferentes motorizações, sem falar dos outros tantos assuntos pertinentes às Bands. Então sugiro primeiramente mergulhar neste fórum nos diversos tópicos sobre Toyota Bandeirante para depois então perguntar e tirar alguma dúvida. Aqui a turma é muito sabedora, experiente e muitíssimo generosa também.
Vai fundo!
Leandro, só adiantando algumas coisas do que vc perguntou, pois os detalhes são muitos....
O motor OM 364 é mais potente (torque) e mais veloz que o 314. A manutenção não é mais cara, são equivalentes em desgaste e custo. O 14B é o mais veloz e macio de todos, mas o custo de manutenção é maior, em que pese alguns discordarem, e as peças são mais difíceis de encontrar.
O câmbio 5 marchas te permite andar mais na estrada, pois a relação fica maior. Mas existe a opção de alongar os diferenciais de uma band 4 marchas e o resultado fica semelhante.
A velocidade de cruzeiro de uma band depende muito de sua configuração, mas eu diria que as melhores rodam, de forma segura, 120/130km (claro que modificando algumas coisas vc chega a 150/160km, mas aí a segurança .....). Uma original não passa de 90km.
Para tanto vc precisa de uma série de adaptações como pino de direção rolamentado, barra estabilizadora (se não tiver a original), amortecedor de direção, pneus mais largos, freio a disco, turbina, intercooler etc, etc.
Em fim, vai com calma e leia bastante este forum antes de comprar a sua. É fundamental para não cair em uma roubada.
boa sorte
Se não estou enganada (se estiver por favor me corrijam) parece que tem a ver com a correção do ângulo do caster. Você sai de uma medida original a todas para uma variável. Os high steers também podem ocasionar desgaste irregular.
Sabemos contudo que o sucesso de qualquer alteração (ainda mais SPOA que envolve um conjunto de alterações) tem muito a ver com a competência de quem faz.