Maurício,
No câmbio antigo dá pra sair em segunda marcha na boa. Se for uma subida muito íngreme, aí tem que engatar a primeira.
No câmbio moderno a primeira é bem forte. Mesmo em subidas íngremes sai brincando.
Diferentemente dos motores das picapes modernas, os motores OM364 e OM314 entregam o torque em baixa rotação, então não é necessário acelerar muito. Primeira reduzida, só pra subir em coqueiro.
Segue abaixo o escalonamento das marchas dos dois câmbios:
Cambio seco:
1.ª - 5,41:1 - seca
2.ª - 3,12:1 - seca
3.ª - 1,77:1 - sincro
4.ª - 1,00:1 - sincro
Câmbio sincronizado
(no câmbio de 4 marchas o escalonamento é igual, apenas não tem a 5.ª marcha):
1.ª - 4,92:1 - sincro
2.ª - 2,64:1 - sincro
3.ª - 1,52:1 - sincro
4.ª - 1,00:1 - sincro
5.ª - 0,86:1 - sincro
O problema do escalonamento do câmbio seco é que as marchas são longas de uma para a outra.
Por exemplo: Você está com giro alto em segunda marcha, daí você muda para terceira e o giro cai muito te deixando na dependência do torque do motor.
Se é numa subida, você fica para trás. E isso no trânsito é um pouco irritante.