Flavia,
Também sou um admirador de Toyota Bandeirante, mesmo ainda não podendo realizar tal sonho, sonho este que existe desde 1984. Acredito até que minhas observações irão atrapalhar mais que esclarecer, mas sinto-me compelido a tentar contribuir, pelo menos com o sonho de alguém, risos.
Em abril de 2004, quase comprei um Toyota 66, cheguei a conseguir o dinheiro, tudo bem que era emprestado, mas me encheram tanto o saco (digo: minha família) que desisti. Na época até abri um tópico (veja o link abaixo) para obter algum auxilio, o que neste fórum sempre aconteceu:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/vi...asc&highlight=
Li uma mensagem postada pelo Elmestizo que agrupa as Toyotas por características bem definidas e que é a seguinte:
Basicamente as séries da toyotas são:
* Até 82: Motor Mercedez OEM-324 (famoso massarico) - Cambio 4 marchas com 1ª e 2ª marchas secas.
* 83 a 89: Motor Mercedez OEM314 (vulgo 608) - Cambio 4 marchas sincronizadas
* 90 a 93 (primeiro semestre) - Motor-364 (vulgo 709) - Cambio 4 marchas sincronizadas - DH
* 93 (segundo semestre) e 94 (primeiro semestre) Motor-364 (vulgo 709) - Cambio 5 marchas sincronizadas - DH
* 94 (segundo semestre) até o fim da produção - Motor Toyota 14b -- Cambio 5 marchas sincronizadas
Estou tentando, mesmo com muita dificuldade por parte da minha mulher, pois teremos que vender o único carro da família e mesmo assim não conseguirei mais que 20 K, comprar um longa, já que tenho três filhos. Sei que com esta quantia o que me resta é esperar um pé-de-boi até o ano de 81, mas considerando que estou no Rio de Janeiro, um ar condicionado não é luxo, e sim necessidade vital o que me faz voltar ao ponto inicial.
Meu sentimento é que as pessoas que possuem uma Toyota o tem como segundo carro, o que não seria o meu caso. Sou professor, o que me faz roda uns 500 Km por semana, pois tenho que ficar pulando de galho em galho para dar um vida digna a prole, por isso não posso me dar ao luxo de ficar gastando com manutenções que não sejam as rotineiras.
Sua situação é bem mais confortável que a minha, por isso tenho certeza que você conseguirá comprar um veiculo que atenda suas expectativas/necessidades. E quando efetivar a compra peço a gentileza de compartilhar com os membros deste fórum.
Um abraço.