Brigadão Juliano
Versão Imprimível
Brigadão Juliano
Galera
Só para lembrar a importância de instalar uma cigarra para lembrar o motorista que tem freio de mão à disco de não arrancar com o freio puxado. O sistema fica preso na saída do cardan traseiro e todo interligado à caixa de marchas. Quando você tem um tamborzinho que cede um pouco se o Bandeirante se move, isso de uma certa forma protege a caixa de marchas. Quanto o sistema fica completamente travado com um rotor e pinça e você engrena uma primeira e solta a embreagem, se a ponta da caixa de marchas estiver bloqueada, isso provoca uma torção das engrenagens dentro da caixa de marchas que pode causar sérios danos. Desisti do sistema quando soube de uma pessoa que instalou, e sem querer andou com ela travada umas duas ou três vezes e a caixa desenvolveu um ruído. É só para lembrar que quando você sai com o tambor travado é uma coisa, mas com o disco é mais complicado, por isso é fundamental instalar uma cigarra no painel, a luzinha vermelha não é o suficiente.
Desisti de freio de mão em Bandeirante a uns 10 anos. No lugar dele uso sempre a trava Carneiro e uma ré, que fica trancada atrás do sistema Mul-T-Lock, assim eu junto o útil ao agradável e protejo o carro ao mesmo tempo. A trava Carneiro no meu carro aciona 4 freios à disco, um em cada roda...
Eu não investiria em disco para o freio de mão. O meu, a tambor, mantenho sempre em dia e funciona bem, e além da luz no painel, tenho uma luz vermelha, juntamente com a luz do óleo do motor, no canto esquerdo do sobre painel para ver que está acionado.
Se quisesse, faria com o Francisco, uma trava carneiro, "mata dois coelhos com uma paulada só", além do freio de mão a tambor acionado, marcha ré e o pneu virado p meio fio, não mexe nem querendo heheheh
Colegas, só para ficar bem entendido na minha cabeça
Pelo que entendi, posso continuar com o freio de mão original a tambor mesmo trocando o freio traseiro por discos.
Entendi corretamente?
Olá Sérgio,
É tudo uma questão de ponto de vista. Data vênia, tem muitos aqui no Fórum que tem preferência por freio de estacionamento a tambor e outros por a disco. No meu caso, tirei o tambor e coloquei o Kit a disco. Agora, quando esqueço de solta-lo e ao colocar o Jeep em movimento, o disco segura muito e logo percebe que o carro está com o freio acionado e não anda mesmo e não danificou nada até hoje. Como eu disse anteriormente, melhoria que eu fiz e valeu cada centavo.
Juliano, mais uma vez, brigadão!
Leonelo, entenda que cada vez que você esquece -"de solta-lo e ao colocar o Jeep em movimento, o disco segura muito" o conjunto da sua caixa de marchas sofre uma torção na primeira marcha e isso pode eventualmente causar um dano mecânico na caixa ou moer um rolamento, como já aconteceu em outros casos. Por isso muita gente opta por não instalar rotor de disco no freio de mão.
,
Boa noite Francisco,
Quando digo em movimento, quero dizer que quando eu tento vencer a inércia do veículo, é um simples movimento mínimo de ir para frente ou para atrás, onde percebo que o freio de estacionamento está acionado. Agora se eu estiver sem noção ao perceber que o veículo está seguro e eu der continuidade com ele em movimento, posso até entender que irá danificar como vc coloca. O que eu defendo é que o freio a tambor pode ser mantido para aquele que acha que funciona perfeitamente e que deve mantê-lo, porém, acho que o freio de estacionamento é muitíssimo mais eficaz a disco. Como eu disse, é uma questão de ponto de vista. Perdoe-me a sinceridade.
Forte abraço Francisco.