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Meu 1º bandeirante (Duvidas, personalizações e etc.)

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  • 26/11/2008, 15:37
    filipebond
    TO acompanhando...
    Citação:

    Postado originalmente por Torezan Ver Post
    Se houver necessidade, reforme o motor. A lata, eu sou adepto da teoria "deixa se desmanchar e bota tudo de fibra". Os freios a disco são um caso à parte, dê uma acompanhada em uns tópicos que falam de freios...
    Abraços,

    Oi Torezan, to acompanhando os topicos que falam sobre freio a disco e inclusive to acompanhando o topico que fala sobre o freio a ar(muito interessante).

    Mas por exemplo... Vamo supor que o motor tivesse funcionando numa boa....Essa reforma do motor seria uma geral mesmo: retirar todas as peças lixar, pintar, ver o q ta prestando e trocar. Deixando o motor novo zerado?

    Ou

    devo apenas trocar as peças com problemas e partir pra outra empreitada, então quando for cuidar da lataria retiro todas as peças pra lixar, pintar, varetar radeador e etc.?
  • 26/11/2008, 23:15
    maxdelta
    Citação:

    Postado originalmente por filipebond Ver Post
    Oi Torezan, to acompanhando os topicos que falam sobre freio a disco e inclusive to acompanhando o topico que fala sobre o freio a ar(muito interessante).

    Põe Freio a disco, a band fica boa!
    Citação:

    Postado originalmente por filipebond Ver Post
    Mas por exemplo... Vamo supor que o motor tivesse funcionando numa boa....Essa reforma do motor seria uma geral mesmo: retirar todas as peças lixar, pintar, ver o q ta prestando e trocar. Deixando o motor novo zerado?

    Se motor tiver bom, faça a rotina, troca de óleo e filtros(de ar, óleo, e combustível), se tiver vazando óleo o devido reparo, Pintar motor deixa pra caso vc for fazer uma reforma, se o motor tiver ruim e precise retificar, o bom seria colocar um turbo(veja depois um tópico sobre turbo, pq lá já está bem explicado).
    Citação:

    Postado originalmente por filipebond Ver Post
    devo apenas trocar as peças com problemas e partir pra outra empreitada, então quando for cuidar da lataria retiro todas as peças pra lixar, pintar, varetar radeador e etc.?

    Eu sou mais adepto, da lata é mais importante, cada um tem sua opinião, no caso das pickups, tem algumas empresas que replicam a cabine, mas de jipe, que é o seu interesse, ainda não achei quem faça, na realidade, se eu achasse quem replicasse no brasil a carroceria do jipe em fibra, eu nunca mais reformaria o jipe.
    O bom na hora de vc procurar um jipe, vc que vai fazer trilha é procurar um jipe que tenha menos massa, pq na trilha o jipe se torcendo, trinca tudo, todo ano eu tenho que fazer retoque na minha.
    Agora lixar tudo, se for pra lixar tudo joga logo um jato de areia, mas depende do estado da band, se vc tivesse na minha região recomendaria 2 profissionais que de lanternagem são 10!!!
  • 27/11/2008, 08:36
    Higor-PY
    E ae flilipebond!
    Pois e a vontade e de desmanchar tudo e ir montando repondo o que ta duvidoso... mas sempre o limitador $$$ trava a gente... eu acho que vc poderia dar um capricho na parte de motor, caixas e diferenciais, logico vc vai procurar algo que ja tenha isso mais ou menos, mas eu te digo que uma revisao nesses itens nunca sao em vao, enfim o limitador $$$ :concordo:
    []'s e boa sorte!
  • 27/11/2008, 09:45
    filipebond
    Aqui perto da minha cidade faz...
    Citação:

    Postado originalmente por maxdelta Ver Post
    Mas de jipe, que é o seu interesse, ainda não achei quem faça, na realidade, se eu achasse quem replicasse no brasil a carroceria do jipe em fibra, eu nunca mais reformaria o jipe.


    Segundo conhecidos e muito de ouvir falar, fotos e etc.: Aqui perto da minha cidade faz esse tipo de serviço... É em joão alfredo-PE
    Esse sabado estarei indo pra la logo cedo pra conversar e ver o serviço.
  • 27/11/2008, 10:49
    Francisco Bicalho
    Sugiro começar uma relação de trabalho boa com um mecânico de confiança que entenda bastante de Bandeirante.

    Começando por checar todos os rolamentos do carro: rodas, câmbio, diferenciais, cruzetas, e dependendo do estado trocar por rolamentos de boa qualidade (IME, por exemplo). Se estiverem bons, desengraxar e colocar graxa nova de qualidade.

    Depois trocar todos os óleos lubrificantes: motor, câmbio, diferenciais, e todos os pontos de lubrificação e graxa (são muitos).

    No processo, troque todos os filtros, e a tela do copinho (compre um kit completo, e guarde o copinho de vidro para emergência). Se houver um dinheirinho extra instalar um filtro Racor (decantador de água).

    Troque todas as correias (Alternador, AC, e DH), e compre correias reserva.

    Troque o cabo do acelerador, e compre mais um de reserva.

    Em seguida, uma checagem geral dos freios. Acho que a primeira despesa deve ser instalar freios à disco Vargas nas rodas dianteiras, e Super Break Disk nas rodas traseiras. Se o traseiro não for possível, checar os 4 burrinhos, trocar as lonas, e checar os tambores para ver se não estão ovais.

    Depois é bom checar os amortecedores (na troca, uma boa opção são os Cofap à gás), levar num bom moleiro para arquear as molas e trocar as buchas dos jumelos por PU.

    Depois trocar o tanque de combustível por um de plástico (55 l) e trocar o bocal do tanque por um de inox.

    Logo em seguida, achar um excelente bombista e reformar a bomba injetora.

    Assim que essas coisas estiverem prontas instalar uma Trava Carneiro, e uma Mul-T-Lock, e usar um Club de quebra, e nunca deixar o carro de bobeira na rua.

    A primeira despesa grande recomendo ser a troca do eixo traseiro por um eixo flutuante, por razões de segurança.

    O resto é diversão que pode vir com o tempo aos poucos.

    Abraço, e boa sorte;
    Chico

    Aproveito e mando alguns sites de Bandeirante para entretenimento:

    http://www.megastore4x4.pt/Catalogo%...ota%20BJ40.htm
    http://www.toyonew.com.br/
    http://www.google.com/search?q=%22To...-8&sa=N&tab=iw
    http://www2.uol.com.br/bestcars/classicos/band-1.htm
    http://www.estilo4x4.com/
    http://quatrorodas.abril.com.br/clas...o_187939.shtml
    http://www.atinet.com.br/manuais-toyota/
    http://www.atinet.com.br/manuais-toy...tor_OM_364.pdf
    http://groups.google.com/group/TOYOTEIROS/files
    http://www.bandoleiros.com.br/
    http://www.incomar.com.br/incomar2002/alumiflex1.html
    http://www.macrotorque.com.br/
    http://www.jet.com.br/donatti4x4/default.asp
    http://www.ciashop.com.br:80/garra4x...1&partner_id=&
    http://www.portugues4x4.com.br/
    http://www.001shop.com.br/lojas/zezo...17&an=DIVERSOS
    http://www.001shop.com.br/lojas/armazem4x4.com.br/
    http://www.paulista4x4.com.br/
    http://www.tt4.com.br/
    http://www.toyomax.com.br/
    http://www.tratorgama.com.br/default_gama4x4.asp
    http://www.toyocap.com.br/
    http://www.toyogreen.com.br/
    http://www.x4aventura.com.br/default.asp
    http://www.sincopecas.org.br/minisit...ato.asp?L=1918
    http://www.travacarneiro.com.br/novo/bloqueador.asp
    http://www.jet.com.br/donatti4x4/cat...roCategoria=10
    http://www.maceral.com.br/
    http://www.rallyedesign.com.br/p-bcoesp.html
    http://www.metalurgicacla.com.br/
    http://www.planetoffroad.com.br/
    http://www.antifurtocougar.com.br/modelos.htm
    http://www.tracaomania.com.br/destaq...UP&pgi=0&pgf=7
    http://www.rc4x4.com.br/
    http://www.equipe4x4.com.br/
  • 27/11/2008, 11:27
    filipebond
    Francisco.... Excelente cara, excelente mesmo !!!
  • 27/11/2008, 15:39
    vicentemelo
    Grande Felipe, seja bem-vindo ao mundo Band. Mas, como toda a galera acima disse com estes valores, você vai ter que fazer "morcego doar sangue". Tenho uma longa 91/92, motor 364, 4 marchas, sou o segundo dono, está com 100 mil km, bancos rally, pneus bf, freio a ar, direção hidraulica, calços top kits, enfim um carro filé mignon, não vendo por preço algum. Comprei em dez 2006 paguei 40mil na época, já gastei 12mil e olha, prá ficar em cima do pedido, todo mês aproximadamente 300,00 de manutenção. Portanto, aconselho que reuna mais um pouco de grana e compre algum veículo acima de 90. Tô procurando outra longa pra comprar, tem 5 meses que procuro e só acho porcaria. Uma 90 longa boa (não excelente) você nao acha por menos de 40 mil. Boa Sorte
  • 27/11/2008, 16:59
    Torezan
    Citação:

    Postado originalmente por filipebond Ver Post
    Oi Torezan, to acompanhando os topicos que falam sobre freio a disco e inclusive to acompanhando o topico que fala sobre o freio a ar(muito interessante).

    Mas por exemplo... Vamo supor que o motor tivesse funcionando numa boa....Essa reforma do motor seria uma geral mesmo: retirar todas as peças lixar, pintar, ver o q ta prestando e trocar. Deixando o motor novo zerado?

    Ou

    devo apenas trocar as peças com problemas e partir pra outra empreitada, então quando for cuidar da lataria retiro todas as peças pra lixar, pintar, varetar radeador e etc.?

    O Maxdelta definiu perfeitamente a parte de motor, normalmente não tem muita coisa pra fazer, analise o estado geral e comunique aqui.
    Abraços,
  • 27/11/2008, 17:11
    filipebond
    Não desanima não cara
    Citação:

    Postado originalmente por vicentemelo Ver Post
    Grande Felipe, seja bem-vindo ao mundo Band. Mas, como toda a galera acima disse com estes valores, você vai ter que fazer "morcego doar sangue". Tenho uma longa 91/92, motor 364, 4 marchas, sou o segundo dono, está com 100 mil km, bancos rally, pneus bf, freio a ar, direção hidraulica, calços top kits, enfim um carro filé mignon, não vendo por preço algum. Comprei em dez 2006 paguei 40mil na época, já gastei 12mil e olha, prá ficar em cima do pedido, todo mês aproximadamente 300,00 de manutenção. Portanto, aconselho que reuna mais um pouco de grana e compre algum veículo acima de 90. Tô procurando outra longa pra comprar, tem 5 meses que procuro e só acho porcaria. Uma 90 longa boa (não excelente) você nao acha por menos de 40 mil. Boa Sorte

    Vicente, cara eu vou comprar um na base dos anos 80 que é o que meu dinheiro dá... quanto a reforma, é devagar e sempre. Pelo que venho lendo aqui no forum, da pra fazer assim, nem que demore duzentos anos... :D
  • 27/11/2008, 17:12
    filipebond
    Citação:

    Postado originalmente por Torezan Ver Post
    O Maxdelta definiu perfeitamente a parte de motor, normalmente não tem muita coisa pra fazer, analise o estado geral e comunique aqui.
    Abraços,

    Torezan, não se preocupe que vcs vão fazer parte e dar pitaco desde a hora da compra até a reforma.

    Obrigado por tudo,
    Filipe
  • 27/11/2008, 19:53
    maxdelta
    Eu falo ninguém acredita, eu to procurando só a band sem motor, todos os componentes, pode tá batida, mas sem motor. Quero pegar algo barato. Mas na band, bem ela acaba toda mas o motor fica lá inteiro!

    Continuo procurando!
  • 28/11/2008, 15:04
    Torezan
    Citação:

    Postado originalmente por maxdelta Ver Post
    Eu falo ninguém acredita, eu to procurando só a band sem motor, todos os componentes, pode tá batida, mas sem motor. Quero pegar algo barato. Mas na band, bem ela acaba toda mas o motor fica lá inteiro!

    Continuo procurando!

    Concordo com a sua colocação e não é a primeira vez que digo isso aqui no fórum, mas tive uma Band 1980 que ficou trabalhando na nossa mão por cerca de 8 anos e teve apenas 3 trocas de óleo e só rodava com diesel duvidoso (para não dizer batizado).
    O motor era praticamente o mesmo desde que comprei até a venda, e olhe que ele já veio fumando e fazendo muito barulho estranho, estimo que tenha rodado mais de 150 mil km só comigo e em 80% das vezes em situações extremas para o antigo MB314. Pode parecer mentira, mas mostro pra quem quiser ver a picape que levou muita surra e teve muita coisa danificada mas continua com o motor original.
    Abraços a todos,
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