Se motor tiver bom, faça a rotina, troca de óleo e filtros(de ar, óleo, e combustível), se tiver vazando óleo o devido reparo, Pintar motor deixa pra caso vc for fazer uma reforma, se o motor tiver ruim e precise retificar, o bom seria colocar um turbo(veja depois um tópico sobre turbo, pq lá já está bem explicado).
Eu sou mais adepto, da lata é mais importante, cada um tem sua opinião, no caso das pickups, tem algumas empresas que replicam a cabine, mas de jipe, que é o seu interesse, ainda não achei quem faça, na realidade, se eu achasse quem replicasse no brasil a carroceria do jipe em fibra, eu nunca mais reformaria o jipe.
O bom na hora de vc procurar um jipe, vc que vai fazer trilha é procurar um jipe que tenha menos massa, pq na trilha o jipe se torcendo, trinca tudo, todo ano eu tenho que fazer retoque na minha.
Agora lixar tudo, se for pra lixar tudo joga logo um jato de areia, mas depende do estado da band, se vc tivesse na minha região recomendaria 2 profissionais que de lanternagem são 10!!!