Márcio,
Se puder, explica um pouco melhor, vc fez isso depois da carroceria estar pronta ou pediu ao franzé que fizesse dessa forma durante a fabricação?
abçs
Versão Imprimível
Boa tarde DeMelo.
Não, o Franzé mandava a kit de carroceria com as peças todas separadas. A laminação para união das peças foi feita aqui em Natal. Depois do "caixão" alinhado com o chassi, o restante foi sendo preso com "grampos", depois de tudo alinhado, começou a laminação.
Um abraço.
Márcio Humberto
MarcioNatal, posso abusar?
Alem das fotos apresentadas anteriormente, terias outras de forma a termos melhor ideia do tar "laminação" e esse alinhamento quais foram as dificuldades e soluções encontradas?
Falei que ia abusar!
Abusar que nada Carlo Pecca, é um prazer.
Imagens do período de laminação não tenho, infelizmente. Faziam no período noturno. O alinhamento, de um modo geral, não teve problema algum. Só tivemos um pouco mais de cuidado na hora de ajustar as portas, com os "batentes das travas", que ficam presos na carroceria/colunas, e que na carroceria original(ferro) existe a possibilidade de regulagem. No meu caso, com a impossibilidade de regulagem a posteriori não existir, o cuidado teve que ser redobrado. Foi muuuito mais fácil do que pensei. Quando as peças saem de formas feitas de uma mesma carroceria usada como molde, os problemas de ajuste e alinhamentos são mínimos. O Franzé (Fibercar) fazia dessa forma, formas para cada tipo de carro. Assim podia fabricar carrocerias diferentes ao mesmo tempo, minimizando assim a possibilidade de erros! A única modificação que achei necessário fazer na carroceria de fibra, foi retirar os suportes que prendem no chassi, que eram de ferro, e colocar de aço inox. O restante foi tranquilo.
Anexo 465375 Anexo 465376
Um grande abraço.
Márcio Humberto
Marcio,
Obrigado pela ajuda. Estou me organizando de forma a ver custos e tempo de obra no sentido de partir pra uma carroceria de fibra.
Grd Abraço
Disponha Carlo. Eu não me arrependo da troca que fiz. É trabalhoso, é, mas eu faria tudo de novo! Só saber que estou livre da ferrugem e do lanterneiro/funileiro, já vale o trabalho! Por isso, se estiver pensando em "trocar a roupa" da viatura, vá em frente, é compensador! Recomendo somente escolher um fabricante sério, que entregue um produto de qualidade(acabamento, resistência, padronização,etc), que não use pó/talco industrial com resina(uma massa plástica de segunda qualidade!) no lugar de fibra. Qualquer coisa sobre a montagem da carroceria que queira saber, e que eu saiba, obviamente, estamos ao seu dispor!
Um abraço.
Márcio Humberto
Ola pessoal, tenho uma duvida p/ futuras melhorias, a possibilidade de adaptar uma carroceria da longa em cima da curta, alguém já fez, a minha e curta e futuramente quando a lata tiver que fazer reforma pretendia colocar de fibra e gosto da longa p/ família.
Birawc, jeito até tem. Mas não acho muito viável, pela grana que você irá gastar. Basicamente seria alongar o chassis (e o cardan) e refazer os suportes da carroceria, onde for necessário. Acho que terá que alterar a documentação também. Melhor vender a sua e partir para uma longa, original. Isso na minha humilde opinião.
Grande abraço.
Além do chassi e do cardan, tem que alongar tubulações de freio, combustível e chicote elétrico.
No documento não precisa mexer, pois contiuará sendo "Jipe capota de aço", sem alteração da capacidade de passageiros.
Mesmo assim acho que vale à pena, pois se você tem um carro que já conhece e confia em todos os sistemas (motor, transmissão, eixos, procedência...) é preferível modificá-lo de acordo com suas necessidades do que arriscar na troca por outra e depender da sorte. Além disso, um dia a lata da longa que veio na troca vai acabar apodrecendo também, e vai ter que gastar com a fibra do mesmo jeito.
Boa noite Nilei, Walter, por enquanto e só uma hipótese (duvida) numa reforma total acho que seria viavel, acho estas band longas de fibra 4 portas um espetaculo a parte, são lindas, já tive no passado carros que eram de fibra (Puma GTE e uma Puma GTB II) na década de 80 na minha mocidade, e uma vez um motoqueiro entrou na traseira da minha GTE, foi feio o estrago no motoqueiro a traseira da puma trincou legal, o carro estava estacionado e não sei como ele conseguiu fazer tal façanha, mas duas semanas depois o carro tava novo, o bom da fibra e isto fácil de arrumar, desde que acerte um bom profissional, por enquanto estou atualizando a viatura, já comprei o hidro ar do 608, válvula reguladora e reservatório de ar do volvo, já mandei o torneiro fazer a flange, o suport do reservatorio devo começar a colocar esta semana se sobrar um tempinho e a peça que vai dar trabalho p/ ajustar no local certo, como dizemos vamos melhorar o que já esta bom.
Abçs
Para quem ainda tem dúvida sobre a resistência da fibra, segue um vídeo de "crash test". Notem que a partir de 2:00 a lateral esfrega no barranco várias vezes, algumas caindo de lado dentro da erosão e sendo arrastada pelo guincho. A fibra ficou intacta e as avarias limitaram-se a riscos na pintura.
Muitos dirão que é judiação do carro, mas depois de quase dois anos em trilhas como essa, hoje esse é meu carro de viagens, depois que ganhou o motor 14B (no vídeo ainda é 6 canecos... saudade do ronco...).
Grande abraço e um futuro de muita fibra para dar vida ainda mais longa às Bands.
Walter
https://www.youtube.com/watch?v=skEsr7Ri1wo
Walter,
adorei as imagens da sua "Camper", são do "Karambola",
Parabéns Cara!