Caros colegas.

Vejo regularmente foristas perguntando sobre instalação de direção hidráulica nas Bandeirantes, como estava revendo alguns arquivos no meu computador e encontrei fotos da instalação da direção hidráulica do meu antigo bandeirante longo ano 78 vou criar este post para ajudar na empreitada.

Lista de materiais:

Reservatório de óleo hidráulico.

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Pode ser qualquer um, escolha os de grande capacidade, se quiser dar um "plus" no seu sistema pode colocar um resfriador na frente do radiador.

Pino do suporte
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Utilize uma porca tipo parlock, evita escapar ou ficar apertando em demasia.

Esticador
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Existem vários tipos e tamanhos, conforme o seu projeto (tamanho de polia, tipos, correia) deverá escolher o que encaixa melhor

Bomba de direção
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Prefira utilizar a bomba original, facilita o alinhamento com as polias

Coluna de colapso, telescópico
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Pode ser utilizado da S10 (foto), blazer, uno, ou fazer uma.
Também é possível usar uma barra rígida mas restringe um pouco o movimento.

Correias
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Existe vários tipos e tamanhos, conforme o seu projeto (tamanho de polia, tipos, correia) deverá escolher o que encaixa melhor.

Suporte do motor
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Temos dois tipos, com pino em baixo (o qual utilizei) e com pino em cima.
Tive um pouco de dificuldade em utilizar com pino baixo, acredito ser mais simples a instalação com o pino em cima.

Suporte da bomba
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Este é específico para pino em baixo, esta com um furos a mais pois usei uma bomba de opala, complica para alinhar as polias, é melhor usar a original.

Suporte do setor
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Criei este suporte para não soldar o chassis, ficou robusto e encaixou perfeitamente.
Para facilitar você pode soldar uma chapa no chassis e furar conforme a posição que escolher para o setor.

Mangueiras
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Qualquer boa loja de mangueiras hidráulicas faz na medida, só usei os conectores para crimpagem.

Polia

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Usei a de quadro canais para bomba d'água, pode ser utilizado a do virabrequim (segunda imagem).

Setor hidráulico
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Usei do opala, uma ótima opção para instalação

Observações importantes:

Parede corta fogo
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Nas bandeirantes mais novas a coluna de direção é parafusada na parede corta fogo.
O problema é que nas mais antigas a coluna é presa diretamente na caixa manual, então será necessário cortar uma chapa, fazer um furo oblongo e soldar e parafusar na parede corta fogo para manter a coluna no mesmo local.
Uma dica é não cortar o cano rente a parede, deixe alguns centímetros para dentro do cofre do motor, depois faça duas buchas de nylon ou outro material (utilizei teflon) e instale nas pontas, não terá folga e barulho na direção e não precisa mais usar rolamento na direção.

Barra de direção

Depois da caixa instalada na frente a barra de direção não serviu, tirei a barra que vai paralela ao chassis (da caixa para o pino central) e instalei na frente, o tamanho foi exato.

Espero que esta lista com fotos ajude a todos.
Abraço.
Valmir