x
Convex Datacenter
Página 1 de 4 1234 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 37
    Usuário Avatar de valmirjunior
    Entrada
    07/10/2009
    Local
    Taubaté/SP
    Agradecimentos: 7

Receita para direção hidraulica Bandeirante com motor Mercedes Benz

Caros colegas.

Vejo regularmente foristas perguntando sobre instalação de direção hidráulica nas Bandeirantes, como estava revendo alguns arquivos no meu computador e encontrei fotos da instalação da direção hidráulica do meu antigo bandeirante longo ano 78 vou criar este post para ajudar na empreitada.

Lista de materiais:

Reservatório de óleo hidráulico.

Receita para direção hidraulica Bandeirante com motor Mercedes Benz-1365.jpg
    Pode ser qualquer um, escolha os de grande capacidade, se quiser dar um "plus" no seu sistema pode colocar um resfriador na frente do radiador.

Pino do suporte
    Receita para direção hidraulica Bandeirante com motor Mercedes Benz-001702.jpg
    Utilize uma porca tipo parlock, evita escapar ou ficar apertando em demasia.

Esticador
    Receita para direção hidraulica Bandeirante com motor Mercedes Benz-020538-500x500.jpg
    Existem vários tipos e tamanhos, conforme o seu projeto (tamanho de polia, tipos, correia) deverá escolher o que encaixa melhor

Bomba de direção
    Receita para direção hidraulica Bandeirante com motor Mercedes Benz-bomba_hidraulica_zf_mercedes_benz_mbb_1113_1313_1513_2013_2213_o_362_o_364_o_365_dresser_h_w_for.jpg
    Prefira utilizar a bomba original, facilita o alinhamento com as polias

Coluna de colapso, telescópico
    Receita para direção hidraulica Bandeirante com motor Mercedes Benz-coluna-direco-completa-chevrolet-s10-blazer-952011-viemar-18089-mlb20149206602_082014-f.jpgReceita para direção hidraulica Bandeirante com motor Mercedes Benz-p7310027.jpg
    Pode ser utilizado da S10 (foto), blazer, uno, ou fazer uma.
    Também é possível usar uma barra rígida mas restringe um pouco o movimento.

Correias
    Receita para direção hidraulica Bandeirante com motor Mercedes Benz-correia_dir_hidr_l200.jpg
    Existe vários tipos e tamanhos, conforme o seu projeto (tamanho de polia, tipos, correia) deverá escolher o que encaixa melhor.

Suporte do motor
    Receita para direção hidraulica Bandeirante com motor Mercedes Benz-img_20130616_110531_0.jpgReceita para direção hidraulica Bandeirante com motor Mercedes Benz-suporte-da-bomba-direcao-hidraulica-toyota-bandeirante-18213-mlb20151085996_082014-f.jpgReceita para direção hidraulica Bandeirante com motor Mercedes Benz-img_20130616_170619_0.jpg
    Temos dois tipos, com pino em baixo (o qual utilizei) e com pino em cima.
    Tive um pouco de dificuldade em utilizar com pino baixo, acredito ser mais simples a instalação com o pino em cima.

Suporte da bomba
    Receita para direção hidraulica Bandeirante com motor Mercedes Benz-img_20130616_110558_0.jpg
    Este é específico para pino em baixo, esta com um furos a mais pois usei uma bomba de opala, complica para alinhar as polias, é melhor usar a original.

Suporte do setor
    Receita para direção hidraulica Bandeirante com motor Mercedes Benz-img_20130817_135342_0.jpgReceita para direção hidraulica Bandeirante com motor Mercedes Benz-img_20130817_135348_0.jpgReceita para direção hidraulica Bandeirante com motor Mercedes Benz-img_20130817_135404_0.jpgReceita para direção hidraulica Bandeirante com motor Mercedes Benz-img_20130817_135417_0.jpg
    Criei este suporte para não soldar o chassis, ficou robusto e encaixou perfeitamente.
    Para facilitar você pode soldar uma chapa no chassis e furar conforme a posição que escolher para o setor.

Mangueiras
    Receita para direção hidraulica Bandeirante com motor Mercedes Benz-mangueira-presso-dir-hidraulicagm-opala-caravan-13908-mlb229522679_2933-o.jpg
    Qualquer boa loja de mangueiras hidráulicas faz na medida, só usei os conectores para crimpagem.

Polia

Receita para direção hidraulica Bandeirante com motor Mercedes Benz-r-3208ap_jpg_640x480_q85.jpgReceita para direção hidraulica Bandeirante com motor Mercedes Benz-r-3293p_jpg_640x480_q85.jpg
    Usei a de quadro canais para bomba d'água, pode ser utilizado a do virabrequim (segunda imagem).

Setor hidráulico
    Receita para direção hidraulica Bandeirante com motor Mercedes Benz-setor-opala.jpg
    Usei do opala, uma ótima opção para instalação

Observações importantes:

Parede corta fogo
    Receita para direção hidraulica Bandeirante com motor Mercedes Benz-dh-close.jpg
    Nas bandeirantes mais novas a coluna de direção é parafusada na parede corta fogo.
    O problema é que nas mais antigas a coluna é presa diretamente na caixa manual, então será necessário cortar uma chapa, fazer um furo oblongo e soldar e parafusar na parede corta fogo para manter a coluna no mesmo local.
    Uma dica é não cortar o cano rente a parede, deixe alguns centímetros para dentro do cofre do motor, depois faça duas buchas de nylon ou outro material (utilizei teflon) e instale nas pontas, não terá folga e barulho na direção e não precisa mais usar rolamento na direção.

Barra de direção

Depois da caixa instalada na frente a barra de direção não serviu, tirei a barra que vai paralela ao chassis (da caixa para o pino central) e instalei na frente, o tamanho foi exato.

Espero que esta lista com fotos ajude a todos.
    Abraço.
    Valmir
    Pajero Full (tô ficando velho, quero conforto)

Usuário
    Entrada
    12/05/2013
    Local
    Porto Alegre/RS
    Agradecimentos: 0
    Muito bom Valmir, bom trabalho.
    To the Infinity and beyond!
    Ex: Band 98 Jipe curta.

Entrada
    07/10/2009
    Local
    Taubaté/SP
    Obrigado Guilherme, acredito que com fotos e um breve relato o pessoal se anima para instalar direção hidráulica, é simples e fácil.

Usuário Avatar de rfdex
    Entrada
    20/06/2005
    Local
    Brasilia/DF
    Agradecimentos: 3
    Espetacular. Será meu próximo passo!!! Ja tinha pesquisado sobre, agora ficou ainda mais didatico!!! Valeu.
    Raphael - PU2BIG
    Ford Truck

Entrada
    07/10/2009
    Local
    Taubaté/SP
    Obrigado, imagens sempre ajudam na hora de comprar as peças.

Usuário Avatar de CAPT GOTTLIEB
    Entrada
    05/12/2013
    Local
    AMPARO/SP
    [QUOTE=valmirjunior;2346691]Caros colegas.

Vejo regularmente foristas perguntando sobre instalação de direção hidráulica nas Bandeirantes, como estava revendo alguns arquivos no meu computador e encontrei fotos da instalação da direção hidráulica do meu antigo bandeirante longo ano 78 vou criar este post para ajudar na empreitada.

Valmir, sua postagem é excelente. Meu JIPÃO é 1978 e também instalei DH do Opala (ZF) e bomba do VW Gol/Polo/Fox. Gastei em Dez 2013 apenas R$ 1.000,00 entre peças e m.o. Estou muito contente, pois o JIPÃO ficou bem agradável de pilotar.

Receita para direção hidraulica Bandeirante com motor Mercedes Benz-power-steering-24.jpg Receita para direção hidraulica Bandeirante com motor Mercedes Benz-bomba-dh-band-1978-001.jpg
    VW-BAJA 1600 (8x33); VW-GAIOLA 1600 (8x35); JIPÃO BAND 1983;

Usuário Avatar de rfdex
    Entrada
    20/06/2005
    Local
    Brasilia/DF
    Comprei ontem usadas uma caixa de direcao ZF do opala (identica a essa), reservatorio e bomba com duas canaletas na polia. Tudo funcionando. Paguei 300 reais. Assim que instalar, posto fotos! Abraço
    Raphael - PU2BIG
    Ford Truck

Equipe de Apoio Avatar de Sergio c
    Entrada
    01/08/2012
    Local
    Flores da Cunha/RS
    Agradecimentos: 87
    Citação Postado originalmente por rfdex Ver Post
    Comprei ontem usadas uma caixa de direcao ZF do opala (identica a essa), reservatorio e bomba com duas canaletas na polia. Tudo funcionando. Paguei 300 reais. Assim que instalar, posto fotos! Abraço
    Por 300 Dilmas ganhou o presente de natal atrasado heheheh.
    ​HILUX SRX 2018 BAND 88 motorOM364LA(MB710) turbo interc, LDA flutuante 5M Guincho mecânico 4T DH, pneus 37, bloqueio tras a ar, diant Kayser disco 4R

Entrada
    07/10/2009
    Local
    Taubaté/SP
    É isso mesmo Raphael, a ideia é ter conforto e não gastar tudo que tem só na direção hidráulica, custo X benefício.
    Costumo encontrar a caixa original da Band por volta de R$ 2000 (somente o setor hidráulico), sendo que é possível instalar a direção completa com a metade deste valor.
    Quanto terminar posta fotos para os colegas.

Usuário Avatar de rfdex
    Entrada
    20/06/2005
    Local
    Brasilia/DF
    Pode deixar, confrades! Tenho um topico da reforma da minha Band (Pandora) e colocarei la o roteiro!!
    Raphael - PU2BIG
    Ford Truck

Usuário Avatar de Arildo MT
    Entrada
    02/10/2013
    Local
    interior/MT
    Agradecimentos: 25
    Tem anuncio novo no forum de venda de direção do opala (setor) por 300,00 ou 350,00.

Usuário
    Entrada
    29/12/2014
    Local
    São José dos Campos/SP
    Agradecimentos: 0
    Oi. Vou aproveitar esse tópico para tirar uma dúvida com vocês.

A DH da minha Band (91-curta-364-5 marchas) está com um comportamento estranho.

Assim que o carro é ligado de manhã a direção é bem macia mas, à medida que vou andando começa a ficar travada.

Com o carro em movimento não atrapalha tanto mas quando chego no trabalho (uns 30km rodados) aí pra manobrar já está bem dura.

O mecânico (por telefone) falou que eu deveria revisar a caixa de direção. Eu tenho dúvidas sobre isso porque ao meu ver, se a caixa estivesse com problemas não haveria momentos em que a direção estivesse leve.

O nível do óleo está OK.

Será que é óleo velho que vai piorando o desempenho na medida que vai esquentando? (suposição totalmente leiga da minha parte rsrs).

Obs: isto começou a ocorrer de uma hora pra outra. Normalmente a DH é uma belezinha.

Obrigado!

Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. Mercedes Benz 240 GD
    Por Alex Roloff no fórum Frota 4x4 Brasil
    Respostas: 12
    Última resposta: 17/02/2017, 22:08
  2. Mercedes Benz GD 240 - Argentina
    Por Alex Roloff no fórum Outros
    Respostas: 10
    Última resposta: 28/02/2014, 03:26
  3. Caixa de direção hidráulica para Bandeirante(não original)
    Por dalmo cruz torres no fórum Vendem-se Peças e Acessórios
    Respostas: 21
    Última resposta: 04/03/2013, 10:34
  4. Picape Mercedes Benz
    Por Jera no fórum Picapes
    Respostas: 17
    Última resposta: 13/08/2012, 14:03
  5. Contagiros para Toyota Bandeirante com motor Mercedes Benz.
    Por jeorge no fórum Vendem-se Peças e Acessórios
    Respostas: 1
    Última resposta: 04/11/2010, 21:52

Tags para este Tópico

Permissões de Postagem