Postado originalmente por
Denise Ávila
Oi Edelberto
A Bandeirante chacoalha mesmo mas a coisa pode estar agravada pela condição dos calços de carroceria, que também é um item importante a se ver até porque costuma enferrujar justamente na junção deles com a lata.
Quanto ao movimento lateral de pêndulo nas curvas é, como disse o Hercílio, questão do centro de gravidade. Os jipes Bandeirante tem 1.998 mm de altura contra apenas 1.665 mm de largura, sendo apenas 1.415 mm a distância de pneu a pneu. Mas certamente a condição das molas, dos amortecedores e também das ponteiras é determinante.
Muito disso foi corrigido nos 14B pela barra estabilizadora e, acredito, o amortecedor de direção também faz sua parte. Além destes, a 5ª marcha é outra grande vantagem para o conforto na condução da Bandeirante (também na minha opinião melhor que alongar relações pois não sacrifica as marchas de força). Estas foram importantes atualizações que fazem a diferença.
Minha sugestão é, após fazer as manutenções de toda a mecânica, rode muuuuuuuito com ela assim no original para só depois partir para as atualizações, pois há uma grande diferença entre atualizações, adaptações e modificações.
Mesmo a LOBA com todas as configurações originais (barra estabilizadora, etc.), na primeira experiência de condução levando-a ao mecânico (na cidade serrana de Friburgo) para as "manutenções de compra", ela estava bem instável nas curvas com movimento de pêndulo bem acentuado (5 amortecedores e 5 ponteiras detonados). Agora tenho ela na mão sem sustos, redondinha, sem nenhum shimming, passarinhada, pêndulo ou qualquer desvio de trajetória nas freadas, e continua com todas as configurações originais e pneus 215/80/R16 (o mais próximo ao original).
Bjcão