Powered by vBulletin

COMPREI MINHA 1ª BAND!!! 92 curta om-364 original

Versão Imprimível

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 2 de 5 PrimeiroPrimeiro Anterior 12345 Próximo ÚltimoÚltimo
  • 17/03/2015, 02:12
    Edelberto
    1 Anexo(s)
    Citação:

Postado originalmente por hercilio.neto Ver Post
    Parabéns Edelberto,
    Antes de alongar a relação é preciso definir a medida dos pneus.
    Se você não vai rebocar carretinha ou trailer, sugiro retirar o gancho de reboque.
    Onde está o estepe?

Olha, quanto aos pneus, tão logo não devo mexer com isso.. É um investimento meio alto, sendo que os mais bonitos e legais (particularmente os 33") são menos convenientes pra rodovia e cidade.. No entanto, é muito provável que vá querer usá-los em algum momento..

Mas na real, sobre o alongamento da relação, meu mecânico é da opinião que colocar o câmbio de 5 marchas é um custo benefício melhor.. Como, de fato, eu gostaria bastante de uma configuração OM-364 + 5m, vou deixar pra pensar nisso mais tarde.
    Inclusive, aqui na cidade achei ela PERFEITA curtinha como está. Não tive do que reclamar; manobrável, ágil, visibilidade ótima.. Pena é o medo de fazer uma curva meio brusca e tombar hehe

Não, nem penso em carretinha. Pretendo sim arrancar fora aquele suporte do reboque, que arruína meu ângulo de saída.. Mas por aquelas questões de 'trânsito selvagem', tenho um gosto por bola de reboque e o cuidado que ela inspira nos motoristas por aqui.. Sem falar que é um ponto de ancoragem.. Como disse, mal comprei o carro e já precisei ser rebocado por ali.

O estepe no momento está no lado de dentro! O banco traseiro está rebatido e o estepe fixado do lado da janela. Segundo o ex-dono, este pneu não cabia no compartimento original, então era dentro ou no bagageiro no teto.. Meu plano é formular um suporte estilo Bicalho. Não pretendo fixar nada na lataria não.. O carro já trepida e se chacoalha parecendo que vai desmontar, imagine com mais um pneuzão pendurado na chapa!? É bonito e prático, mas a idéia não me agrada muito.. Já que está sem, nem vou colocar!
  • 17/03/2015, 06:26
    Kraken_DAGG
    Citação:

Postado originalmente por Edelberto Ver Post
    Opa, obrigado pela prontidão nas respostas!!

Sim, os dispositivos anti furto eu preciso considerar em breve!! Kraken, obrigado pelas dicas, ainda não tinha muita noção dos métodos usados para motor diesel.. As capinhas dos pedais, juro que não senti falta delas!

O freio a disco obviamente é um consenso. Mas olha que até me entendi com o freio a tambor, mesmo porque tenho freiado com muita parcimônia! Meu medo é a dinâmica e a estabilidade dela! A impressão é que se freiar muito forte ela vai sair rolando pra frente....

Isso da estabilidade e da impressão de que vai tombar em qualquer curva é algo que ainda não sei se é psicológico ou se tem perigo mesmo.

Denise, ainda não surgiu nenhum nome! Importante mesmo isso de dar uma geral por aqui, embora o antigo dono tenha feito uma revisão dias antes de me entregar. Ao menos durante os 800km da volta não acusou nada grave..
    O único episódio foi a roda livre..... Em seguida falo dela!

Abraços!!

Edelberto, Bom dia!
    Com relação às lonas de freio, eu tinha um problema que, mesmo estando bem reguladas, eu não sabia para onde o carro puxar (em uma frenagem mais forte), além do fato que, em uma chuva forte, as lonas molhavam e o freio ficava bem "borracho"... cuidado, não se acostume com ele não. ele é meio traiçoeiro... rsrs
    Com relação ao movimento lateral é normal do carro (não sei muito sobre esse sensação do "capotamento frontal") MAS, lembre-se que vc tem um carro de 24 anos... TALVEZ as molas estejam "cansadas" ou até mesmo encontre algumas quebradas. Estou tendo exatamente este problema pq este movimento lateral este grande (apenas o lateral).

Esta seria o quarto item de modificações sugeridas mas não antes dos itens listados pela colega Denise (ponteiras da direção e manual de manutenções básicas)

4) Suspensão
    Verifcar molas, amortecedores e, se for de interesse colocar um Barra Estabilizadora (para diminuir este movimento lateral - trava um pouco a suspensão em trilhas). Tem um tópico especifico aqui sobre isto.. aprendi muito lá.

Mas já é um dinheiro mais forte que vais gastar.... eu estou fazendo exatamente isto agora..(troca de feixes de mola e BE).

Vai com calma nesta cachaça sr... rsrs por enquanto foram listados apenas itens de segurança e proteção....ainda tem MUITO pela frente rsrsr
  • 17/03/2015, 08:26
    hercilio.neto
    Citação:

Postado originalmente por Edelberto Ver Post
    (...)
    Isso da estabilidade e da impressão de que vai tombar em qualquer curva é algo que ainda não sei se é psicológico ou se tem perigo mesmo.

É a mistura dessas duas coisas.
    Uma parte dessa impressão é devida a posição alta de dirigir, que amplia a sensação de balanço. A outra parte é a consciência de que os veículos off road tem centro de gravidade elevado e portanto não se pode abusar.
    Mas relaxe, logo você logo vai pegar o jeito de conduzir um Bandeirante. O segredo é não ter pressa e aproveitar.
  • 17/03/2015, 08:36
    Sergio c
    Uma opção de pneus boa é o 265/75/16, tem quase a altura de um 33 mas é mais estreito, mais fácil para o dia a dia.
    Qto a estabilidade, band é assim mesmo, mas eu troquei as molas da minha e, além da mola mestra e a sobre mola, cortei as ponteiras e coloquei outra mola fora a fora nos feixes, tipo a dianteira ficou com cinco lâminas da feixe.
    Ficou um pouco mais dura mas aguenta mais porrada e inclina menos em curvas.
  • 17/03/2015, 08:38
    birawc
    Hercilio, vc sabe de algum companheiro em Brasilia, estou precisando de um favor, pago pelos serviços fazer uma avaliação de uma Defender que esta a venda http://df.olx.com.br/distrito-federa...-2005-71656062 .
    Abç
  • 17/03/2015, 09:12
    Denise Ávila
    Oi birawc!
    O Titanium é de Brasília.
  • 17/03/2015, 10:21
    Denise Ávila
    Oi Edelberto
    A Bandeirante chacoalha mesmo mas a coisa pode estar agravada pela condição dos calços de carroceria, que também é um item importante a se ver até porque costuma enferrujar justamente na junção deles com a lata.
    Quanto ao movimento lateral de pêndulo nas curvas é, como disse o Hercílio, questão do centro de gravidade. Os jipes Bandeirante tem 1.998 mm de altura contra apenas 1.665 mm de largura, sendo apenas 1.415 mm a distância de pneu a pneu. Mas certamente a condição das molas, dos amortecedores e também das ponteiras é determinante.
    Muito disso foi corrigido nos 14B pela barra estabilizadora e, acredito, o amortecedor de direção também faz sua parte. Além destes, a 5ª marcha é outra grande vantagem para o conforto na condução da Bandeirante (também na minha opinião melhor que alongar relações pois não sacrifica as marchas de força). Estas foram importantes atualizações que fazem a diferença.
    Minha sugestão é, após fazer as manutenções de toda a mecânica, rode muuuuuuuito com ela assim no original para só depois partir para as atualizações, pois há uma grande diferença entre atualizações, adaptações e modificações.
    Mesmo a LOBA com todas as configurações originais (barra estabilizadora, etc.), na primeira experiência de condução levando-a ao mecânico (na cidade serrana de Friburgo) para as "manutenções de compra", ela estava bem instável nas curvas com movimento de pêndulo bem acentuado (5 amortecedores e 5 ponteiras detonados). Agora tenho ela na mão sem sustos, redondinha, sem nenhum shimming, passarinhada, pêndulo ou qualquer desvio de trajetória nas freadas, e continua com todas as configurações originais e pneus 215/80/R16 (o mais próximo ao original).
    Bjcão
  • 17/03/2015, 11:12
    Edelberto
    Citação:

Postado originalmente por Kraken_DAGG Ver Post
    Edelberto, Bom dia!
    Com relação às lonas de freio, eu tinha um problema que, mesmo estando bem reguladas, eu não sabia para onde o carro puxar (em uma frenagem mais forte), além do fato que, em uma chuva forte, as lonas molhavam e o freio ficava bem "borracho"... cuidado, não se acostume com ele não. ele é meio traiçoeiro... rsrs
    Com relação ao movimento lateral é normal do carro (não sei muito sobre esse sensação do "capotamento frontal") MAS, lembre-se que vc tem um carro de 24 anos... TALVEZ as molas estejam "cansadas" ou até mesmo encontre algumas quebradas. Estou tendo exatamente este problema pq este movimento lateral este grande (apenas o lateral).

Esta seria o quarto item de modificações sugeridas mas não antes dos itens listados pela colega Denise (ponteiras da direção e manual de manutenções básicas)

4) Suspensão
    Verifcar molas, amortecedores e, se for de interesse colocar um Barra Estabilizadora (para diminuir este movimento lateral - trava um pouco a suspensão em trilhas). Tem um tópico especifico aqui sobre isto.. aprendi muito lá.

Mas já é um dinheiro mais forte que vais gastar.... eu estou fazendo exatamente isto agora..(troca de feixes de mola e BE).

Vai com calma nesta cachaça sr... rsrs por enquanto foram listados apenas itens de segurança e proteção....ainda tem MUITO pela frente rsrsr

Hehe o 'capotamento frontal' seria a sensação de que vai freiar, puxar pra um lado e continuar reto rolando..
    Eu fico imaginando o famoso TESTE DO ALCE com a Band!!kkk

Mas a questão do tombamento, tem algo que gostaria de saber se é assim mesmo, e o que daria pra melhorar....
    Nas estradinhas que já andei pegando, qualquer desnível que provoque inclinação lateral me dá a sensação de que por pouco mais, ele vira. Digo, a suspensão parece muito fixa, fazendo o carro inteiro seguir a inclinação do terreno!
    O que acontece pra suspensão trabalhar daquela forma que vejo em fotos/videos, onde a carroceria fica razoavelmente nivelada, mas a suspensão e as rodas estão inclinadíssimas acompanhando as irregularidades??

Citação:

Postado originalmente por hercilio.neto Ver Post
    É a mistura dessas duas coisas.
    Uma parte dessa impressão é devida a posição alta de dirigir, que amplia a sensação de balanço. A outra parte é a consciência de que os veículos off road tem centro de gravidade elevado e portanto não se pode abusar.
    Mas relaxe, logo você logo vai pegar o jeito de conduzir um Bandeirante. O segredo é não ter pressa e aproveitar.

Bah pessoal, vocês me dariam um desconto extra pelo meu cagaço se contasse pra vcs que o carro que eu estava acostumado era meu Honda Civic Si de 230cv que girava até 8400rpm, fazia curvas feito o demônio, a direção super direta, era absolutamente colado no chão e incapotável!!?? Ele só descolava do asfalto pra dar derrapadinhas deliciosas quando entrava mais agressivo, no comportamento dinâmico mais perfeito do mundo! <3

A Band é outro animal, logicamente nem tento comparar!! Mas que dá um medo de que num reflexo os antigos hábitos de condução apareçam e eu capote fazendo uma conversão mais fechada de forma brusca a qualquer 30km/h no centro da cidade, aaahh isso dá!
  • 17/03/2015, 11:34
    Dimasi
    Seus amigos devem estar achando que vc pirou de vez :screwy: E esse deve ser o único adjetivo publicável kkkkk
  • 17/03/2015, 12:04
    Kraken_DAGG
    Eita Edelberto... Vc veio de uma realidade bem diferente rsrs. Apesar de continuar com a sugestão de dar uma olhada para ver se tem alguma mola quebrada, retiro a outra sobre a suspensão. Siga o que o Hercilio comentou se acostumando primeiro com o carro.
    abs
    antonio
  • 17/03/2015, 12:05
    Edelberto
    Citação:

Postado originalmente por Sergio c Ver Post
    Uma opção de pneus boa é o 265/75/16, tem quase a altura de um 33 mas é mais estreito, mais fácil para o dia a dia.
    Qto a estabilidade, band é assim mesmo, mas eu troquei as molas da minha e, além da mola mestra e a sobre mola, cortei as ponteiras e coloquei outra mola fora a fora nos feixes, tipo a dianteira ficou com cinco lâminas da feixe.
    Ficou um pouco mais dura mas aguenta mais porrada e inclina menos em curvas.

Pois é Sergio, é exatamente esta a medida que usa uma Defender 90 que conheço de estacionamento.. Estava reparando nela hoje mais cedo. De fato a medida fica bonita e dá outra imponência para a viatura, e isso sem ter aquele volume dos 33x12.5 Mud, que não acredito que possam prestar numa rodovia..
    Por outro lado penso se não deveria partir para rodas 15, já que parece ter muito mais opções de pneus..

Também me pergunto o benefício de novos pneus A/T, considerando que os meus estão muito novos ainda. Só pelo alongamentinho na relação e o stance mais bonito? Sei lá, gostaria de conselhos sobre isso, mas não sei se seria prioritário..

Citação:

Postado originalmente por Denise Ávila Ver Post
    Oi Edelberto
    A Bandeirante chacoalha mesmo mas a coisa pode estar agravada pela condição dos calços de carroceria, que também é um item importante a se ver até porque costuma enferrujar justamente na junção deles com a lata.
    Quanto ao movimento lateral de pêndulo nas curvas é, como disse o Hercílio, questão do centro de gravidade. Os jipes Bandeirante tem 1.998 mm de altura contra apenas 1.665 mm de largura, sendo apenas 1.415 mm a distância de pneu a pneu. Mas certamente a condição das molas, dos amortecedores e também das ponteiras é determinante.
    Muito disso foi corrigido nos 14B pela barra estabilizadora e, acredito, o amortecedor de direção também faz sua parte. Além destes, a 5ª marcha é outra grande vantagem para o conforto na condução da Bandeirante (também na minha opinião melhor que alongar relações pois não sacrifica as marchas de força). Estas foram importantes atualizações que fazem a diferença.
    Minha sugestão é, após fazer as manutenções de toda a mecânica, rode muuuuuuuito com ela assim no original para só depois partir para as atualizações, pois há uma grande diferença entre atualizações, adaptações e modificações.
    Mesmo a LOBA com todas as configurações originais (barra estabilizadora, etc.), na primeira experiência de condução levando-a ao mecânico (na cidade serrana de Friburgo) para as "manutenções de compra", ela estava bem instável nas curvas com movimento de pêndulo bem acentuado (5 amortecedores e 5 ponteiras detonados). Agora tenho ela na mão sem sustos, redondinha, sem nenhum shimming, passarinhada, pêndulo ou qualquer desvio de trajetória nas freadas, e continua com todas as configurações originais e pneus 215/80/R16 (o mais próximo ao original).
    Bjcão

Bah Denise, show de bola!
    Olha, estou usando exatamente o 215/80R16. Esteticamente parece fino, pequeno, pobrinho, e ainda mantem curta minha relação, além de não transmitir muita capacidade off road. Quando fôr pra trocar, com certeza mudo de medida. Mas por enquanto eles estão ali funcionando perfeitamente, e como não está sobrando grana....

Isso sobre a quinta marcha também é a opinião do meu mecânico. E de fato é o que eu penso. A ponderação seria a complexidade da troca, bem como o valor de um câmbio 5m.. Creio que se fosse algo simples, e a venda do 4m fácil para amortizar os custos, todo mundo iria por aí... Sou cético. Mas sem dúvida seria o ideal!!

Sobre o centro de gravidade e as medidas, nem me fale muito que já dá um frio na barriga e preciso andar nela daqui a pouco!! O negócio acho que é mandar benzer e confiar que se tanta gente anda de Bandeirante, o problema não pode ser tão sério assim..

Boa, obrigado por lembrar de mencionar os calços da carroceria! Ontem estive vendo o que pareciam ser alguns deles. Não eram mais do que umas lonas ou borrachas de uns 10mm de espessura..
    Seria legal se fosse possível melhorar isso. As chacoalhadas dão uma impressão de que vai tudo se quebrar, soltar, desmontar, rachar.. E pelo barulho, não é possível que não provoque mesmo algum desgaste.

Ahh sim, outra coisa que está me complicando é o freio de mão que não existe!! Vi que é crônico, mas por acaso ninguém apareceu com uma solução (deixando de lado o kit freio de mão de 790 reais que vi numa loja)?
  • 17/03/2015, 12:32
    Edelberto
    2 Anexo(s)
    AHhahha De fato, Dimasi! Quando contei a decisão pra um chegado, tinha que ver a cara com que ele me olhou..
    É difícil até pra mim, mas está sendo uma decisão muito mais racional e financeira do que emocional. Afinal eu adoro meu Si. Mas acho que vai chegar a hora.... É caro pra manter, consome uns 5,5km/l na cidade, seguro 3k, ipva outros mil... e desvaloriza né.. daqui uns anos não vale muita coisa.

E a outra opção seria meu Opala, um carro excepcional, que estou finalmente terminando de preparar motor.. Vai ser um carro pra bonito, sem qualquer funcionalidade, duzentos e tantos cavalos, aspiradão.. Mas é completamente inconcebível vender aquele carro agora, esse é tesão demais e é um antigo nível investimento. Então será ele minha opção de carro forte pra colar no banco daqui pra frente.

Mas enquanto não negociar um deles (é, vai ser o Si.. snif snif..) estou bem limitado de grana.

Vejam aí a carinha das crianças!!
Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 2 de 5 PrimeiroPrimeiro Anterior 12345 Próximo ÚltimoÚltimo
Todos horários são GMT -3. Hora atual: 16:05.