Postado originalmente por
Julio Militão
Caros,
Bem, minha experiência:
Refiz meu OM314, turbinei (.42/.63), intercoolei, coloquei LDA (corretor de débito de diesel em função da carga de pressão de sobre alimentação do turbo) e uma hélice de 10 pás. Nunca tive problema de aquecimento, o carro ficou andando bem, e tenho AC! Uso a válvula termostática recomendada para o motor, acho que abre aos 72oC, e não tiro ela por nada! mais recentemente, devido às constantes quebras da hélice, resolvi arriscar com uma ventoinha elétrica de duas velocidades (89oC ela liga e aos 82oC ela desliga), qual foi minha surpresa, funcionou perfeitamente bem. Instalei um termômetro de mercúrio com o sensor ao lado do original. Às vezes, dependendo do pé, a temperatura chega aos 90oC, mas logo baixa. Até onde sei, quando a válvula termostática abre, a água circula pelo radiador e é resfriada. Quando se exige mais do motor, a temperatura vai aumentando e, para não ferver, a ventoinha elétrica é acionada pelo “cebolão” e a temperatura cai se mantendo nos limites indicados para o motor.
Turbinar o carro é uma forma de aumentar a quantidade de ar na combustão, fazendo o mesmo papel do aumento da taxa de compressão do motor e, portanto, a combustão passa a ser mais eficiente, tirando mais calor do combustível, o intercooler ajuda a refrigeração do ar comprimido pela turbina, permitindo que ainda mais ar seja injetado no motor. A pressão de funcionamento da turbina deve ser bem calculada para evitar danos ao motor. Os bons preparadores, para otimizar a instalação, analisam a temperatura dos gases de escape, determinando, assim, a maior pressão que não cause um aumento excessivo na temperatura dos gases, assim, regulam a "boa" pressão da turbina.
Minha opinião de leigo, e me corrijam, por favor: veja se a turbina que estais a instalar tem a aplicação adequada para teu motor, a opinião do companheiro Hercílio é válida, bem como a verificação da válvula termostática, que mesmo nova pode estar travando. Outra coisa que pode acontecer é algum fragmento entupindo os ductos de condução da água no bloco do motor, considerando que trocastes a bomba d'água e de óleo. Como o Zanella citou, o kit da Anhanguera "Turbo TA240.48", se for a .42/.48, ela deve encher cedo e, em rotações mais altas, deve, acredito, estrangular o motor e, como este ainda está amaciando, vai esquentar mesmo. O companheiro Titanium disse tudo!
Mas tudo isso é opinião de leigo.
Abraço a todos.