ate o final da produçao a roda livre era um acessorio...
Versão Imprimível
Posso afirmar aqui, 89 foi um ano de transição. A minha é 1989, nunca teve outro dono. Veio com farol quadrado e motor OM314. Ou seja uma das primeiras com farol quadrado, e uma das últimas com o 314. Então este motor não é sinônimo de farol redondo.
Acompanhando.
Alguém me disse, tempos atrás, que o ano de 1989 teve uma das maiores 'tiragens' de Bandeirante pela Toyota; eu sei de um monte, o meu inclusive. Aliás o meu Bandeirante, que de original hoje só tem o chassi, lataria e eixo dianteiro, tem uma característica estética única.
Eu queria a moldura do radiador mais antiga, arredondada, e para isso teria que trocar a frente inteira porque a moldura do antigo não encaixa na frente dos anos posteriores; a bitola dos faróis é diferente, a furação dos parafusos ídem, enfim não dá apenas para plugar. Depois de muito procurar uma frente inteira e só achar lixo, decidi adaptar a moldura e deu certo. Comprei duas molduras antigas zero bala, e um ótimo lanterneiro (funileiro pra galera de Sampa) fez uma obra de arte que encaixa perfeitamente na frente do '89. Ele desmontou as duas molduras, soldou as peças na bitola certa e ainda soldou uma saia em toda a extensão da peça dentro e fora, inclusive na circunferência dos faróis e ficou nota 10, o acabamento parece de fábrica.
Claro que ninguém percebe batendo o olho, mas eu sei que não existe nenhum Bandeirante com aquela bitola de faróis nem com a grelha inferior e com a moldura mais antiga redonda. Na verdade isso aconteceu simplesmente porque eu não achei toda a frente antiga, e acabou sendo uma benção às escondidas.
Francisco, soa um pouco estranho em diversas regiões do país o pessoal que conserta lataria de veículos. Além do que você mencionou, funileiro e lanterneiro, aqui no sul é chamado de chapeador, que vem da chapeação de veículos.
Na Fenajeep tive oportunidade de visitar o stand da Fiber4x4 e conhecer a carroceria de fibra.
Fiquei com uma ótima impressão sobre o acabamento e resistência das peças.
Também tive o prazer de encontrar os amigos Sony, Drago, Diogo e Felippe Tounda.
Drago nos explicou que a grade redonda que é oferecida pela Fiber4x4 foi obtida por molde de uma grade da FJ40 importada por ele para atender à sua encomenda.
A grade da FJ40 tem leve diferença daquela que equipou o Bandeirante.
Anexo 529631 Anexo 529632
Eu acho a nossa frente antiga mais interessante, não tem aquela parte superior mais larga do FJ, que eu acho que pesa esteticamente, ela toda da mesma largura é mais elegante para meu gosto.
Gostaria de ver uma foto da frente que a Fiber4x4 fabrica. Outra coisa interessante é que os FJ40 vinham de fábrica com o teto em fibra de vidro. Pergunta: a Fibercar e a Fiber4x4 são duas empresas, ou a primeira mudou de nome? Acabei de conferir que o antigo site Fibercar.com.br não existe mais.
Pos é, no fim chapeador faz mais sentido. Um concerta 'lanterna' o outro 'funil' o chapeador concerta qualquer coisa que tenha chapa (inclusive lanterna e funil). Meu irmão, carioca, mudou-se para SP e teve um problema com o cano do banheiro e procurou semanas por um bombeiro (que no Rio é abreviação para bombeiro hidráulico) e todos achavam estranhíssimo, depois ele descobriu que é encanador ! -"Meu, não tem nada pegando fogo na sua casa, pra que um 'bombeiro'?
Hercílio, você sabe informar se a qualidade da Fiber4x4 é superior a FiberCar? Eu ando enamorado da idéia de trocar meu teto por um de fibra. Cansei daquela calha enferrujando, e meu teto já pegou muita solda e foi 'chapeado' demais. Certa vez o capô abriu a 80km/h, um susto que eu não desejo pra ninguém; a porrada foi tão forte que não só amassou a ponta do capô para trás como achatou aquela aba em cima do para-brisas para baixo.
Abraço;
Chico