Olá pessoal, fiquei bastante tempo sem retornar aqui ao fórum.... quase que vendi a band ano passado com objetivo de montar um negócio novo mas já me curei desta alucinação.
Vamos voltar ao assunto do tópico, acho que já comentei isso por aqui antes.
Na época em que fazia trilhas comecei a reparar que a Band tem um desequilíbrio de peso, principalmente a curta, com a traseira muito leve. Das vezes que ia para trilha com dois passageiros no banco de atrás mais os equipamentos, a band ficava mais estável na trilha, os pneus traseiros davam muito mais tração. As vezes numa laminha leve (mas daquelas bem escorregadias), numa subida, mesmo com pneu mud, o eixo traseiro girava livre demais, era só alguém subir no parachoque traseiro e dar uns pulos forçando a suspensão pra cima e para baixo que o pneu começava a ganhar tração e parava de patinar.
Dá vez que viajei para Bonito, rodei com a band com mais 3 passageiros e bagagem para 10 dias. Mesmo com pressão no pneu que considero alta (26psi na traseira e 29psi na dianteira, pneus 31 mud), ela rodou muito mais macia nestes dias que andei com ela carregada. No dia-a-dia rodo sozinho e as vezes com a patroa, aí acabo baixando a pressão da dianteira para 26 e a traseira para 22psi) e mesmo assim sinto ela quicando bastante, vejo que essa diminuição de pressão não chega a dar o mesmo efeito do aumento de carga carregado.
Bom, a ideia do tópico na verdade é tentar chegar a uma conclusão se esse efeito é real mesmo ou se é viajação minha.
Alguém mais já observou isso? Talvez alguém que já tenha dirigido a caminhonete vs. curta, ou a longa vs. curta. Sei que existe a diferença entre os feixes de mola seja devido ao ano de fabricação, ao modelo mesmo (as caminhonetes provavelmente tinha feixe mais rígido na traseira), e tb devido as modificações que são comuns no mundo da band, mas talvez o efeito da carga maior na traseira sobreponha essas outras variáveis.
Sei que é comum fazer isso em caminhonetes mais leves (mesmo que tenham tração dianteira), para dar mais estabilidade on-road. Será que alguém teria a paciência de fazer esse teste e colocar carga na traseira da band e sentir a diferença?
E como fazer esse teste na band curta? Para o teste eu poderia até remover os bancos da minha e colocar ali uma carga e rodar durante alguns dias. Mas e depois? Como criar a solução definitiva, onde colocaria este lastro? Ainda de forma que fosse removível para o caso de fazer uma viagem longa esporadicamente (1 vez/ano) com mais passageiros, sem a necessidade de lastro.
Acho que essa solução pode ser muito positiva para o conforto, e não acredito que o desgaste do conjunto seja prejudicado, pois estamos falando num peso da ordem de 200, 300 até talvez uns 500kg, mas isso para a band não é nada. Um carro de passeio com 5 passageiros e bagagem já pesam seus 400~500kg, as bands que servem pro trabalho de carga mesmo carregam sem muito esforço 1 tonelada e rodam anos a fio fazendo isso. Algumas já foram vistas por aí com mais de 1,5toneladas.
Já prolonguei demais o tópico, só queria tentar manter neste tema (+ carga = + conforto), sem desviar para as outras soluções existentes para aumentar o conforto da band já discutidas em outros tópicos (calços topkits, bancos mais confortáveis, amortecedores rancho, feixes de molas personalizados, etc.