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Convex Datacenter
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  • #13
    Usuário Avatar de rbata
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    Agora vc me pegou....rs Eu sou engenheiro.

    Digamos que neste caso a teoria é mais fácil do que a prática. Mesmo que eu calcule o módulo de elasticidade das molas (tem um programinha de excel que calcula, ver leaf spring: Springs). Como eu vou solicitar ao fabricante que ele me faça uma mola especial (nas dimensões que encaixem na band), com as características que eu preciso. Não sei não... Se fosse nos EUA... lá existem molas especiais para as FJ40 de mais de um fabricante, molas para lift, molas para carga, molas para qualquer coisa. Inviável de importar ou de trazer na bagagem....rs

    Sem contar que o tiro pode sair pela culatra. Sendo engenheiro, tenho a humildade de reconhecer que essa não é a minha área de atuação (automobilística), nem perco meu tempo tentando calcular. Existem certos conhecimentos que só se adquire com anos de experiência na área, não tem fórmula, software ou qualquer outra coisa que substitua estes anos de experiência vendo problemas e soluções naquela área específica (suspensão, fabricação de molas).

    Acho que o saco de areia, tanque de água ou lastros de aço são recursos mais "pé no chão". Trabalhando dentro da capacidade de carga da band curta (420kg), e não colocando peso em excesso que prejudique o centro de gravidade, não vejo nada que afete a dinâmica/dirigibilidade da band.

    De qualquer forma acho válida a discussão sobre as molas da band.... quem sabe temos um especialista aqui no fórum.
    Rafael (bata)
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  • #14
    Usuário Avatar de rbata
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    Rafael (bata)
    BAND 94 "Estorvão"
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  • #15
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    auehauhe se vc q eh engenheiro pensa assim ... bom aí f.... ehhehehe

  • #16
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    Também sou engenheiro e já gastei neurônio nessas idéias de mudança de feixe, mola helicoidal ou mesmo algum sistema a ar, mas penso que suspensão, direção e freio não se pode abusar... são itens de segurança e uma falha pode custar caro...
    Tremedera - Band Curta 86

  • #17
    Usuário Avatar de Carlo Pecca
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    Bom, chegando de férias: eu tenho uma Band/90, curta, pneus 215x80x16-70/30(Asfalto/Terra), coloquei um tanque de 80 litros no lugar do estepe. Continuo com o original de 45L embaixo do banco do carona e faço permuta entre tanques. Na cidade utilizo o de 45l e quando viajo, puxo um trailer de 700Kg, utilizo os dois tanques. Realmente com o tanque traseiro estando com uns 30l e utilizando o outro, melhora muito a estabilidade bem como o molejo. Puxando o trailer as condições são outras, mas posso afirmar, um pouco de peso na traseira fica bem melhor e a ideia da camara com areia é bem mais pratico e menor custo.

  • #18
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    Agradeço o relato Carlo! Um tanque de combustível adicional acho que é a solução mais útil para Band. Pra mim é um pouco difícil porque o escape novo da minha passa bem ali nessa região, sai bem pelo centro traseiro da band.

    Já reboquei muito jipe (wrangler, troller, cherokee, gaiola...rs)... nessas horas nem presto muita atenção no conforto...rs
    Rafael (bata)
    BAND 94 "Estorvão"
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  • #19
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    Citação Postado originalmente por rbata Ver Post
    Agradeço o relato Carlo! Um tanque de combustível adicional acho que é a solução mais útil para Band. Pra mim é um pouco difícil porque o escape novo da minha passa bem ali nessa região, sai bem pelo centro traseiro da band.

    Já reboquei muito jipe (wrangler, troller, cherokee, gaiola...rs)... nessas horas nem presto muita atenção no conforto...rs
    o tanque extra tem que ter divisoes internas, senão ao invez de estabilidade vai ter instabilidade.
    Toyota Bandeirante 83 Zen
    Frontier 17/18LE, ex-Frontier 09/10LE ex-Frontier 13/14SL

  • #20
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    O tanque original será que tem esses quebra ondas??

    O meu já é o de plástico... tb não sei se tem esse recurso.

    Mas depois do que já vi a band fazer em trilha....rs Sempre carrego umas duas jamantas na trilha que pesam entre 80 e 100kg. Sabe como é amigo pentelho.... acha que está andando na montanha russa, fazem dessas coisas, alguns não tem noção do perigo.
    Rafael (bata)
    BAND 94 "Estorvão"
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  • #21
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    Citação Postado originalmente por rbata Ver Post
    O tanque original será que tem esses quebra ondas??

    O meu já é o de plástico... tb não sei se tem esse recurso.

    Mas depois do que já vi a band fazer em trilha....rs Sempre carrego umas duas jamantas na trilha que pesam entre 80 e 100kg. Sabe como é amigo pentelho.... acha que está andando na montanha russa, fazem dessas coisas, alguns não tem noção do perigo.
    Rafael,

    Recentemente troquei o tanque original pelo da CLA e ambos não possuem quebra ondas...

    Abraço
    Band 73 Jipe Curto
    OM 314 Turbo, 4 Marchas Sincro., Freio a Disco, Eixo Flutuante.

  • #22
    Usuário Avatar de titanium
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    Amigos, tem situações que Menos é Mais!
    A robustez da Band vem justamente do fato de ela ter um projeto simples E Confiável.

    Parece meio esquisito pensar na ideia do "saco de areia", mas é uma ideia utilizada há muitos e muitos anos por quem tem pickup!!!

    Só quem tem pickup sabe quão horrível é andar com a caçamba vazia!! O carro fica sem estabilidade e com a traseira extremamente leve!! Qualquer encostadinha no freio na curva, é bundinha dançando na horaa!!!

    É uma solução tão antiga e utilizada que já tem até produto sendo vendido!
    rsrsrs

    Olhem aí no link:
    Saco De Areia Para Caçamba Melhora A Estabilidade Da Pick Up - R$ 109,90 no MercadoLivre

    Abraços
    --
    Viajar é bom e necessário!

  • #23
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    Citação Postado originalmente por titanium Ver Post
    Amigos, tem situações que Menos é Mais!
    A robustez da Band vem justamente do fato de ela ter um projeto simples E Confiável.

    Parece meio esquisito pensar na ideia do "saco de areia", mas é uma ideia utilizada há muitos e muitos anos por quem tem pickup!!!

    Só quem tem pickup sabe quão horrível é andar com a caçamba vazia!! O carro fica sem estabilidade e com a traseira extremamente leve!! Qualquer encostadinha no freio na curva, é bundinha dançando na horaa!!!

    É uma solução tão antiga e utilizada que já tem até produto sendo vendido!
    rsrsrs

    Olhem aí no link:
    Saco De Areia Para Caçamba Melhora A Estabilidade Da Pick Up - R$ 109,90 no MercadoLivre

    Abraços

    Olá Titanium
    Concordo 100% com o que você disse. Também andava com um saco de areia na caçamba da minha CD.
    Depois mandei fazer uma capota de fibra de vidro mais reforçada para substituir a areia (com mais ferragens e fibra) e a partir daí pude andar menos preocupado com as saídas de traseira !!!
    Abraço
    Alvaro Angelo

  • #24
    Equipe de Apoio Avatar de hercilio.neto
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    Citação Postado originalmente por Carlo Pecca Ver Post
    Bom, chegando de férias:
    Pecca,
    Aposentado e de férias?
    Isso é que é levar a vida... kkk

    Tô chegando lá. Mais 3 anos.
    HERCÍLIO NETO (Uncle Stan)
    トヨタ Bandeirante 93 Imortal - OM364 Turbo - 5M
    ATÉ MAIS DO QUE AQUILO QUE SIMPLIFICA, PREFIRO O QUE JÁ É SIMPLES

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