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  • #1
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    Ar na bomba, ou problema na bomba! Por favor me ajudem!!




    Boa noite galera! Mais uma vez venho pedir ajuda aos amigos veteranos e conhecedores da mecânica MB 608/314.Como havia relatado anteriormente em outros posts sobre minha band 88,houve o mesmo problema anteriormente de corte de combustível,aí troquei o tanque mangueiras ,boia etc....,minha band para como tivesse acabado o combust. e tenho andado de tanque cheio,meu macânico não sabe oquê é,e eu menos ainda ,não achei vazamento,aí fico punhetando aquela valvula até cansar,abro parafuso fecho parafuso,é foda,enfim alguém pode me ajudar! Muito obrigado!!!!!

  • #2
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    Já me aconteceu isso nos dois jipes.
    No primeiro era o tanque que estava esfarelando por dentro e entupia a mangueira.
    No segundo era o filtro que estava sujo e não dava conta quando era exigido um fluxo maior de diesel.
    Pode ser que no seu caso esteja acontecendo uma dessas duas coisas, ou até mesmo as duas.
    HERCÍLIO NETO (Uncle Stan)
    トヨタ Bandeirante 93 Imortal - OM364 Turbo - 5M
    ATÉ MAIS DO QUE AQUILO QUE SIMPLIFICA, PREFIRO O QUE JÁ É SIMPLES

  • #3
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    Correto, mas como eu relatei ,após o 1º acontecimento eu troquei o tanque e as mangueiras , ofiltro realmente foi trocado antes da troca do tanque novo, e as mangueiras são aquelas próprias de combustível que é de um material " tipo um plático ,sei lá" ,Vou dar uma olhado nas filtros e posto os resultados .Abraços e obrigado!!!!!!!!
    Citação Postado originalmente por hercilio.neto Ver Post
    Já me aconteceu isso nos dois jipes.
    No primeiro era o tanque que estava esfarelando por dentro e entupia a mangueira.
    No segundo era o filtro que estava sujo e não dava conta quando era exigido um fluxo maior de diesel.
    Pode ser que no seu caso esteja acontecendo uma dessas duas coisas, ou até mesmo as duas.

  • #4
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    Claudio, trocou a mangueira do tanque até o motor?
    Pra saber se o problema é do tanque ao motor ou bomba de transferência, coloque um galão de 20litros de combustível ligado direto na bomba de transferência, se der o problema novamente pode trocar a bomba de transferência que provavelmente pode ser ela.Se não der é no tanque/mangueiras/pescador, etc...
    Já tive dois casos semelhantes na oficina e um deles foi provocado pela junta da boia de combustível que é de cortiça. Existem dois tipos dessa junta, uma que não tem resistência nenhuma e se esfarela em pouco tempo entupindo a mangueira que leva o combustível ao motor.
    Fazer um diagnóstico preciso só com esses dados que você relatou fica complicado mas começa por aí e vamos eliminado os possíveis causadores do problema.

    abraço
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  • #5
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    Roger ,troquei o tanque por um de plático da TRAÇÃo Mania e as mangueras,como relatei ao Hercílio, vou dar uma olhada nos filtros.OBS: Se eu esvaziar o tanque consigo ver o pescado?Engraçado que normalmete acontece qdo rodo em torno de uns 50km.Muito obrigado!!!
    Citação Postado originalmente por Roger Nunes Ver Post
    Claudio, trocou a mangueira do tanque até o motor?
    Pra saber se o problema é do tanque ao motor ou bomba de transferência, coloque um galão de 20litros de combustível ligado direto na bomba de transferência, se der o problema novamente pode trocar a bomba de transferência que provavelmente pode ser ela.Se não der é no tanque/mangueiras/pescador, etc...
    Já tive dois casos semelhantes na oficina e um deles foi provocado pela junta da boia de combustível que é de cortiça. Existem dois tipos dessa junta, uma que não tem resistência nenhuma e se esfarela em pouco tempo entupindo a mangueira que leva o combustível ao motor.
    Fazer um diagnóstico preciso só com esses dados que você relatou fica complicado mas começa por aí e vamos eliminado os possíveis causadores do problema.

    abraço

  • #6
    Equipe de Apoio Avatar de hercilio.neto
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    Citação Postado originalmente por claudio gallo Ver Post
    Roger ,troquei o tanque por um de plático da TRAÇÃo Mania e as mangueras,como relatei ao Hercílio, vou dar uma olhada nos filtros.OBS: Se eu esvaziar o tanque consigo ver o pescado?Engraçado que normalmete acontece qdo rodo em torno de uns 50km.Muito obrigado!!!
    Acontecia assim:
    Quando estava em uma subida longa e acelerava, o motor começava a falhar e morria. Então eu ficava com a falsa impressão de que o pescador pegava ar porque o diesel movia-se no tanque. Mas não era isso. Os copos do filtro se esvaziavam e não eram supridos porque os filtros (aqueles de feltro) estavam muito sujos e não davam vazão.
    HERCÍLIO NETO (Uncle Stan)
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  • #7
    Usuário Avatar de Sergioporto
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    Olha tambem a mangueirinha do retorno que é ligada na traseira do cabeçote .Se ela furar ou estiver frouxo nao vaza óleo mas dá entrada de ar.
    Band 92 , a branquela! Direçao,turbo,intercoler,5 marchas, guincho biselli,33x12,5, flutuante,disco nas quatro,Freio àr,train horn.

  • #8
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    [QUOTE=Sergioporto;1954214]Olha tambem a mangueirinha do retorno que é ligada na traseira do cabeçote .Se ela furar ou estiver frouxo nao vaza óleo mas dá entrada de ar.[/QUOT
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  • #9
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    Farei isso!!Obrigado!!
    Citação Postado originalmente por Sergioporto Ver Post
    Olha tambem a mangueirinha do retorno que é ligada na traseira do cabeçote .Se ela furar ou estiver frouxo nao vaza óleo mas dá entrada de ar.

  • #10
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    Esclarecendo alguns conceitos:

    Entrada ar só acontece na linha de alimentação tanque/bomba de transferência onde a pressão é negativa(vácuo).
    Na linha de retorno não possibilidade de entrada de ar já que a pressão é positiva.
    Existe uma válvula que mantém uma quantidade de óleo na bomba para que este não flua da bomba para o tanque deixando-a sempre pronta para partida. Quando existe algum problema nessa válvula o motor não funciona depois de muitas horas parado, principalmente pela manhã mas depois de funcionar fica normal.
    Em alguns sistemas, a mangueira de retorno frouxa ou furada faz com que o combustível da linha volte todo para o tanque deixando a bomba vazia fazendo com que tenha dificuldade de partida mas não apaga o motor depois de entrar em funcionando.
    Esse esquema é bem semelhante ao circuito de alimentação usado nas band, mercedez benz, etc.
    É bem provável que o problema do Cláudio seja bomba de transferência mas vamos aguardar o desenrolar da estória!
    Ar na bomba, ou problema na bomba! Por favor me ajudem!! Arquivos Anexos

  • #11
    Usuário Avatar de Sergioporto
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    Citação Postado originalmente por Roger Nunes Ver Post
    Esclarecendo alguns conceitos:

    Entrada ar só acontece na linha de alimentação tanque/bomba de transferência onde a pressão é negativa(vácuo).
    Na linha de retorno não possibilidade de entrada de ar já que a pressão é positiva.
    Existe uma válvula que mantém uma quantidade de óleo na bomba para que este não flua da bomba para o tanque deixando-a sempre pronta para partida. Quando existe algum problema nessa válvula o motor não funciona depois de muitas horas parado, principalmente pela manhã mas depois de funcionar fica normal.
    Em alguns sistemas, a mangueira de retorno frouxa ou furada faz com que o combustível da linha volte todo para o tanque deixando a bomba vazia fazendo com que tenha dificuldade de partida mas não apaga o motor depois de entrar em funcionando.
    Esse esquema é bem semelhante ao circuito de alimentação usado nas band, mercedez benz, etc.
    É bem provável que o problema do Cláudio seja bomba de transferência mas vamos aguardar o desenrolar da estória!
    Amigo,existe sim a possibilidade de entrar ar pela mangueira de retorno onde conecta no cabeçote !!Se voce nunca teve este problema,eu já tive na minha Toy!!
    No ponto que eu explico é muito perto da bomba auxiliar entao há sucçao naquele ponto!!ESTÁ ANTES DA BOMBA AUXILIAR nao após onde pressao é positiva !!!
    Existe válvula sim, mas é na bomba auxiliar,aliás sao duas e na bomba injetora nao há valvula de retençao.Existe válvula de retençao no retorno em alguns motores MB.
    Se mangueira de retorno estiver frouxo ou furada NAO deixará bi vazia pois sao linhas independentes!!E entrada de retorno no tanque é do meio para cima dotanque e nunca na parte inferior.Entao poderá haver vazamento de diesel se óleo do tanque estiver entre estas duas medidas.
    Procurando ajudar e com razao.
    Abs
    Band 92 , a branquela! Direçao,turbo,intercoler,5 marchas, guincho biselli,33x12,5, flutuante,disco nas quatro,Freio àr,train horn.

  • #12
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    Obrigado Roger pedi para o mec. dar uma olhada naquela junta com a bomba manual ,ainda naõ está pronta mas darei notícias a todos.Desde já muito obrigado a todos que estão me ajudando !!!Abraços !!

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