Comparar o MWM 2.8 TURBO INTERCOOLER com o 14b aspirado não rola...
Agora experimenta colocar um 14b TURBO INTERCOOLER ao lado do 2.8 TDI, 14b massacra ele!
Versão Imprimível
Éé Sergio.........
Perguntei já imaginando que eram turbinados...
Poxa, meu caro..... comparar um motor Turbo com um Maçarico é meio complicado né!? rsrsrs
Se você argumentar que o custo de manutenção de um MWM 2.8 é menor que um 14b aí eu até posso concordar.
Mas o custo de instalação talvez não compense (custo de migrar pra um, caso você já tenha um 14b)...
Vale a pena retificar, turbinar e intercoolar!
Se for usar a relação (C&P) original, coloca a K16 do 815 (tem a especificação dela em algum topico de turbo discutido recentemente) que fica SHOOOWWW!!
Aí para comparar, só com um 6cc MWM... realmente aí ele ganha! hehehee... mas também não sei se compensa o custo de adaptação se você já tiver um 14b.
Abração!
Eu gosto muito desse motor da MWM, acho um motor simples e muito forte. Mas conseguir uns 160cv de um 14b não é nenhum bicho de 7 cabeças.
Sem mencionar os custos de adaptação, o uso do MWM 2.8 na band assim como qualquer outro motor não original é algo q só vale a pena para projetos mais radicais, pois diferentemente dos Willys, F75, etc a band tem um excelente conjunto mecânico, bastando apenas uma turbina na maioria das vezes.
Existem várias versões de 14B
http://www.4x4brasil.com.br/forum/at...ca__es_14b.jpg
Toyota B engine - Wikipedia, the free encyclopedia
98 hp (72 kW) @3400rpm 177 lb·fts (240N·m) @ 1800 rpm.
[]'s
Oi Pessoal!
Quando estava para comprar minha LOBA (14B 96) fiz uma pesquisa a este respeito. O que pude apurar foi:
Os primeiros 14B são a FASE II (talvez até 95 pois a minha já é FASE III) e, a partir daí, vieram os da FASE III com redução dos níveis de emissão de fumaça para atender à resolução do CONAMA. Em 2000/2001, ainda na FASE III, os 14B foram produzidos pela MWM passando a se chamar MWM 14BR.
Principais diferenças:
FASE II
potência máxima: 102 cv a 3.700 rpm
torque máximo: 25,5 m kgf a 2.000 rpm
nº da válvula injetora: 22100-5C300
rotação marcha lenta (rpm): 650+/-50
rotação máxima (rpm): 4100
índice de fumaça: 2,07 (até 350 m altitude) e 3,10 (acima de 350 m)
FASE III (motor Toyota - não sei se o mesmo se aplica para o MWM)
potência máxima: 96 cv a 3.700 rpm
torque máximo: 24,4 m kgf a 2.200 rpm
nº da válvula injetora: 22100-5C370
rotação marcha lenta (rpm): 800+/-50
rotação máxima (rpm): 4150
índice de fumaça: 1,28 (até 350 m altitude) e 1,92 (acima de 350 m)
A forma de identificá-los e pelo 7º dígito da numeração do motor
FASE II: nº 0
Bjcas
No anexo abaixo a MWM informa que fez apenas a montagem do 14B no Brasil em parceria com a Toyota.
[]'s
Oi Elmer!
Obrigada pela correção. O que gera confusão é o fato de haver, neste motores, uma plaquetinha com as inscrições MWM (li isto em algum post por aqui)
Muito bom mesmo a divulgação deste informativo, principalmente para o fator manutenção.
Abraços, Denise
Boa noite a todos,
Combinei hoje o mecânico para trocar as pastilhas de freio a minha Band 14b e ao chegar na oficina o motor fez uma barulhada e perdeu força.
Tiramos o carter para examinar se a biela partiu e tudo OK. Posteriormente abriu a tampa onde ficam as engrenagens de distribuição e imediatamente a engrenagem de sincronismo e outras estavam com alguns dentes quebrados.
Tenho que substituir e aonde posso compra-las e o que pode ter acontecido dos dentes terem quebrado.
Agradeço as dicas e comentários.
Obrigado- Leonelo.